Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

O que é transformação digital e quais são suas tecnologias?

Você sabe o que é transformação digital? Nos últimos anos, a evolução da tecnologia criou um cenário totalmente diferente do que foi gerado pelas mudanças que normalmente víamos com a evolução da TI. Tendências como a Internet das Coisas elevaram a digitalização do ambiente corporativo a um nível nunca antes visto.

Para quem trabalha com a gestão de negócios, conhecer o que é a transformação digital e como ela impactará nas suas operações é algo crítico e essencial. Afinal, isso permite preparar a empresa para o futuro com mais facilidade e evita a perda de competitividade da companhia. Continue a leitura e saiba mais sobre as tecnologias dessa novidade!

O que é transformação digital?

A transformação digital é uma nova etapa do uso de tecnologia no ambiente corporativo. Ela é representada pelo maior uso de TI no dia a dia dos negócios, assim como a maior circulação de dados em meios digitais. Como consequência, pessoas passaram a trabalhar com mais integração e flexibilidade.

São algumas das características da transformação digital:

  • fluxos de trabalho automatizados;
  • maior uso de dados para tomar decisões;
  • aumento da previsibilidade em rotinas e no planejamento;
  • redução de custos;
  • ganho de maior agilidade operacional;
  • maior colaboração entre equipes.

Quais são as principais tecnologias da transformação digital?

A transformação digital conta com um conjunto de novas tecnologias. Seu uso é fundamental para maximizar o número de dados no ambiente corporativo e evitar que profissionais percam competitividade. Veja algumas dessas tecnologias a seguir!

Inteligência artificial

A inteligência artificial é fundamental para melhorar os níveis de automação no ambiente corporativo. Com a IA, equipamentos se tornam mais inteligentes e adaptados a vários cenários. Assim, os times podem focar na entrega de resultados e evitar falhas comuns em seus processos.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas tem um papel fundamental na transformação digital. Ela serve para automatizar processos e aumentar o número de dados disponíveis para o negócio. Desse modo, a empresa consegue tomar decisões mais inteligentes, reduzir custos e melhorar a sua produtividade.

Blockchain

O blockchain é uma forma mais robusta e flexível de lidar com a necessidade de armazenar e compartilhar dados. Derivada do Bitcoin, essa tecnologia dá mais integridade para processos que passem pelo compartilhamento de informações. Dessa maneira, mais rotinas podem ser digitalizadas sem comprometer a confiabilidade da companhia.

Realidade virtual

A realidade virtual auxiliará empresas a projetarem produtos e a realizarem vendas. Os equipamentos de VR ampliam a imersão do uso de tecnologias e melhoram o fluxo de trabalho de profissionais. Assim, os produtos podem ser apresentados de formas mais inovadoras e alinhadas com o seu estado quando prontos.

Como essas tecnologias mudarão as indústrias?

A indústria é uma área que terá grandes mudanças com a transformação digital. Todas as tecnologias acima listadas serão utilizadas para criar um ambiente de trabalho com alta inovação e produtividade. Da criação de novas mercadorias aos processos de manutenção, tudo ganhará performance e qualidade.

A Internet das Coisas, por exemplo, será capaz de otimizar rotinas de manutenção e gestão de ferramentas. Sensores coletarão dados continuamente para que o gestor possa identificar problemas e evitar falhas.

Por serem enviados via blockchain, a integridade dos dados será mantida mesmo em cenários complexos. Com isso, ferramentas de IA identificarão a melhor decisão a ser tomada em qualquer cenário. Isso gera um ambiente em que a infraestrutura está sempre alinhada com as demandas existentes.

Diante desses fatores, saber o que é transformação digital virou algo muito importante para qualquer negócio. O investimento nas tecnologias dessa tendência permitirá à companhia aumentar o seu nível de produtividade e inovação, mantendo-se alinhada às demandas do mercado e sempre à frente dos seus concorrentes.

Quer saber como investir em novas tecnologias e ter maior controle sobre os seus dados? Então entre em contato com a gente!