Gestão de desempenho automatizada: o que é e quais as vantagens?

Confira esse checklist para selecionar fornecedores melhores para sua empresa!
11 de setembro de 2018
alavancar vendas
7 estratégias de captação de clientes para alavancar vendas
2 de outubro de 2018
gestão empresarial

Imagine que você, gestor de um negócio, possa acompanhar tudo o que ocorre dos portões da empresa para dentro, controlar a produtividade dos funcionários e até receber lembretes de obrigações fiscais ou avisos para realizar compras para manutenção do estoque. É exatamente isso que a gestão de desempenho automatizada pode proporcionar.

Por isso, o artigo de hoje mostrará como esse processo pode revolucionar a forma como você gerencia a sua empresa. Mostraremos o conceito desse processo, sua importância e funcionamento. Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é a gestão de desempenho automatizada?

A gestão de desempenho automatizada é um processo realizado no âmbito empresarial, que visa analisar os resultados produzidos pelos colaboradores, bem como avaliar outros setores da empresa, como: estoque, produção, vendas, etc. Tudo isso de forma automática e rápida.

A diferença desse modelo para o tradicional, em que são realizadas avaliações periódicas, é que, neste último caso, as verificações até proporcionam uma boa visão sobre os processos da empresa, entretanto, não é possível constatar erros e gargalos imediatamente.

Isso ocorre porque a avaliação de desempenho é realizada em uma data fixada, que pode ser posterior ao início de determinada situação causadora de resultados ruins. Com a gestão de automática desse processo, a situação muda completamente.

Ela é capaz de fornecer dados em tempo real para a gestão da empresa, tanto com relação ao trabalho dos seus colaboradores quanto aos procedimentos realizados, integração entre departamentos e gestão de estoque.

Como esse processo funciona?

A gestão de desempenho automatizada funciona por meio de um sistema que permite ao gestor analisar todos os pontos da empresa em tempo real. Para entender melhor essa questão, vamos ver como ela ocorreria na prática.

Suponhamos que você queira saber como anda o desempenho da equipe fiscal, se todas as notas estão sendo inseridas no ERP dentro do prazo estipulado, se o cadastro e fidelização de clientes está sendo realizado ou, simplesmente, consultar as notas fiscais emitidas pelo colaborador para conferir as questões legais.

Você pode fazer tudo isso com apenas alguns cliques, se puder contar com uma gestão de desempenho automatizada. Assim, será possível encontrar falhas quase que instantaneamente. Com isso, você evita que qualquer engano ou erro dentro de sua empresa possa prejudicar as vendas ou o perfeito funcionamento da administração do negócio.

Qual é a importância da gestão de desempenho automatizada?

Atualmente, os gestores acabam dedicando muito tempo à gestão de desempenho dos departamentos da empresa. Isso, de fato, precisa ser feito. Afinal, o proprietário precisa verificar os pontos falhos ou oportunidades de melhoria.

Entretanto, com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias, essa tarefa passou a ficar mais difícil, tendo em vista que algumas operações complexas passaram a ser realizadas por ERPs e os colaboradores deixaram de tomar muitas ações.

Com isso, o gestor, que deveria focar em outras atividades de extrema importância dentro de uma empresa, acaba dedicando mais tempo que o ideal para as tarefas de análise e gestão de desempenho do negócio.

Com a gestão de desempenho automatizada esse problema foi reduzido, pois todos os dados e informações são repassados ao gestor em apenas alguns minutos e com pouquíssimos cliques.

O que antes dependia de reuniões com equipes responsáveis por setores passou a ser feito apenas por uma pessoa, que tem acesso a todos os procedimentos realizados.

É o milagre da tecnologia, mais uma vez, contribuindo para melhorar a gestão empresarial. Com isso, o gestor poderá dedicar mais tempo a atividades como, negociação com clientes e fornecedores, relacionamento com a equipe, desenvolvimento de novas estratégias de vendas e outras tarefas inerentes à sua atividade.

Tudo isso, com a tranquilidade e a certeza de que todo o desempenho da empresa está sendo gerido por um sistema tecnológico capaz de fornecer informações detalhadas e precisas assim que forem solicitadas.

Quais são as áreas que podem ser acompanhadas?

As áreas que podem ser acompanhadas são muito variadas. Isso depende da necessidade que a empresa tem. Por exemplo, pode-se avaliar o estoque: verificar produtos que estão próximos de acabar, analisar o volume de vendas de cada um deles ou montar uma estratégia de compra exclusiva, por exemplo.

Também é possível verificar o desempenho dos colaboradores de áreas específicas, como: fiscal, que já mencionamos, vendas, recursos humanos, financeiro e administrativo. As possibilidades são inúmeras e as vantagens que podem ser proporcionadas são incalculáveis.

Em vez de realizar uma reunião de apresentação de resultados com os colaboradores de determinado setor, você pode reunir informações detalhadas e individualizadas por funcionário e verificar aqueles que precisam ser trabalhados para melhorar o seu desempenho.

Isso evita o constrangimento que muitos colaboradores acabam passando nesse tipo de reunião — quando não conseguem atingir as metas ou têm um resultado aquém do que era esperado pela empresa.

Além disso, o trato individual com colaboradores tende a dar mais resultado que as orientações genéricas que são dadas às grandes equipes que, em sua maioria, têm problemas distintos e questões diferentes para serem resolvidas.

Qual a ferramenta necessária para implementar esse processo?

Você deve estar se perguntando: como todo esse processo pode ser realizado? Obviamente, você precisará de uma ferramenta específica e que foi desenvolvida exclusivamente para realizar essas ações.

A tecnologia nos deu muitos presentes. O mais conhecido é o ERP, um sistema capaz de integrar toda a empresa e fornecer informações detalhadas sobre os acontecimentos, desde o início até a finalização de uma operação.

Isso abriu caminhos para que outros sistemas com as mesmas características de integração pudessem surgir. A gestão de desempenho automatizada é um exemplo claro desse avanço. O sistema que permite esse tipo de procedimento é capaz de proporcionar ganhos incalculáveis para a empresa em termos de gerenciamento e integração.

Por fim, podemos afirmar que a gestão de desempenho automatizada elevará o nível de gestão do seu negócio a outro patamar, fornecendo informação precisa e de qualidade sobre as ações que são realizadas em seu empreendimento.

Ficou interessado sobre esse assunto? Gostaria de saber mais como esse processo funciona? Baixe o nosso E-book “Guia prático para implantar um ERP nas PMEs” ou entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada pronta para atender você!