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ERP: Fatores Críticos de Sucesso para uma implantação bem-sucedida

Os projetos de implementação de ERP não são tão fáceis quanto parecem, e não parecem muito fáceis. Todo ano, empresas gastam milhões de reais para implementar diferentes soluções de ERP com a esperança de que as novas soluções permitirão que tais empresas escalem, reduzam as despesas operacionais ou se tornem mais eficientes no atendimento aos clientes. No entanto, muitos desses projetos não conseguem alcançar os benefícios que as empresas imaginam quando iniciam sua jornada de transformação.

Neste artigo, compartilharei algumas perguntas importantes a serem feitas antes de iniciar um projeto de implantação. Assim, quando sua organização iniciar o projeto, ela estará bem posicionada para o sucesso.

Por que mudar de ERP?

Algumas implantações são substituições técnicas; outras são baseadas nos resultados desejados. Independentemente do tipo de implantação, se ela não vier com objetivos claros, ela provavelmente não conseguirá melhorar o desempenho dos negócios da empresa. É por isso que qualquer projeto significativo deve ser fundamentado em um forte “Por quê?” – um forte ‘case’ comercial – especialmente quando a decisão envolve uma solução de ERP que pode levar tempo e recursos significativos para implantar.

Um bom e claro “por que” torna-se o “norte verdadeiro” para a implantação. Também fornece um foco contínuo para quaisquer decisões ou dilemas importantes durante a implementação.

Para definir o seu “porquê”, você precisa identificar os resultados mais importantes que as partes interessadas do seu negócio desejam alcançar como consequência da iniciativa de implantar um ERP. O “porquê” de cada organização pode ser diferente. No nível mais alto, o “por que” para muitas organizações é geralmente associado ao aumento da produtividade, redução de despesas operacionais, melhoria do capital de giro ou melhoria da conformidade.

Há muitas atividades que podem ajudá-lo a definir seu “porquê” com relação a uma implantação de um ERP.

“E daí?” “Quem se importa?” E “Quanto?”

A resposta a “Por quê?” deve ser forte o suficiente para servir como bússola do seu projeto. Você pode estabelecer isso perguntando “E daí?” ou, mais diplomaticamente, “Quais são as ramificações (positivas ou negativas) disso?”

Por exemplo, se para a pergunta “Por que mudar?” a resposta for “Para melhorar nossa visibilidade”, você deverá questionar “E daí?” para tentar expor um retorno para o negócio em um nível mais alto. Um exemplo seria: Melhorar a lucratividade dos clientes identificando quais produtos nossos clientes mais lucrativos compram repetidamente e nos permitem promover esses produtos para os clientes que atualmente não os compram. Isso sim parece melhor e mais alinhado à ampla categoria de aumento de produtividade.

 Podemos testar isso verificando através do questionamento “Quem se importa?” – a resposta que estamos procurando é alguém em um nível mais alto, cujo plano de negócios pessoal para os próximos 3 a 5 anos depende da melhoria desse resultado. Se a resposta para não é uma parte interessada de nível executivo, você está muito baixo e precisa voltar a se perguntar “E daí?” novamente.

Também é importante quantificá-los tanto quanto possível. Por exemplo: “Quanto as receitas aumentariam se acertássemos isso?”. Se a quantificação não for possível, pelo menos uma ordem qualificada de magnitude é muito importante.

Como ponto de partida, visualize de 6 a 12 meses após a mudança (go live) e descreva quaisquer resultados claros e mensuráveis ​​relacionados que você espera obter como resultado do projeto. Esses resultados devem se alinhar totalmente à sua estratégia de negócios global e à visão da sua equipe de liderança sênior sobre o que é mais importante.

Em seguida, pergunte a si mesmo quais são os riscos e benefícios associados a fazer a mudança e a não fazer a mudança. Compreendendo os possíveis impactos associados tanto a fazer a mudança quanto a não fazer mudanças, você será capaz de realmente entender por que deveria – ou não – implementar uma solução de ERP.

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