Joel Santana vai adorar. Um dos principais técnicos do País, conhecido por ficar na beira do gramado carregando sua inseparável prancheta, tem agora à disposição a prancheta eletrônica para tablets denominada Tactical Pad. O produto foi desenvolvido pelos engenheiros da computação Pedro Henrique Borges de Almeida, Danilo Lacerda e Fernando Closs, todos ex-estudantes do Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp).
A versão atual do software é comercializada desde março de 2010 e utilizado por treinadores de diversas equipes – Ponte Preta, Internacional, Bahia e Figueirense. O Tactical Pad também é usado pela seleção sub-21 de Portugual e pela seleção principal da Coréia do Sul.
O produto surgiu a partir de uma necessidade dos próprios treinadores, que reclamavam da pouca praticidade dos softwares disponíveis no mercado. “Eles eram difíceis de manusear, com interface confusa e funcionalidades incompletas. Notamos também que o uso de mouse e teclado inviabilizavam o uso nas preleções e as soluções gráficas eram em geral muito amadoras”, afirmou Almeida para a Agência FAPESP.
O Tactical Pad roda em dispositivos com Windows, Android ou iOS e pode ser usado de duas formas: para montar o posicionamento tático da equipe, como se fosse uma prancheta virtual, e também como uma forma de analisar as imagens da equipe durante uma partida.