Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como lidar com risco de racionamento e aumento do custo da energia

A possível crise hídrica que assola o país trouxe muitas dores de cabeça para a indústria brasileira. Com um mercado cheio de incertezas, as empresas precisam preparar o planejamento de produção para se prevenir e não sofrer paralisações nas operações ou danos financeiros.

Hoje, 90% dos empresários têm preocupações e receio acerca do risco de racionamento e aumento do custo da energia elétrica, devido à crise hídrica, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo  especialistas, a crise prejudica a produção na agropecuária, eleva custos na indústria e pressiona a inflação, o que atinge o consumo das famílias. Além do racionamento e custos elevados nas contas de energia, uma parcela dos empresários se preocupa com eventuais apagões, devido à seca.

Diante desse cenário, a indústria encontra preocupações de pausas na produção. 

Como evitar os impactos da crise hídrica e pausas na produção 

Para enfrentar a crise hídrica, as empresas devem escolher uma alternativa de investimento em eficiência energética, otimização da operação e de tarefas, a fim de evitar gargalos e perdas. 

As boas estratégias exigem um bom planejamento de produção para se adequar aos novos cenários e ele precisa ser feito antes de afetar a operação. Os fabricantes dependem fortemente de um processo de fluxo de trabalho e cadeia de suprimentos, para atender seus clientes e sustentar os níveis de produtividade.

Com o aumento da conta de energia e racionamento de água em decorrência da crise hídrica, é importante se adaptar rapidamente às mudanças na produção, a fim de evitar custos, paralisação e outros problemas. Além disso, as empresas também devem automatizar e simplificar seus processos. 

Essa crise impacta diretamente o financeiro das empresas, pois as contas de energia podem aumentar drasticamente e as possíveis paralisações na operação também prejudicam a receita da empresa. 

Além de impactar na operação, forçando as empresas a organizarem plano de controle de produção (PCP) e Planejamento das Necessidades Materiais (MRP),  provocando problemas no controle de estoque, operação de sistemas e máquinas, além de monitorar a logística de produtos e insumos. 

Desse modo, a falta de energia prejudica a indústria, pois as empresas podem encontrar diversas adversidades para conduzir os recursos operacionais de uma organização

Portanto, contar com um sistema ERP (sistema de gestão de negócios) que ajuda a gerenciar todas as operações, desde o planejamento de produção até a aquisição de matéria-prima e gerenciamento de cadeia de suprimentos, é crucial para superar as adversidades da crise hídrica. 

O SAP Business One, sistema ERP da SAP, é a ferramenta ideal para as empresas darem continuidade aos negócios neste cenário. Com ele, as organizações ganham a capacidade de prever, controlar e otimizar a aplicação dos recursos no desempenho das operações, gerenciando programas de produção e realizando o controle de inventário. 

Além disso, o SAP B1 permite gerenciar todos os processos envolvidos no planejamento de produção, como gerenciamento de suprimentos e materiais, manufatura, turnos e até da energia necessária para a operação funcionar. 

Tudo isso monitorando o controle de qualidade de forma automatizada. O SAP B1 é um sistema ERP que otimiza todos esses processos vitais para operação em um período de incertezas, como o da crise hídrica. 

O SAP B1 é um sistema completo, tanto para impulsionar o ciclo de produção quanto para recuperar as perdas ocorridas, o que eleva a qualidade do planejamento e torna a operação mais eficiente. Ou seja, é essencial para elevar os resultados dos negócios. 

A Uppertools pode te ajudar!

A Uppertools é especialista em soluções ERP de alta qualidade e conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das companhias, independentemente do seu setor de atuação.

Somos parceiros da SAP no Brasil e nosso time de profissionais está sempre de prontidão para auxiliar nossos clientes a melhorar o planejamento de operações e superar as adversidades do mercado, com uma operação otimizada e mais inteligente. 

Nosso time altamente capacitado está preparado para auxiliar na cadeia produtiva da sua empresa, a fim de gerar ainda mais resultados positivos.  Fale com um de nossos especialistas e descubra como aumentar a inteligência e agilidade para dar continuidade à produção nos novos cenários. 

Fale com a Uppertools.

https://www.uppertools.com.br/