Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Você sabe o que é CAMS? Conheça agora essa tendência

Uma nova onda de disrupção está transformando a forma como as empresas fazem negócios. Trata-se do CAMS — o acrônimo de cloud, analytics, mobile e social business. Cada uma destas quatro tecnologias têm gerado individualmente grandes mudanças no mundo dos negócios e você provavelmente já está familiarizado com elas.

As mídias sociais estão mudando a forma como as empresas posicionam suas marcas, se relacionam com seus clientes e comercializam seus produtos (social business).

O aumento do uso de dispositivos móveis (mobile) está gerando um volume crescente e variado de dados, em uma velocidade cada vez maior. Estes dados são uma mina de ouro de informações, e por meio do analytics, podem ajudar a melhorar processos, identificar tendências e novas oportunidades de negócios.

A possibilidade de utilizar estes serviços do analytics por meio da computação em nuvem (cloud computing) reduziu seus custos e aumentou a agilidade dos processos.

Então se você ainda não sabe o que é CAMS, conheça agora tudo sobre essa tecnologia!

O que é CAMS e por que é uma tendência revolucionária?

Em um conceito mais exato, CAMS é uma convergência de quatro tecnologias, que juntas estão criando uma força poderosa de inovação.

Esta força não só permite que as empresas melhorem a satisfação dos seus clientes e tenham uma vantagem competitiva sustentável, mas ela também abre possibilidades para a criação de novos modelos de negócios.

O Netflix é um bom exemplo de empresa que aproveitou com sucesso o poder da utilização do CAMS. Os usuários têm a opção de se conectar com a plataforma utilizando os seus logins do Facebook e podem assistir a um filme no smartphone ou no tablet.

Eles também podem avaliar o conteúdo, escrever críticas e compartilhar com seus amigos nas redes sociais o que acabaram de assistir.

Os dados dos clientes são armazenados em nuvem e analisados, de forma que o mecanismo de recomendação do Netflix pode personalizar sugestões para os membros de uma família que compartilham a mesma conta, por exemplo.

Qual a relação entre CAMS e a importância dos dados?

Os dados dos clientes que são gerados, armazenados e organizados dentro de um sistema interno de qualquer empresa são chamados de dados estruturados.

Já os dados gerados por pessoas (como e-mails, comentários em redes sociais, mensagens instantâneas, documentos eletrônicos etc.) e por objetos (sensores, etiquetas RFID, câmeras de vídeo, entre outros) são chamados de dados não estruturados.

Todos estes dados, juntos, são conhecidos como big data e as tecnologias que permitem a análise desse grande volume de dados é conhecida como analytics.

Atualmente, os dispositivos mais utilizados na geração de dados são os smartphones e tablets, mas com o crescimento da internet das coisas, diversos outros tipos de dispositivos enviarão dados pela internet.

Todos estes dados fornecem informações extremamente valiosas acerca dos seus clientes, como comportamento, interesses, preferências, entre tantos outros.

O Analytics é capaz de processar estas informações e utilizá-las em tempo real, de forma que tenham veracidade (façam sentido) e valor (gerem resultados).

Porque você deve utilizar o CAMS no seu negócio?

Você já percebeu a importância do big data e do analytics para entender melhor o mercado, o comportamento do consumidor, traçar estratégias e tomar decisões mais assertivas.

Estes dados podem proporcionar uma tremenda escalabilidade e agilidade, resultando em conhecimentos analíticos profundos que podem ajudar a sua empresa a tornar-se mais competitiva.

A computação em nuvem (cloud) tornou as tecnologias de análise de dados acessíveis para as pequenas empresas, porque elas podem acessá-los de forma remota, sem ter grandes custos com aquisição e manutenção de sistemas.

Desta forma, a computação em nuvem permite que empresas menores possam competir em igualdade com as grandes, em termos de tecnologia.

Aliás, um mundo em constante transformação exige grande flexibilidade e, neste cenário, ser pequeno pode ser uma grande vantagem.

Quais os benefícios do CAMS para a gestão do seu negócio?

Falando especificamente sobre os dados estruturados (informações geradas e organizadas dentro da empresa), o CAMS pode ajudar a melhorar a gestão do seu negócio de diversas formas.

Com os dados estruturados, processados e analisados, você tem um controle melhor das informações da empresa e assim pode organizar e delegar melhor as tarefas.

Você também pode ter um controle melhor sobre as finanças, principalmente em relação às questões tributárias e de legislação.

Ter problemas para gerar informações fiscais, principalmente no mercado atual com cada vez mais obrigações, pode resultar em uma autuação e grandes problemas para o seu negócio.

Como utilizar o CAMS para criar modelos de negócio?

Como você viu, o CAMS possibilita que um negócio seja otimizado e organizado na gestão, fornece um conhecimento do comportamento do público-alvo e a partir de sua aplicação, o resultado é mais lucro.

Entretanto, estas tecnologias vão além disso: elas possibilitam criar modelos de negócios e explorar novos mercados. A análise de dados pode ajudá-lo a ter insights acerca do mercado e identificar oportunidades que os seus concorrentes não viram.

Novos modelos de negócios estão sendo criados a partir destes insights e o fato das tecnologias serem acessíveis tornam o processo muito mais ágil. O que você está esperando para inovar?

A sua empresa está preparada para utilizar o CAMS?

São muitas as possibilidades que o CAMS pode oferecer, mas para aproveitá-las, em primeiro lugar é preciso pensar de forma digital.

Pensar de forma digital é compreender que vivemos em um mundo on-line, em que cada vez mais a vida e os negócios acontecem na internet e que não utilizar estas tecnologias nos negócios não é uma opção.

Empresas de grande destaque como AirBnB, Uber, Amazon e Netflix são baseadas em plataformas (ou seja, em CAMS). E elas não são mais a exceção e sim a regra.

Em segundo lugar, a integração das tecnologias do CAMS requer políticas e diretrizes claras na empresa, equipes bem treinadas e ferramentas de gerenciamento que podem automatizar os processos de negócios.

Com uma infraestrutura de TI pequena já é possível aplicar estas ferramentas, faça uma projeção de uso e você verá que não demanda muitos recursos.

Esta é uma verdadeira revolução e independente do porte empresa e do setor em que atue, quem não acompanhar toda essa história tecnológica certamente ficará para trás.

Se você gostou deste artigo sobre o que é CAMS, então saiba o que é CRM e entenda porque ele é indispensável para o seu negócio!