Vivemos uma época onde a maioria das realizações de ideias acontecem através de relacionamentos, tendo a tecnologia como suporte. Como empresário, não basta ter apenas uma boa apresentação de produtos e/ou serviços. Para não perder o foco, a revista Entrepreneur listou algumas dicas para que você comece um relacionamento consistente e duradouro com seus atuais clientes.
A seguir, quatro dicas-chaves:
1. Dedique-se a conversar e conhecer seu cliente
Procure conhecê-lo. As pessoas tendem a falar sobre suas preferências de maneira natural e você precisa estar atento a estes detalhes. Lembrar, na sua próxima visita, como foi a viagem comentada da última vez ou elogiar seu novo visual, criam uma relação de intimidade sem que o cliente perceba. Faça-o se sentir importante para seu negócio e certamente ele voltará, pois sentirá confiança comprando com você. Mas tome cuidado para não ser invasivo!
2. Mostre sua personalidade
Quando consumidores buscam contato para saber sobre algum produto ou serviço de forma online, procure respondê-los de maneira que eles saibam que alguém se importou com sua consulta. E-mails com resposta-padrão acabam gerando o efeito contrário, ainda que a mensagem seja otimista.
3. Aprenda a arte de comercializar
A primeira impressão é a que fica e por isso atenção para como recebe seu cliente. Isso ficará na lembrança dele na próxima vez que precisar de algum outro produto. Também faça perguntas que sejam capazes de revelar as intenções e necessidades do cliente, para antecipar o processo de demonstração de produtos ou serviços que poderão agradar o consumidor e garantir a venda.
4. E mais que tudo, seja paciente!
Construir um bom relacionamento com o cliente e fidelizar sua preferência pode levar um certo tempo, mas exercitando estas trê dicas, você poderá dar os primeiros passos neste duradoura relação.