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Você já está pronto para o Natal de 2014?

Planejamento significa a determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los. E quanto antes o empresário começar a se planejar, menos dor de cabeça vai ter no próximo Natal.

Pode parecer muito cedo para iniciar esse processo, mas na avaliação de especialistas, quanto antes começar, melhor. Além de traçar um plano estratégico a ser usado o ano inteiro, o comerciante saberá o que fazer, e o que não fazer, caso a economia melhore ou piore.

Tem muita empresa que fecha a porta porque o fim de ano não deu certo, disse o professor de economia da FEA-USP, Paulo Feldmann. Isso porque nesse período o empresário vai precisar investir em estoque, pagar 13º salário e, em alguns casos, contratar funcionários temporários para reforçar a equipe de vendas. Por isso, o planejamento é essencial.

Pontos de atenção

Análise do histórico
Um ponto importante e que deve ser adotado durante o ano todo pelo empreendedor é buscar o estoque ideal de produtos, segundo o professor Nuno Fouto, da Fundação Instituto de Administração (FIA). Para chegar a esse objetivo, é preciso fazer uma análise criteriosa do histórico de vendas e descobrir quais itens comercializados são mai s– ou menos – lucrativos para o negócio.

Análise do mercado
De acordo com Geraldo Aparecido Borin, professor de empreendedorismo da PUC-SP, estudar o mercado e a dinâmica do próprio pequeno negócio é fundamental para prosperar. Além do histórico da empresa em outros anos ou meses, o empresário também precisa olhar o que está acontecendo no mercado.

Para conseguir isso, ele pode recorrer a informações de institutos de pesquisas e entidades de classes. A empresa tem de trabalhar os dados, que nem sempre veem prontinhos ou são fáceis de encontrar, para construir possíveis cenários e previsões, disse o especialista.

Visual da loja
A fachada, vitrine e parte interna da loja também devem entrar no planejamento. Além de preocupar-se com a comunicação visual da marca, o lojista tem de pensar na organização do local, sempre levando em conta um só objetivo: como facilitar, ao máximo, o processo de compra do consumidor. No varejo, tudo é detalhe. O empreendedor não pode se dar o luxo de perder uma venda, afirmou Marcelo Ermini professor de MBA em gestão de marketing da ESPM.

Dinâmica do segmento
O empresário precisa saber quando acontecem os principais eventos, como feiras, para saber as tendências do setor e os lançamentos dos fabricantes. E estar atento aos pedidos dos clientes para saber o que eles pretendem consumir.

Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,voce-ja-esta-pronto-para-o-natal-de-2014,3803,0.htm

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