Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Você conhece as diferenças entre o sistema SAP e o ERP?

Se você acompanha as publicações dos nossos artigos, certamente já leu a respeito das siglas que correspondem ao sistema SAP e o sistema integrado de gestão ERP. Porém, ainda existe muita confusão sobre o significado prático das duas, assim como suas diferenças. Nesta leitura, vamos explicar o que as diferencia, assim como as vantagens do uso certo. Acompanhe!

 

Começando pelo início… as siglas

 

 1 – O que é o sistema SAP?

SAP – Software Applications and Products (aplicativos de softwares e produtos, em tradução livre) – é uma das maiores empresas fornecedoras de sistemas ERP do mundo. A organização foi criada em 1972, em uma cidade chamada Walldorf, na Alemanha, com o nome de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung.

 

2 – O que é ERP?

A SAP desenvolveu o conceito original do ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português), para que houvesse uma solução única, que fosse totalmente integrada e pudesse automatizar todos os processos ligados a uma empresa.

Diferentemente do que muitos acreditam, o ERP não é um produto. Ele é uma metodologia e um conjunto de normas sobre aplicativos em uma única arquitetura. Podemos dizer que é um sistema de gestão de negócios, que compreende um conjunto integrado de módulos de software. A principal característica do ERP é que todos os aplicativos compartilham a mesma base de dados, capaz de executar múltiplas funções.

Ao adotar um sistema ERP, a empresa começa a trabalhar com informações únicas reduzindo, ou até mesmo eliminando, retrabalhos que aparecem por causa de alguns conflitos de informações vindas de outros sistemas. Os sistemas ERP são desenvolvidos para responder de forma instantânea ao surgimento de novas necessidades não previstas.

 

Diferença entre ERP e SAP: o que as pessoas confundem?

Com tudo devidamente desenvolvido, o sistema integrado de gestão, ERP, começou a ser disseminado pelo mundo já no início da década de 1990, através da SAP. E foi esse pioneirismo e grande alcance as supostas causas de todo o engano sobre a empresa e o que era fornecido. Mesmo após 25 anos no mercado, as organizações e os usuários ainda acham que utilizam o SAP, quando na verdade trata-se do ERP.

Então, de forma resumida: SAP é a empresa que desenvolveu e distribuiu o sistema ERP pelo mundo. Por isso, facilmente encontramos alguém se referindo ao ERP como SAP.

Atualmente, no Brasil, o ERP é um sistema bem conhecido e muito utilizado. Ele já está largamente instalado em grandes empresas e é absorvido por negócios de médio e pequeno porte, pois o seu custo já está bastante abatido. Não importa se a organização tem 2 ou 2.000 colaboradores, a SAP tem um extenso portfólio das melhores ferramentas e soluções ERP na nuvem (software como serviço) para atender as necessidades.

Mas lembre-se: escolher o sistema ERP ideal para sua organização inclui analisar as exigências do seu negócio e que tipo de recursos técnicos você terá junto às melhorias de suporte e produto.

 

Vantagens do sistema integrado de gestão ERP

A importância do software ERP para as empresas é ilustrada pela crescente taxa de adoção. De acordo com o G2, “o mercado global de software ERP deverá atingir US$48,40 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 10,2% de 2019 a 2016”. Ele é composto por módulos integrados que se comunicam entre si e compartilham um só banco de dados.

Alguns dos módulos ERP mais utilizados incluem:

 

  • Finanças – considerado a espinha dorsal da maioria dos sistemas ERP. Ajuda as empresas a rastrear contas a pagar e a receber, fechar os livros com eficiência, gerar relatórios financeiros, cumprir padrões de reconhecimento de receitas, mitigar riscos etc.
  • Gestão de Recursos Humanos – o módulo de RH, presente na maioria dos sistemas ERP, fornece recursos essenciais como pontualidade, presença e folha de pagamento.
  • Sourcing e procurement – ajuda as empresas a adquirir os materiais e serviços necessários para a fabricação de seus produtos. Ele centraliza e automatiza o processo de compras.
  • Vendas – rastreia as comunicações com clientes e prospects e ajuda os representantes com informações, baseadas em dados, para aumentar as vendas e alcançar leads com as oportunidades certas de promoções e upsell.
  • Produção – simplifica processos de produção complexos e garante que eles estejam de acordo com a demanda.
  • Logística e gestão da cadeia de suprimentos – rastreia a movimentação de mercadorias e aprovisionamentos em toda a cadeia de suprimentos, com ferramentas para gestão de estoques em tempo real e muito mais.

 

A vantagem de um sistema ERP configura-se na necessidade da entrada de informações de uma só vez, na integração dos dados das organizações e na disponibilização desse material em tempo real. E acredite: isso faz toda a diferença. O sistema ERP pode ser utilizado por diferentes unidades de negócios ou processos, ajudando a gerenciar a empresa.

Trocando em miúdos, o que se tem é uma organização com um fluxo de dados consistente e que transita entre as diferentes interfaces do negócio. Em outras palavras, é a informação certa, para a pessoa correta e no momento oportuno.

 

Como a Uppertools pode ajudar a sua empresa?

Um bom sistema ERP oferece muitos benefícios diferentes, dentre eles,a maior produtividade, insights de grande alcance, rapidez da emissão de relatórios, mitigação de riscos, simplificação de TI e mais agilidade.

A Uppertools é especialista em soluções ERP e conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias. Somos parceiros da SAP no Brasil e nosso time está pronto para entender e solucionar qualquer desafio para a melhor gestão das empresas.

Entre em contato conosco, garanta o auxílio que uma solução integrada pode oferecer a sua empresa e faça com que os resultados positivos sejam colhidos com ainda mais frequência, inteligência e agilidade.

Conecte-se com o time da Uppertools.