Qual é o maior desafio das pequenas e médias empresas em crescimento? De acordo a um artigo da revista Forbes, se um negócio cresce rapidamente, sua prioridade deveria estar equilibrada em dois aspectos chave: vendas e operações.
Cada vez que a demanda dos produtos aumenta, as companhias buscam contratar mais pessoas. Mas antes deveriam se questionar se contam com os processos de negócios adequados para sustentar este crescimento. O negócio é um todo: quando as vendas aumentam, não se deve descuidar da área de operações. No fim, o que paga as contas no final do mês são os lucros, não as vendas.
O que se deve fazer? Se o que se quer é um negócio eficiente, vendas e operações precisam crescer sempre ao mesmo ritmo. Claro que não se deve deixar de vender, mas sim se antecipar a possíveis aumentos da demanda, para que a estrutura da empresa possa se adaptar. A melhor maneira de fazer é estabelecer pontos críticos de crescimento, que lembrem que se deve realizar mudanças nas operações e na estrutura da empresa:
Primeiro ponto crítico:
A companhia já não pode se administrar com empregados que façam um pouco de tudo, alguns computadores e várias planilhas de cálculo. É ncessário contar com uma estrutura organizada e genuína e sistemas operativos consistentes, que ajudem a ter melhor visibilidade das tendências e antecipar as dificuldades.
Segundo ponto crítico:
O presidente da empresa já não poderá estar envolvido em cada uma das transações que são realizadas. Começa a ser necessário chefes com a disciplina e profissionalismo necessários para manter o ritmo de crescimento sem sua supervisão permanente.
Sua empresa está preparada para crescer?
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/sales-marketing/vendas-e-operacoes-a-dupla-dinamica-01246