Confira as vantagens do uso da tecnologia nos processos industriais

ERP
ERP: Fatores Críticos de Sucesso para uma implantação bem-sucedida
19 de junho de 2019
cadeia de suprimentos
5 dicas para otimizar a gestão de cadeia de suprimentos
11 de julho de 2019
Processos Industriais

Sabemos que a tecnologia transformou totalmente o modo como nós trabalhamos. Os sistemas e as máquinas executam tarefas específicas para facilitar e agilizar a rotina das pequenas e das grandes empresas. Nas indústrias, a ideia não é diferente, uma vez que a manufatura moderna está associada ao uso de tecnologias e de técnicas inovadoras para auxiliar nos processos industriais.

A grande vantagem disso é a garantia de um produto de qualidade e da praticidade nos setores das organizações, o que influencia diretamente no aumento lucrativo, na melhoria em tomadas de decisão e competitividade. Por isso, é extremamente importante acompanhar os novos modelos industriais para tornar os processos de fábrica mais eficientes e precisos.

Pensando nisso, separamos para você algumas dicas sobre as vantagens de algumas tecnologias usadas para melhorar os processos industriais. Confira!

Quais as vantagens do uso da tecnologia nos processos industriais?

Hoje, vemos que o avanço da tecnologia possibilita cada vez mais que as indústrias operem mais rápido do que antes. Isso significa que os colaboradores das empresas fazem o uso dela para executarem suas tarefas com rapidez, êxito e praticidade. O efeito provocado por isso é o aumento de produtividade.

Agilidade e custo-benefício do ERP

O Entreprise Resource Planning é uma ferramenta de integração, cuja finalidade é centralizar todas as informações em um único banco de dados. Dessa forma, os gestores poderão acessá-las em tempo real sem precisar autenticar cada vez que fizer uma consulta. Isso ajudará você a planejar, projetar e responder melhor às exigências do mercado.

As vantagens de usar o ERP são a integração de vários setores, mais controle no processo produtivo, melhor uso dos recursos tecnológicos, redução de custos e registro de informações eficaz. Além disso, esses sistemas têm a capacidade de se adaptar às necessidades em constante mudança de um negócio em crescimento.

Outro fator é a economia gerada pelo ERP, visto que não haverá mais a necessidade de capacitar os funcionários em vários sistemas distintos. Isso não só diminui os gastos em treinamentos, mas também minimiza todo o esforço logístico envolvido, pois, em vez de treinar diversas equipes, você fará todo o processo em um só tempo, já que os sistemas estarão integrados.

Integração por meio do mapeamento dos processos

É muito importante criar um mapa de cada processo industrial para visualizá-lo do início ao fim. Assim, será possível ver com mais clareza como a sua empresa está funcionando. Esse mapeamento pode ser feito por meio de um diagrama de fluxo de trabalho.

Assim, você consegue compreender perfeitamente todas as etapas envolvidas no processo até concluí-lo. Durante o desenvolvimento é importante considerar aspectos, como a entrada, a saída de insumos e os fornecedores. Portanto, você consegue se prevenir de falhas e saber exatamente qual elemento precisa ser alterado ou ajustado.

Além de os mapeamentos de processos promoverem para os gestores uma síntese de todo o andamento atual da sua indústria, eles concedem uma maneira de analisar e planejar como você poderá executar seus processos futuros com mais eficiência.

Inovações do BPM

O Business Process Management é uma metodologia de automação de tarefas que visa melhorar a coordenação das atividades manuais diárias. Ao implementar essa solução em sua indústria, você conseguirá obter, na prática, respostas rápidas a desafios e oportunidades, ao mesmo tempo, ajudando os gestores e os líderes a tomarem as decisões certas para o desenvolvimento da empresa e para a eficiência dos processos.

A grande vantagem do BPM é a capacidade de auxiliar as empresas no aumento dos lucros e da produtividade, na garantia de um produto de qualidade, na maior satisfação do cliente, na redução de custos e na concretização de objetivos. Também, com o BPM, a sua empresa terá o que precisa para mudar seus processos existentes ou implementar novos processos de forma ágil, o que proporciona uma enorme vantagem competitiva.

Economia alcançada pela computação em nuvem

A tecnologia em nuvem possibilita a conciliação de dados com diversas origens em um único local (sem a necessidade de um armazenamento físico). Um de seus benefícios é isentar os gestores e os setores de cada processo industrial, do trabalho de transferir manualmente os dados de um sistema para outro.

Já que as indústrias estão caminhando para a automação dos processos de fábrica, é essencial garantir um padrão de informações e que elas estejam disponíveis em tempo integral. Logo, auxiliar na sincronização das informações, definindo um único ponto como fonte de armazenamento e permitindo o acesso a elas pela rede, o que influencia na redução de custos, aprimoramento do controle de qualidade e minimização dos tempos de produção.

Conexão da Internet das Coisas

A Internet das coisas (IoT) é uma tecnologia inovadora que permite a integração entre os objetos. No caso das indústrias, proporciona um ambiente de “fábrica inteligente”, visto que será possível unir máquinas e ferramentas de trabalho de modo que eles interajam entre si.

Há uma transformação da indústria em espaço, no qual os equipamentos estarão conectados por uma só rede juntamente às máquinas de manufatura computadorizadas, de modo que elas poderão interagir enviando e recebendo notificações sobre os estados dos procedimentos.

Ao encontrar um problema, por exemplo, uma notificação é enviada para os outros dispositivos da rede a fim de ajustar todo o processo automaticamente, sem que haja interferência de algum funcionário. Como resultado, teremos a redução do tempo de inatividade, melhor qualidade do produto, pouquíssimo desperdício e baixos custos.

Vale ressaltar que, para isso, é essencial contratar uma empresa especializada em softwares para indústrias, capaz de fornecer uma consultoria completa e encontrar a solução ideal para o seu negócio.

Com isso, percebemos que tecnologia é um dos fatores mais importantes que sustentam a economia, da qual várias indústrias dependem para atingir maior produtividade. Logo, exerce um papel importante na progressão dos processos industriais, garantindo eficiência operacional, qualidade dos produtos, satisfação dos clientes e um passo à frente da concorrência.

Agora que você está por dentro de muitas vantagens do usa da tecnologia nos processos industriais, torne-se um especialista no assunto e aprofunde o seu conhecimento baixando o nosso e-book com um guia completo sobre a era da Indústria 4.0.