Os videogames não são apenas coisa de criança: cada vez mais empresas implementam estratégias de negócios inteligentes baseadas na gamificação ou gamification. Se trata de aplicar mecânicas próprias dos videogames para outras áreas, com o objetivo de tornar as atividades mais atrativas. A gamificação incentiva seu destinatário e prende seu interesse sobre a base de um desenho lúdico.
Pode utilizar este meio para melhorar a imagem da empresa e sua relação com os clientes: aplicado em estratégias de marketing, este conjunto de práticas ajuda a reforçar a fidelidade do consumidor, o fazendo participar ativamente para conseguir um objetivo. O que se procura é fomentar o interesse e a atenção do cliente sobre a marca.
Além disso, as técnicas de gamification facilitam o trabalho em equipo interna da empresa. Podem aproveitar para incentivar e premiar os empregados, aumentar seu interesse e conseguir que trabalhem mais ativamente para concretizar os objetivos. Com a gamification, o esforço é recompensado, e a colaboração se transforma em uma ferramenta para se destacar.
A gamificação é uma nova maneira de resolver problemas que aposta no entusiasmo e que se agrega às empresas inteligentes do novo século. As soluções da SAP para Gestão do Capital Humano (HCM) são perfeitas para começar a usar estas técnicas de maneira escalável, porque permitem administrar as necessidades dos empregados com uma nova gestão de benefícios.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/vantagens-da-gamificacao-01349