Com mais de 170 mil empregados, rendas anuais calculados em 46 bilhões de euros e próximo de 400 marcas em seu poder, sem dúvidas Unilever é uma das empresas de consumo massivo mais importantes do mundo. A companhia utiliza soluções da SAP há 20 anos, com quatro sistemas encarregados de controlar cada região do mundo.
Unilever procura otimizar suas operações globais através do SAP HANA, o sistema de bases de dados in-memory da SAP. Segundo Thomas Benthien, diretor de inovações de TI para finanças da Unilever, para 2015 a empresa planeja executar uma única instância do SAP, o que permitirá aumentar as operações de base de dados. Atualmente , Univeler está utilizando SAP HANA em todas as áreas de seu negócio, com 27 terabytes de dados nas bases de dados regionais e mais de 30 mil transações de dados por minuto.
Graças a implementação do SAP HANA, Unilever pode reduzir o tempo de processo de 200 milhões de registros de 440 segundos a só 30 segundos, o que permite determinar o custo de um produto em tempo real, utilizando a informação dos preços de seus componentes.
Como isso ajudaria a melhorar as vendas? Uma das maneiras que a companhia poderá utilizar SAP HANA será analisando dados dos pontos de venda dos negócios varejistas. “Poderemos fornecer um serviço que ajude ao negócio a conhecer os melhores lugares nos quais implementar promoções”, assegura Benthien.
A tecnologia in-memory é a revolução que muitas empresas estavam esperando para potencializar seus negócios. Unilever já encontrou no SAP HANA e o processamento de dados em tempo real um aliado estratégico para o crescimento da companhia.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/big-data/unilever-revoluciona-sua-operacao-com-sap-hana-01411