As empresas que empregam milhares de trabalhadores necessitam soluções informáticas para administrar seu pessoal de forma eficiente, automatizando tarefas administrativas e processos de negócio.
Particularmente, as cadeias de supermercados, comidas rápidas e lojas de departamentos que implementaram estas soluções diminuíram em 1% o orçamento anual de salários. Se considerarmos que estes pressupostos crescem em uma faixa de 600 mil a 1 milhão de dólares em empresas de 70.000 para 90.000 empregados, isso poderia significar uma economia de 6 a 10 milhões de dólares ao ano, além de um crescimento da produtividade de 5%.
Um dos processos chave para aumentar a produtividade mantendo custos laborais eficientes é a gestão da disponibilidade dos empregados em suas funções. As scheduling systems ou workforce solutions permitem padronizar e consolidar todos os processos relacionados com a mão de obra e sua informação em uma só plataforma, garantindo o cumprimento das leis e regulamentos locais. Os benefícios destas ferramentas são:
– Maior produtividade
Os empregados desempenham suas funções nos setores para os quais foram capacitados.
– Menor custo laboral
Cada tarefa é atribuída à quantidade certa de funcionários, de acordo com volumes esperados de vendas. Além disso, a distribuição eficiente do pessoal dentro dos intervalos horários pode reduzir o número de horas extras.
– Evitar incidentes sindicais e violação de leis trabalhistas
Os regulamentos sindicais e os requerimentos das leis trabalhistas são incorporados e automatizados pelo sistema, evitando os erros humanos que podem ser gerados durante a atualização manual de dados.
SAP oferece ferramentas para a administração de recursos humanos e para a gestão da folha de pagamentos, ideais para facilitar a gestão do pessoal de sua empresa. Descubra as soluções SAP para comércio varejista (SAP for Retail).
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/human-resources/uma-economia-de-6-a-10-milhoes-01230