Levantamento global do Gartner calcula que, até 2016, 30% das empresas irão transformar seus ativos de informação em dinheiro, direta ou indiretamente, por meio de um processo de troca, comercialização ou venda direta. Para a consultoria, isso deve acontecer, sobretudo, por conta da demanda financeira para armazenar e gerenciar o tão falado Big Data.
O Gartner afirma que muitas empresas já avaliam o real valor de mercado desses ativos, mas a falta de experiência em ligar com Big Data e desenvolver produtos de informação criará uma oportunidade para o crescimento de especialistas que atuarão como corretores ou vendedores de informação.
Em comunicado enviado à imprensa, o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Doug Laney, afirmou que “a necessidade de justificar a despesa com acúmulo e gerenciamento de dados tem levado diversas empresas a considerarem fazer dinheiro com os ativos de informações”. O especialista lembra que diversas redes varejistas já geram milhões de dólares por ano em receita ao compartilhar informações com parceiros de negócio por meio de uma espécie de assinatura. Outras empresas, lembra o VP, trabalham na revenda de dados públicos ou mesmo usando as informações para lançamento de produtos.
Por conta do crescimento do desenvolvimento de produtos com base em informações, os revendedores de dados surgirão para ajudar as organizações no desenvolvimento e execução das estratégias de monetização dos ativos de informações. Com isso, o Gartner também antecipa o surgimento do ‘gerente de produto de informação’, uma figura que lideraria esses esforços internamente.