O tempo real mudou a forma de fazer negócios e já não há volta atrás.
As mudanças constantes da economia e o rápido avanço das novas tecnologias impõem às empresas o desafio de adaptar seus processos operativos, as estratégias corporativas e os modelos de negócio a uma velocidade recorde.
Para explorar este novo aspecto do mundo dos negócios, a Oxford Economics realizou uma enquete global com 525 executivos, que se concentrou em unidades de negócio grandes e pequenas, de quatro setores diferentes: produtos de consumo, alta tecnologia, petróleo e gás, e varejo. Os resultados são interessantes e prometedores:
1) Os executivos são conscientes de que é necessário levar seus negócios ao tempo real
- 30% das empresas já obtén vantagens consideráveis da tecnologia em tempo real.
- Quase 2/3 das companhias que ainda não o implementaram, têm previsto fazê-lo durante os próximos cinco anos.
2) Há alguns líderes —e alguns mais atrasados— sorpreendentes
- A maior parte da indústria de petróleo e gás já implementou o tempo real como parte de seus processos de produção e suas estratégias de gestão de riscos financeiros e de negócio.
- O setor de produtos de consumo e varejo estão muito abaixo em termos de implementação destas técnicas.
3) Os pioneiros na adoção destas técnicas tiveram resultados significativos
- Aumentar a participação de mercado e ampliar as vantagens de serviço e qualidade são os principais objetivos de agir em tempo real.
- O faturamento aumentou em mais de um 20% e os custos diminuiram em outra porcentagem similar. É esperado que a faturação futura creça em 28%.
4) Os entrevistados mencionam a falta de tecnologia como um dos principais obstáculos
- Ainda é detectada a falta de experiência dos fornecedores com os sistemas e a falta de experiência a nível interno.
- A transição às operações em tempo real pode resultar extremamente complexa, e exigirá planificação e estratégia detalhadas para garantir o sucesso.
5) As estratégias daqueles que consideram implementar sistemas em tempo real são diferentes das dos pioneiros em adotá-los
- Os novos incursores farão particular ênfasis em riscos financeiros e de negócios, processos de produção e gestão da cadeia de abastecimento.
- Quase todos os pioneiros têm previsto seguir investindo, mas mudarão a ênfase de vendas e marketing aos aspectos de design e inovação de produtos, sem deixar de priorizar a experiência do cliente.
No contexto atual de mercado, ganhar vantagem competitiva se tornou uma necessidade para se destacar da concorrência e, alcançar o sucesso, depende da velocidade de resposta. Hoje, a velocidade é mais que uma vantagem, é uma necessidade.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/innovation/tempo-real-30-empresas-implementaram-02056