Veja o que são tecnologias disruptivas e seus impactos!

Gestão da Inovação
Gestão da inovação: o que é preciso saber sobre o tema?
2 de março de 2020
cibersegurança na indústria 4.0
Cibersegurança na Indústria 4.0: qual a importância e como garanti-la?
20 de abril de 2020
tecnologias disruptivas

De forma simplificada, podemos dizer que há dois tipos de transformações: as tecnologias disruptivas e as incrementais. No segundo caso, há uma melhoria de tecnologias e recursos já existentes gradualmente. Ilustrando, quando saímos do 3G para o 4G, não houve uma mudança tão significativa, apenas uma otimização.

Por outro lado, muitos analistas esperam que a mudança do 4G para o 5G traga uma disrupção. Afinal, ela potencializará a Internet das Coisas e trará a integração de diversos objetos na nossa vida. Assim, todos os equipamentos da sua linha de produção poderão transmitir dados uns aos outros e tomar decisões automatizadas. Quer conhecer outras tecnologias disruptivas? Acompanhe!

Quais são as principais tecnologias disruptivas?

As tecnologias disruptivas trazem modificações tão profundas na vida das pessoas ou nos processos corporativos que os modelos anteriores são abandonados ou transformados. Nos últimos anos, pudemos presenciar várias dessas disrupções.

Omnichannel

Por exemplo, o surgimento da internet móvel e dos smartphones modificou completamente a forma como as pessoas compram e interagem com as marcas. Hoje em dia, cada vez mais pessoas compram online. Até mesmo quando estão em pontos de vendas físicos, elas comparam os preços e fazem pesquisas pelo celular.

Desse modo, as lojas foram obrigadas a mudar completamente seu modelo de negócios, trazendo uma experiência integrada em todos os canais. É o que chamamos de omnichannel. Sem isso, o varejo físico corria riscos sérios.

ERPs

Outro exemplo de disrupção são os ERPs. Antes deles, as empresas contavam com diversos softwares para as tarefas de gestão, e muitas delas eram completamente manuais. Com a chegada dos sistemas integrados, os processos se tornaram mais automatizados e muitos deles, tradicionais, foram substituídos. Ademais, a visibilidade dos dados em tempo real permitiu um processo de tomada de decisões muito mais efetivo.

Big Data

O Big Data é a análise de grandes volumes de dados gerados nas mais diversas fontes, como sistemas de gestão, redes sociais, mecanismos de buscas, e-commerces, entre outras. A partir disso, o software encontra padrões e produz relatórios completos sobre vários pontos, como análises preditivas sobre o consumo, diagnósticos sobre os processos corporativos, entre outros.

Como as tecnologias disruptivas estão impactando o mercado?

O Big Data permite uma visibilidade muito maior das operações das empresas e do comportamento do consumidor. Tudo começa a partir de um monitoramento aprimorado dos processos. A partir das análises dos dados do ERP, é possível estabelecer indicadores de desempenho e de performance. A cada nova informação inserida no sistema, eles são atualizados, e ações corretivas podem ser tomadas antes que surjam gargalos e problemas operacionais.

Nas análises preditivas, a empresa pode rapidamente compreender quais são as tendências do mercado. Por exemplo, no e-commerce, os sistemas podem fazer um monitoramento dos produtos mais procurados e daqueles que foram colocados no carrinho. A partir disso, diversas ações podem ser feitas para aumentar a competitividade, como:

  • negociação com fornecedores para conseguir um estoque mais agressivo e preços menores;
  • campanhas de e-mail marketing e anúncios digitais personalizados voltados para as principais tendências;
  • acompanhamento da efetividade das ações em tempo real a partir de métricas, indicadores e consolidados de resultados.

Portanto, sua empresa deve aproveitar as tecnologias disruptivas para implementar processos corporativos muito mais eficientes. Para isso, pode ser feito um monitoramento dos principais gargalos e uma busca ativa de soluções que realmente possam modificá-los de forma profunda.

Deseja saber como a Uppertools pode ajudá-lo com esse tipo de tecnologia? Entre em contato com a gente!