Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Tecnologia nas indústrias: quais são os benefícios?

Estamos vivenciando uma verdadeira revolução digital no mundo inteiro. A cada dia, surgem novidades diversas em todos os quatro cantos do mundo. Quando acreditamos que não pode surgir nada mais inovador, somos surpreendidos com sistemas e softwares ainda mais avançados.

Essa invasão não poderia ficar restrita às pessoas físicas, sendo assim, praticamente todas as empresas estão utilizando diversas ferramentas que contribuem diretamente para a melhoria da qualidade e gestão dos empreendimentos brasileiros.

A tecnologia nas indústrias é uma realidade e não há mais como fugir disso. No artigo de hoje, vamos mostrar como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar nos processos de manufatura. Confira!

Maior agilidade, produtividade e eficiência nos processos

A falta da utilização da tecnologia em processos de manufatura pode ser um dos grandes causadores da baixa produtividade nas indústrias. Como o mercado está cada vez mais concorrido, torna-se imprescindível deixar os processos manufaturados mais ágeis e eficientes.

A rapidez em determinados procedimentos também é exigida pela maioria dos clientes. À medida que a tecnologia evolui, os processos de atendimento, fornecimento de informações e outras ações que são direcionadas a um cliente precisam ser mais ágeis.

Entretanto, por “tornar os processos mais ágeis”, não podemos permitir que a qualidade dos produtos caia na mesma proporção, devendo mantê-la simultaneamente enquanto o processo de manufatura é otimizado. A tecnologia, portanto, é capaz de remover o contraste que existe entre esses dois conceitos.

Ao implementar a tecnologia nesses processos de manufatura, você poderá substituir alguns procedimentos manuais ou gerenciar melhor a divisão de trabalho, com o intuito de aumentar a eficiência dos seus colaboradores, garantindo que a qualidade dos produtos não seja afetada.

Ainda sobre esse assunto, engana-se aquele empresário que pensa que esse tipo de tecnologia está restrita a grandes indústrias. Médias, pequenas e microempresas têm acesso a soluções tecnológicas capazes de otimizar o trabalho diário. Hoje em dia, as ferramentas tecnológicas estão acessíveis a diversos tipos de negócio.

 

Redução de custos

No tópico anterior, destacamos que a tecnologia está acessível a um grande número de empresas espalhadas pelo Brasil, tanto empreendimentos maiores quanto pequenos e médios.

O problema é que muitas dessas empresas, com o objetivo de reduzir custos, acabam investindo em tecnologia somente quando percebem que são obrigadas a fazer isso, ou quando os processos antigos não são mais capazes de suprir as necessidades da empresa.

Esse tipo de prática é um grande erro, pois o custo de manutenção ao longo dos anos, em muitos casos, revela-se maior que os gastos provenientes da aquisição dessas ferramentas. Nesse sentido, observamos que processos antigos estão ficando mais caros que ferramentas tecnológicas mais avançadas.

Sendo assim, as portas estão ficando cada vez mais abertas para a chegada de todas as novidades tecnológicas criadas, bem como aquelas que ainda estão na fase de concepção ou testes.

É importante que você esteja preparado, pois, quando essas tecnologias chegarem às empresas, a invasão será imediata e não terá mais como correr delas. Afinal, os benefícios que elas podem proporcionar acabam sendo mais vantajosos que seus possíveis custos.

Gestão otimizada

Até o momento, destacamos a importância da tecnologia nas indústrias, especialmente com referência ao chão de fábrica. Entretanto, não é somente esse departamento da empresa que é beneficiado.

Apesar de ser o responsável pela geração de resultados da empresa e merecer o devido reconhecimento e cuidado, a gestão administrativa do negócio também é otimizada e facilitada com a aquisição de novas tecnologias.

Elas são capazes de integrar todas as informações geradas na empresa, bem como fornecer relatórios e análises precisas, cruciais para embasar a tomada de decisões gerenciais importantes para o crescimento e sucesso da empresa.

Além disso, muitos processos podem ser automatizados, possibilitando mais redução de custos, mais tempo para gestores e administradores cuidarem melhor da produção da empresa, bem como outras tarefas importantes, como: relacionamento com clientes e fornecedores, gestão de funcionários, entre outras.

As ferramentas tecnológicas mais utilizadas na gestão das empresas são os famosos ERPs. Trata-se de sistemas altamente tecnológicos que são capazes de integrar diversos departamentos dentro da empresa.

Acompanhamento das inovações

Por fim, ao contar com o apoio de tecnologias na indústria, seu empreendimento estará sempre em dia com as novidades que surgirem no contexto do seu negócio. Assim, ficará mais fácil se adequar e aproveitar os principais benefícios que essas ferramentas podem proporcionar.

Além disso, seu empreendimento estará mais próximo de se adequar ao emergente conceito da indústria 4.0, que vamos discorrer melhor no próximo tópico. Continue lendo!

Indústria 4.0: conceito e aplicação

A Indústria 4.0 é um processo que compreende a aplicação das principais novidades tecnológicas e processos modernos ligados à manufatura e industrialização. A base desse conceito está relacionada à atuação e conexão entre maquinários, processos manuais e sistemas tecnológicos inteligentes no processo produtivo.

Pode parecer que essa realidade está muito distante do mercado de manufatura brasileiro, entretanto, como já mencionamos neste artigo, esses elementos estão ficando mais acessíveis. À medida que os anos vão passando, novas ferramentas surgem e aumenta a necessidade de as empresas as obterem. Assim, é inevitável que elas fiquem mais acessíveis ao maior número de empresas possível.

Há quem diga que a indústria 4.0 é a maior mudança que essa atividade sofreu depois da última revolução industrial, ocorrida por volta do século XIX, em que os processos industriais e manufaturados passaram por significativas alterações e foram se intensificando até chegar ao ponto em que vivenciamos na atualidade.

Nesse contexto, o conceito da indústria 4.0 é uma realidade em muitos setores. Ela vem agregando ferramentas tecnológicas para aumentar a integração e o monitoramento de processos, construindo uma base de dados completa que pode ser utilizada em toda a cadeia produtiva, otimizando todo o processo, desde a aquisição de matérias-primas até a venda dos produtos.

Com isso, podemos concluir que a tecnologia nas indústrias está mudando completamente as metodologias de trabalho antigas e obsoletas, que já não são mais capazes de suprir as necessidades do mercado. Sendo assim, você não pode ficar de fora!

Gostou do artigo de hoje? Quer saber mais sobre este assunto? Então, confira o nosso post sobre a indústria 4.0.

Tudo que você precisa saber sobre transformação digital.