Ferramenta desenvolvida por brasileiros pode auxiliar estabelecimentos em situações de pânico e emergência.
Um software promete ajudar a simular a evacuação em locais com grande concentração de pessoas. Trata-se do CrowdSim, um programa de modelagem e animação 3D que pode ajudar em diferentes situações com alta concentração de gente, como escolas, shows e estádios de futebol.
Desenvolvido pela Faculdade de Informática da PUCRS (Facin), o software pode ser usado também para simular a evacuação de em casos de pânico e emergências, indicando trajetos para pessoas com dificuldades de locomoção ou crianças que se perdem dos pais. Segundo os desenvolvedores da ferramenta, ela auxilia também prédios residenciais e comerciais, por um custo baixo. Com isso, é possível usá-la na decisão da localização de câmeras de segurança, saídas de emergência, portas e áreas de trânsito.
O CrowdSim já foi testado no estádio João Havelange, no Rio de Janeiro. Para o teste, foram computados dados da estrutura física, da capacidade de lotação e ocupação do estádio durante os jogos. Os resultados, de acordo com PUCRS, mostram que o local pode ser evacuado em 6min30s em uma situação normal de final de partida com sua lotação máxima e 46.831 mil pessoas presentes, e todas as saídas disponíveis.