Veja 5 sinais que sua empresa precisa de um software de gestão!

Relatórios gerenciais: eles ajudam a melhorar o controle dos processos?
Relatórios gerenciais: eles ajudam a melhorar o controle dos processos?
25 de agosto de 2020
Padronização de processos
Padronização de processos: veja aqui 4 dicas para fazer!
15 de setembro de 2020
implementar software de gestão

Assim como o corpo humano, as empresas sempre emitem alguns sinais quando algo não está funcionando muito bem, especialmente para fazer com que os responsáveis tomem uma atitude para que o problema não se agrave. Isso também pode ser percebido quando ela necessita de um software de gestão.

O empresário precisa ter a sensibilidade de reconhecer esses sinais o mais rápido possível e adotar todas as medidas necessárias para implementar esse tipo de solução.

Neste artigo, mostraremos quais são esses sinais e os pontos que você deve levar em consideração na hora de adquirir um software de gestão. Acompanhe!

Quais são os 5 sinais de que sua empresa precisa de um software de gestão?

Inicialmente, é importante conhecer quais são os 5 sinais emitidos por uma empresa quando ela necessita de um software de gestão. Veja quais são eles!

1.Desorganização

O primeiro sinal e, sem dúvidas, o mais perceptível para todos os envolvidos em um processo empresarial é a desorganização.

Negócios que têm documentos armazenados de forma equivocada, perdem papéis importantes, não têm controle do que entra e sai, em quase 100% dos casos, não contam com esse tipo de solução.

2.Dificuldade para encontrar informações

Outro sinal muito interessante é a dificuldade de encontrar informações. Se você não consegue saber, exatamente, o faturamento de um determinado período em um produto ou serviço específico, tome cuidado!

Esse pode ser um sinal claro de que sua empresa necessita de um sistema que seja capaz de integrar todas as suas informações e transformá-las em relatórios que devem ser utilizados em vários aspectos do negócio.

3.Demora em processos simples

Se a sua empresa demora muito em processos que deveriam ser simples, como o cumprimento de obrigações contábeis acessórias, emissão de relatórios, gestão do fluxo de caixa, entre outras, também pode ser um sinal claro de que ela precisa de uma solução tecnológica específica.

Alguns procedimentos que tomam muito tempo dos colaboradores não podem continuar a ser executados. Com a constante evolução da tecnologia e a necessidade de tomada de decisões rápidas, é fundamental contar com sistemas que sejam capazes de desempenhar processos mais simples de forma automática e com o mínimo de intervenção humana.

4.Falta de informações para tomada de decisões

Outro problema comum em empresas que não contam com um bom sistema de gestão é a falta de informações para a tomada de decisões. A grande questão é que esse sinal é muito grave e pode levar a sua empresa a ter muitas dificuldades em um futuro muito próximo.

Isso porque, quando as deliberações são tomadas com base em pouca ou nenhuma informação, a chance de uma pessoa errar é muito grande. Basicamente, é como se você fosse contar com a sorte, ou seja, tem 50% de chances de estar correto.

Além disso, essa tomada de decisões “no escuro” também não leva em consideração outras variáveis que podem impactar em outros pontos do seu negócio.

5.Alto gasto administrativo

Pode parecer estranho e contraintuitivo afirmar isso, mas o investimento em software de gestão possibilita redução de gastos administrativos. Isso porque muitos desses custos e despesas são oriundos de erros em processos que poderiam ser evitados se a empresa contasse com uma solução moderna e específica para auxiliar na sua administração.

Nesse sentido, se você percebe que tem um alto gasto com questões administrativas, tenha cuidado. É muito provável que sua empresa esteja emitindo um sinal de que necessita urgentemente de um bom software de gestão.

Como um software de gestão pode ajudar?

Descrevemos tanto sobre a importância de um sistema tecnológico que facilite a gestão do seu negócio, mas, mesmo assim, algumas pessoas podem perguntar-se: de fato, como esse tipo de solução pode auxiliar a gestão do meu negócio?

Inicialmente, esse software eliminará uma série de procedimentos manuais que, além de facilitar o cometimento de erros que geram custos administrativos, ocupam muito o tempo de seus colaboradores.

Dessa forma, eles terão mais tempo para cuidar da organização geral do negócio, gerenciando o arquivamento de documentos, gerando relatórios e trabalhando de forma mais analítica e menos manual.

Essa parte operacional passa a ficar a cargo do sistema, proporcionando mais produtividade para a sua equipe.

Outro impacto muito forte e benéfico é na geração de informações para a tomada de decisões. Diariamente, o sistema será alimentado de forma automática por notas fiscais emitidas, contas pagas, recebimentos, emissão de guias de tributos, entre outros elementos.

Cada um desses dados será processado e demonstrado por meio de relatórios para os gestores, que podem tomar decisões mais assertivas com base nas informações precisas sobre o seu negócio.

Como escolher um bom software de gestão?

Entendidos os principais sinais emitidos pela empresa e a forma que um sistema de gestão pode ajudar, é necessário saber como escolher esse tipo de solução. Afinal, existem várias opções no mercado e muitos gestores ficam perdidos.

Sendo assim, você deve contar com uma solução perfeitamente adequada à realidade do seu negócio, um sistema capaz de se adaptar às suas necessidades, e não algo genérico que pode ser utilizado para todos o tipo de negócio. Além disso, ele precisa oferecer:

  • O escopo de uma solução completa;
  • Processos integrados para reduzir o trabalho operacional;
  • Possibilidade de acesso por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, entre outras funcionalidades básicas sobre a questão fiscal, contábil, folha de pagamento e administrativa do negócio.
Além disso, é importante contar com uma consultoria completa que atua diretamente com a fornecedora do software contratado.
A Uppertools, por exemplo, é uma empresa certificada a operar com um dos mais avançados e modernos sistemas de gestão da atualidade: o SAP Business One.
Além disso, ela também desenvolve outros softwares que são homologados pela própria fornecedora, fazendo com que ambos “conversem” entre si em perfeita harmonia, apresentando-se como uma solução totalmente completa e integrada.
Agora que você sabe como um software de gestão pode ser crucial para o sucesso e o crescimento do seu negócio, não perca mais tempo e procure ajuda especializada para implementar essa ferramenta na empresa.
Para tanto, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Dessa forma, entenderemos melhor suas necessidades e apresentaremos a solução perfeita para elas.