Sistema ERP na nuvem ou local: qual é o melhor?

Entenda a importância da capacitação de colaboradores
6 de janeiro de 2017
A Internet das Coisas e seu potencial econômico
10 de fevereiro de 2017

As empresas que buscam uma gestão mais moderna certamente vão passar pelo processo de escolher um ERP (Sistema de Gestão Empresarial) que atenda às necessidades corporativas de forma satisfatória, sem colocar suas contas no vermelho. Entre as mais diversas soluções oferecidas pelo mercado, muitos gestores acabam em dúvida entre o sistema ERP na nuvem e o instalado localmente.

Para escolher o melhor sistema de organização, é importante conhecer os dois tipos de ERP e determinar qual deles é o mais indicado para o seu negócio. Continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos para te ajudar a tomar essa decisão!

Definição dos tipos de ERP

O sistema ERP na nuvem é oferecido às empresas como um serviço de assinatura. Nesse tipo de sistema de gestão, os dados são armazenados na nuvem e acessados em aplicativos online, por meio do navegador ou de dispositivos móveis e ficam hospedados nos servidores do provedor do serviço.

Já o ERP local é instalado diretamente na organização, em seus servidores e hardwares. Então, o acesso às informações e arquivos é realizado nos computadores da empresa, por meio do sistema que é gerenciado pela equipe própria de TI, sem a necessidade de uma conexão à internet.

Sistema ERP na nuvem x local

Controle e administração

No sistema ERP na nuvem, todo o sistema é administrado pelo fornecedor dos serviços, incluindo também suporte e manutenção. Já o sistema local é exclusivamente administrado pela empresa, o que proporciona maior controle dos dados.

No entanto, como o ERP local exige uma equipe de TI para a administração, o custo com contratações e infraestrutura é mais alto do que com o sistema em nuvem, no qual é paga apenas uma assinatura mensal, gerando economia para a organização.

Sistemas locais possuem um código mais limitado, robusto, com poucas possibilidades de customização, enquanto a solução na nuvem proporciona às empresas personalização das aplicações, reduzindo atrasos na execução das aplicações e  sendo adaptável às necessidades corporativas.

Integração

O sistema tradicional oferece integração para a transferência de dados entre softwares. Já o ERP na nuvem proporciona uma integração entre aplicativos mais ampla, inclusive com programas mais convencionais, ainda utilizados em muitas organizações.

Mobilidade

Sistemas tradicionais instalados localmente contam com baixa mobilidade, que pode ser utilizada para o acesso remoto aos computadores e transferência de dados dentro da empresa. Para trabalhar com um ERP de terceiros ou de seus clientes, é preciso fazer uma adaptação entre o hardware externo e o da organização, que é um processo mais trabalhoso e oneroso.

Já o sistema ERP na nuvem, pela sua própria constituição baseada no acesso online, oferece total mobilidade entre dispositivos móveis e aplicações instaladas nas máquinas da empresa e/ou dos clientes. Basta ter o login e a senha de acesso.

Confiabilidade e Segurança

Muitas organizações preferem apostar no ERP local porque acreditam que, como o sistema está instalado e controlado totalmente pela empresa, ele é muito mais seguro do que a tecnologia em nuvem.

No passado, o sistema na nuvem era mais vulnerável. Contudo, a tecnologia evoluiu e ganhou mais camadas de proteção e criptografias diferenciadas, oferecendo maior segurança aos dados corporativos, além de backups automáticos, que garantem a integridade dos arquivos e informações corporativas, assegurando a continuidade dos processos ainda que ocorra uma falha em um equipamento ou quedas de energia elétrica. O sistema em nuvem também é seguro, e não sofre vulnerabilidade em casos de acidentes ou furtos. Como ele é virtualizado, os dados e arquivos da organização ficam armazenados nos servidores do fornecedor. Portanto, ainda que ocorra algum problema com o hardware ou nas instalações da organização, as informações continuam protegidas.

O que levar em conta na hora de escolher o sistema ideal para a sua empresa

Essa é uma decisão que deve ser avaliada de forma criteriosa. Os sistemas de gestão empresarial na nuvem ganharam força e aperfeiçoamentos ao longo dos últimos anos, proporcionando aos seus usuários uma infraestrutura flexível, adaptável de acordo com as necessidades da organização, além de contar com mais recursos e mobilidade.

O ERP na nuvem é uma boa solução para a maioria dos casos, pois conta com uma infraestrutura completa, suporte e manutenção oferecida pelo provedor do serviço, que cobra apenas uma mensalidade.

Além disso, o sistema na nuvem conta com ferramentas de backup automático, mobilidade para a realização das atividades, firewall, camadas de segurança, atualizações de software e sistema operacional, proporcionando um aumento da eficiência para a organização.

Quem deseja fazer uma gestão eficiente com o uso de um sistema ERP na nuvem certamente não se arrependerá dessa escolha, já que o SAP Business One oferece variados benefícios para as empresas, representando um diferencial competitivo no mercado, aliado à redução de custos e aumento da produtividade dos colaboradores.

Já imaginou controlar o crescimento da sua empresa com segurança e baixo custo? Com o modelo Cloud Uppertools, você terá custo zero de aquisição e baixo valor de manutenção, além de um serviço de implantação em até 10x sem juros. Clique aqui e saiba mais.