Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Sistema de controle financeiro – Como o SAP B1 auxilia na gestão contábil e financeira de uma empresa?

Hoje, o software de gestão integrado (ERP) tornou-se essencial para todas as empresas que desejam ter um sistema de controle financeiro assertivo, eficaz e preparado para os desafios futuros do mercado. Suas ferramentas fornecem funcionalidades de negócios projetadas para atender aos requisitos de estoque, qualidade dos produtos acabados, produtividade e visibilidade de processos cruciais.  

Os sistemas integrados oferecem diversas vantagens para a administração empresarial e no setor de gestão financeira não é diferente. Neste contexto, o SAP Business One (SAP B1) é o melhor software ERP para ajudar a melhorar as margens de lucro, minimizar despesas, reduzir custos e aprimorar todos os processos de finanças.

Neste material, vamos esclarecer como o SAP B1 ajuda a controlar as finanças da sua empresa e quais são as principais vantagens. Acompanhe. 

 

Qual a diferença entre gestão financeira e contábil?

Antes de nos aprofundarmos nas vantagens do SAP B1, vamos entender as diferenças entre essas duas áreas que estão diretamente associadas em um ecossistema empresarial. 

 

Gestão financeira

Em linhas gerais, trata-se do departamento ou área responsável por administrar e otimizar os fluxos de dinheiro do negócio relacionados a investimentos, entradas por cobrança e saída por pagamentos, vendas, compras etc. Sua função principal é maximizar o valor da empresa e garantir que todos os compromissos financeiros sejam cumpridos.

 

Gestão contábil

Enquanto a gestão financeira é realizada internamente em um negócio, a contabilidade fica a cargo de um contador terceirizado. Esta área é responsável por examinar os dados do negócio, a fim de torná-los capazes de sustentar as projeções para o futuro.

 

Integração entre gestão contábil e financeira

Apesar de serem diferentes, a gestão financeira e contábil atuam juntas e são essenciais uma para a outra, pois os objetivos delas estão relacionados ao capital da empresa. 

As duas áreas compartilham informações, como resultados de negócios, saúde financeira, fluxo de caixa, e cada uma desenvolve planos de ação para promover o crescimento do empreendimento. 

Ou seja, a gestão contábil tem o papel de conectar a empresa e o governo, além de apoiar a administração financeira a analisar os resultados e planejar novos objetivos. As empresas que integram as duas áreas com um sistema de controle financeiro estão um passo à frente, rumo ao sucesso dos negócios. 

 

Quais os benefícios do SAP Business One para a gestão financeira e contábil?

À medida que uma empresa cresce, aumenta também a complexidade de gerenciar as finanças. Neste sentido, é preciso contar com um sistema de controle financeiro que automatiza tarefas e de fácil integração a outras ferramentas. 

Criar lançamentos contábeis automaticamente é um dos maiores benefícios do SAP Business One. Essa automação não apenas economiza o tempo necessário para realizar processos manuais, mas também permite evitar erros na atualização de banco de dados.

O SAP B1 não apenas fornece todas as ferramentas necessárias para administrar as finanças da empresa, mas também garante análises detalhadas da saúde financeira do negócio. Além disso, a solução conta com as seguintes vantagens: 

 

  • Automatização de tarefas financeiras que ajudam a aprimorar o fluxo de caixa.
  • Visão precisa do negócio com melhor gerenciamento de fluxo de caixa.
  • Controle dos ativos fixos ao longo do ciclo de vida do negócio.
  • Demonstração financeira atualizada para apoiar a tomada de decisões de negócios.
  • Redução do tempo em fechamento de livros contábeis.
  • Mais eficiência em cobranças por meio de conexões com instituições financeiras.
  • Acesso remoto a informações de negócios em qualquer lugar, hora e dispositivo.
  • Interação em tempo real com outros processos de negócios, como compras e vendas.
  • Relatório com lucros e perdas, análise de fluxo de caixa, balanço, orçamento, etc.

 

O sistema de controle financeiro do SAP B1 ainda dispõe de um banco de dados para organizar e agilizar processos de tributação, o que ajuda a cumprir os requisitos legais e fiscais de forma rápida e integral, simplificando o cálculo, o pagamento e a declaração de impostos.

A implementação do SAP B1 compõe os dois pilares cruciais que ajudam a aprimorar e aproveitar ao máximo a gestão financeira e contábil da empresa. A solução rastreia com precisão a maneira como as finanças do empreendimento funcionam e indica nuances do negócio. 

O sistema integrado oferece ferramentas essenciais para lidar com processos financeiros mais exigentes e conta com inúmeras ferramentas que permitem migrar o banco de dados do negócio para o SAP Business One, a fim de elevar os resultados.  

Ou seja, o SAP B1 é a chave para auxiliar as empresas em crescimento a terem um sistema de controle financeiro eficaz. Por meio de automatização e recursos avançados, ele ajuda a equilibrar a gestão e obter longevidade no mercado.

 

Como a Uppertools pode ajudar você? 

Somos uma empresa especialista em soluções ERP de alta qualidade e contamos com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas de empresas em crescimento. 

Somos parceiros da SAP no Brasil e fornecemos o SAP B1, além de recursos para atender as necessidades da transformação digital. Temos a solução certa para empoderar as empresas em crescimento.

Fale com um de nossos especialistas e descubra porque o SAP Business One é indispensável para a gestão financeira.