Setor de recursos humanos: como implementar em grandes empresas?

Saiba como promover a inovação na gestão empresarial
23 de abril de 2019

O setor de recursos humanos ainda é uma área vista por muitos empresários como um departamento que tem a única função de contratar e demitir funcionários. Porém, hoje ele tem um papel muito mais estratégico dentro das organizações e, no caso de grandes companhias, pode ter fator decisivo para o sucesso do negócio.

Tal importância é dada ao setor pelo fato de ele atuar diretamente na busca, formação e qualificação do maior patrimônio das empresas, que são seus colaboradores. Funcionários motivados e cientes da estratégia da empresa produzem mais e melhor, diferenciando o negócio em relação aos concorrentes.

Para auxiliar nesse processo de implementação do setor de RH em sua empresa, preparamos um artigo que mostra a importância desse time e quais suas funções nos dias atuais. Confira!

Qual a importância do RH?

O setor de Recursos Humanos dentro de uma empresa é muito mais que apenas entrevistar pessoas, contratar e demitir. Esse departamento tem a função de elaborar boas práticas entre a equipe com o objetivo de melhorar de forma geral a gestão do negócio.

Ao reconhecer os colaboradores da organização como recursos imprescindíveis ao bom funcionamento do seu negócio, o empresário precisa ter uma equipe de RH capaz de gerenciar todo o contingente, indiferentemente a seu tamanho, com estratégias e capacidade.

Nas grandes empresas, o RH está envolvido constantemente com o funcionamento de toda as áreas, atuando como mediador entre profissionais e a organização. Dessa forma, percebe-se a importância de se ter um departamento exclusivo para esse fim, que resultará em uma melhoria constante de todos os processos das organizações.

Quais as funções deste departamento?

O setor de RH desempenha uma série de funções dentro de uma empresa, que visam elevar a qualidade da sua equipe e dar melhores respostas às demandas de seus clientes. Além disso, o departamento tem função vital no gerenciamento de pessoas, atuando da seguinte forma.

Contratação

Tem a função de atrair, selecionar, entrevistar contratar novos colaboradores para as empresas. Esse processo pode ser interno, identificando talentos e promovendo-os em suas funções ou, então, buscando novos profissionais no mercado, de acordo com a necessidade pontual da companhia.

Treinamento

Manter uma equipe sempre pronta para os desafios que a empresa exige qualificação constante. Essa é uma das funções do RH, ao reconhecer as carências e buscar soluções que visem treinar melhor a equipe.

Inserir funcionários

É papel do RH a inserção dos novos funcionários na rotina da empresa, apresentando normas, condutas e preceitos, além de avaliar constantemente a qualidade e o desempenho dos colaboradores.

Conhecimento

O setor de RH também atua como responsável em manter atualizadas as informações dos funcionários da empresa, com toda a documentação necessária para sua avaliação e remuneração.

Deve ter, ainda, a posse de documentos que comprovam a formação profissional e acadêmica, nível de escolaridade, experiências anteriores, comprovantes de cursos e capacitações, entre outros dados dos funcionários.

Essas informações são fundamentais para que o setor de RH possa traçar um perfil dos colaboradores e identificar potenciais competências que mereçam promoção.

Retenção

Para que uma empresa tenha sucesso, deve investir fortemente na capacitação constante de seu time. Porém, um especialista eventualmente desperta o interesse da concorrência. Nesse ponto, o RH tem a função de reter esse colaborador, desenvolvendo ações de motivação e valorização do profissional.

Salários e benefícios

Acompanhar constantemente os benefícios e salários concedidos aos funcionários é um papel que toma um tempo enorme e que exige dedicação constante. Um setor de RH estruturado poderá desempenhar esta função evitando qualquer tipo de problema que possa vir a desagradar o trabalhador e reduzir sua produtividade.

Quais os benefícios que o RH traz?

Um RH traz uma série de benefícios para a empresa, que permitem uma análise aprofundada do perfil dos colaboradores. Essa análise permite a realocação do trabalhador em uma área que ele tenha mais aproveitamento, gerando melhor retorno e produtividade à companhia.

Além disso, é papel do RH fazer a seleção cirúrgica de profissionais, para que o preenchimento das necessidades da empresa ocorram da forma mais rápida possível e exigindo menor tempo de adaptação. Isso refletirá automaticamente nos ganhos da companhia.

Como implementar um departamento de RH?

A implantação de um setor de RH deve levar em consideração qual o perfil estratégico da empresa, para que o trabalho ocorra de forma alinhada. É fundamental ainda que o departamento apresente resultados mensuráveis e que agreguem valor à marca e às pessoas da organização.

Em contrapartida, é necessário que o gestor de recursos humanos tenha participação ativa nas reuniões do negócio, para que possa conhecer as necessidades e elaborar o melhor caminho para alcançar resultados. Sua visão deve ir além da mera seleção de pessoal e atuar com planejamento estratégico em busca de resultados.

Quais os principais desafios?

Um setor de RH tem uma série de desafios para que seja realmente eficiente. Para isso, é necessário que ele siga as novas tendências e se desapegue de velhos conceitos que norteiam as ações dos Recursos Humanos.

Além de lidar com os desafios, é preciso é ter uma visão mais estratégica do negócio que vá além de apenas atuar na contratação e demissão de funcionários. Ele precisa atuar como um elo forte entre os colaboradores e a empresa, entender o negócio e propor soluções com base na melhoria, aquisição ou capacitação dos funcionários.

Como vimos, um setor de RH é de fundamental importância para as empresas e deve ser visto como um departamento estratégico para o sucesso da organização. Além disso, a companhia deve investir em um software de gestão de pessoas, que seja integrado com os demais times. Isso garante respostas mais rápidas e a possibilidade de o gestor ter dados sempre concretos e atualizados para os processos decisórios.

Agora que você já conhece o papel do setor de recursos humanos e sua importância para a organização de uma companhia, o convido a conhecer o sistema SAP Business One da Uppertools, que oferece o que há de mais moderno e qualificado em Gestão de Pessoas e sistema de folha de pagamento. Veja as vantagens para a sua empresa!