Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Seis formas de convencer o seu chefe a adotar um novo ERP

Enquanto os funcionários mais próximos das linhas de frente sofrem com sistemas desatualizados e com a gestão do negócio através de processos manuais, os executivos muitas vezes precisam de uma justificativa bastante racional para considerarem um software ERP.

E se já é difícil sugerir a implementação de um primeiro sistema, o que podemos dizer sobre a substituição dele por um novo ERP? Alguns executivos são completamente avessos a riscos e não gostam nem de ouvir falar sobre o assunto.

Mas há que se pensar no futuro da organização e, muitas vezes, lá na frente, as empresas podem simplesmente se render a uma ineficácia operacional por causa do modelo atual.

Então, a saída é a mudança do sistema de gestão em tempo hábil para que a organização não chegue à beira do abismo. Sem medo, tenha em mente: o ERP ideal para a empresa é aquele que irá gerar os melhores resultados, com o menor impacto.

Partindo dessa informação, você pode ser capaz de preparar o caminho para um novo software para toda a sua organização. Está sem argumentos para convencer a chefia? Dê uma olhadinha nesses:

Aponte os impactos negativos do sistema atual
Normalmente as empresas levam muito a sério as questões que envolvem a perda de lucros. Dessa forma, tente reunir uma munição quantitativa para usá-la na argumentação. Prove que o sistema de ERP usado atualmente não está em ordem. Exemplifique mostrando a percentagem de pedidos de clientes que é perdida mensalmente por causa de uma incapacidade que existe de prever a demanda ou de gerenciar pedidos de inventário? Faça um panorama com a métrica dos concorrentes.

Concentre-se nos benefícios
Da mesma forma que você apontou as desvantagens do sistema atual, mostre os benefícios que um novo ERP trará para a empresa dali para frente. Você pode achar que estamos falando mais do mesmo, no entanto, os impactos negativos e benefícios potenciais são dois conjuntos distintos de métricas. Explicite que pode haver um sólido retorno sobre a análise dos investimentos.

Apresente terceiras opiniões
Às vezes é necessário buscar depoimentos favoráveis, de empresas que passaram pela mudança de ERP, para fortalecer a sua tese. No entanto, esteja certo de que a opinião é verdadeira e não está ligada a nenhum fornecedor.

Demonstre engajamento para reduzir o risco do projeto
Falhas em implementações são como um fantasma que assombra os executivos. Para eles, não há nada pior. Então, jogue limpo. Ao invés de tentar esconder os riscos de um novo ERP, destaque um bom plano de gestão de riscos que possa identificar e minimizar qualquer possibilidade de perigo.

Aposte nas mudanças organizacionais
Não há como falar de um novo ERP sem uma eficaz gestão de mudança organizacional. A gestão eficiente é capaz de minimizar significativamente os riscos em uma nova implementação de sistemas. Afinal, é fundamental evitar e neutralizar as resistências às mudanças que surgirão para que a implantação do ERP atinja o sucesso.

Sugira bons fornecedores
Escolher um bom fabricante de ERP é fundamental. E, para isso, é bom comparar alguns. Avalie os serviços e suportes oferecidos. Ofereça ao seu chefe as opções de fornecedores que podem ajudar a empresa a obter o melhor resultado, que apresentaram um caráter mais consultivo e atento às customizações necessárias. Assim você fará um trabalho redondo, que mostra a necessidade da mudança, prova que ela é essencial e sugere como fazê-la.

Você também acha que sua empresa deveria implementar um novo ERP? Que argumentos você usaria Para convencer o chefe? Conte para a gente!

x

Conheça o SAP Business One e dê o próximo passo na sua empresa

Form_Modal_Leave
× Fale Conosco