A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) decidiu que irá retirar do ar, a partir de 1º de janeiro de 2017, o download dos emissores gratuitos para Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Para justificar a decisão, a secretaria argumenta que o Fisco paulista observou um grande contingente de contribuintes que está adotando soluções integradas. Em recente levantamento feito pela Secretaria da Fazenda, foi constatado que 92,2% das notas fiscais eletrônicas foram geradas por empresas que optaram por emissores próprios. Já para o CT-e, 96,3% dos documentos são gerados por emissores próprios.
Aviso
Os contribuintes que tentarem realizar o download dos emissores gratuitos ao longo deste ano serão informados de que isso não será mais possível em 2017.
A Sefaz de São Paulo ainda aproveitou para orientar que os contribuintes que já têm o emissor instalado devemmigrar para soluções integradas, antes que novas regras de validação da NF-e e do CT-e façam com que suas versões do emissor gratuito fiquem obsoletas e impeçam o seu correto funcionamento.
Fonte: Grupo Skill