Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

SAP para PME: qual a diferença?


Nos últimos anos, as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) têm operado num ambiente de negócios extraordinário, marcado principalmente pela feroz concorrência e crescente globalização. E assim como as grandes multinacionais, elas também estão enfrentando inúmeros problemas econômicos e já se preparam para responder à altura e fazer mudanças em aspectos fundamentais. Para François Hisquin, CEO da Octo Technology, “as empresas menores precisam ser bem mais ágeis”.

Mas para competirem com grandes empresas e garantirem a sua sobrevivência, elas devem dispor de uma maior flexibilidade para se transformar e inovar. Logo, a adoção de um ERP é fundamental, pois permite que as PMEs conduzam o crescimento do negócio e aumentem sua lucratividade. O sucesso dessa solução é tanto que, hoje, 79% dos clientes da SAP Brasil são PMEs. Vamos ver como a sua implementação pode gerar benefícios para organizações destes portes? Acompanhe:

Acesso a recursos para expandir os negócios
Conforme as pequenas e médias empresas expandem seus negócios, muitas enfrentam as terríveis restrições em relação aos seus recursos organizacionais, prejudicando a sua capacidade de cumprir as estratégias de crescimento no prazo correto. Mas, nos dias atuais, elas podem contar com um maior número de opções de ferramentas e recursos para expandir o negócio e manter a flexibilidade.

Isso ocorre devido à crescente disponibilidade de sistemas e ferramentas de TI e ao acesso à tecnologia, que hoje tem uma melhor relação custo-benefício do que no passado. Ao investirem num ERP, as PMEs podem estabelecer uma base tecnológica para o crescimento sustentável de longo prazo no mercado global.

Entre os benefícios gerados por ele podemos citar a redução dos custos, a melhoria no desenvolvimento de produtos e serviços e o aperfeiçoamento do atendimento ao cliente. Além disso, o acesso a ferramentas e recursos está mudando a vantagem competitiva das grandes companhias para as PMEs, proporcionando novas oportunidades para competir.

Maior resiliência e flexibilidade
Ampliar recursos em meio a condições econômicas incertas é, evidentemente, um grande risco. Mesmo assim, os gestores precisam priorizar o crescimento do negócio para sobreviverem no mercado. Logo, adotar um ERP para acompanhar esse crescimento é a melhor solução, já que ele garante a resiliência e escalabilidade – as características mais importantes para as empresas que buscam a expansão contínua.

Por ser implantando na nuvem, o software de gestão empresarial também garante a flexibilidade, eliminando assim os investimentos em sistemas de TI para armazenar informações e em equipes para gerencia-los. “Ter custos fixos limitados associados ao nosso modelo de negócio é um benefício enorme, pois nos mantém flexíveis”, cita Para John Evarts, diretor financeiro e de operações da Mediafly.

“A nuvem torna as informações muito mais acessíveis. Ter uma base em nuvem significa que podemos solucionar problemas de qualquer lugar, determinar qual é carga de trabalho da tarefa e implantar recursos em tempo real”, diz ele. Agora, todos podem transformar um tablet numa “caixa registradora”, e uma empresa de apenas três pessoas pode ter acesso a um sistema ERP, o que não era possível num passado não tão distante.

Melhoria de desempenho e aumento dos lucros
Conforme expandem suas organizações, as PMEs que adotam um ERP podem ter uma vantagem competitiva sobre as companhias de grande porte: a velocidade com que a tecnologia está mudando. Isso porque algumas destas empresas estão sobrecarregadas com sistemas obsoletos, que geram atrasos e não oferecem agilidade.

“Quanto mais você confiar em tecnologias de uso geral para inventar, construir e entregar o seu produto, mais fácil se tornará a expansão da empresa”, explica Thomas Eisenmann, professor de administração de empresas da Harvard Business School.

O ERP também é capaz de otimizar o fluxo de caixa, margens e administração financeira, proporcionar o acesso móvel mais seguro, simples e em tempo real às informações importantes, auxiliar os gestores para as tomadas de decisões mais rápidas e automatizar os processos comerciais, reduzindo assim os riscos e os custos e melhorando o desempenho da empresa

Então, viu como o ERP pode promover o sucesso de seus negócios? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre ela, basta deixa-la nos comentários!