Presidente do local, Stefan Wagner, afirma que 15% da força de trabalho do laboratório está sendo treinada na metodologia e foco principal é ouvir necessidade do cliente.
Clientes e parceiros SAP, em breve, terão mais um ponto de apoio à inovação no País. O SAP Labs América Latina, localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, está com obras de expansão em andamento. Desde junho desde ano, é de conhecimento público que a fabricante alemã aportou mais R$ 50 milhões para a duplicação do local. Mas a dinâmica do centro – hoje muito voltada à localização de software – irá mudar. Isso porque, como afirmou Stefan Wagner, presidente do SAP Labs, será instalado no prédio ainda em construção um centro de inovação completo e com profissionais totalmente capacitados em design thinking.
Coinovação, design thinking, espaço para recebimento de clientes e até uma área chamada de ‘dream zone’, para demonstração de provas de conceito, formarão este centro de inovação. E antes que você questione o futuro do laboratório de coinovacão instalado em São Paulo, Wagner garante que não haverá competição ou cancelamento do projeto existente, o que a companhia está fazendo é apenas expandir esse tipo de trabalho, o qual ele diz ter uma grande demanda no País, referindo-se aos 40 parceiros que já integram a rede do Co-Innovation Lab paulista.
O trabalho com design thinking, especificamente, Wagner quer dividir em dois pilares, um interno, com os funcionários, e outro externo, com os clientes. “É muito importante que nossos funcionários utilizem design thinking, estamos convencidos de que, com essa metodologia, podemos desenvolver produtos mais focados nos clientes. Queremos nossos empregados pensando em soluções para os clientes. Nesse ano, todos os gerentes estão recebendo formação. Mais de 15% da força de trabalho do Labs está sendo treinada nessa metodologia”, ressalta.
Já com os clientes, o executivo avisa que o esforço consistirá em convidar esses usuários para participarem de workshops de inovação, com a participação de especialistas em design thinking. Será um momento, também, para ouvir feedbacks e usar essas informações nas iniciativas de desenvolvimento.
Questionado sobre qual seria o principal desafio ou a maior dificuldade para os funcionários do Labs nesse novo momento do local, Wagner foi enfático ao frisar o diálogo com clientes. “A coisa mais importante para o sucesso é ouvir, falar o máximo possível com os clientes. Falamos de engajamento do consumidor e temos diferentes formas de fazer isso. Enviamos diversos colaboradores para visitar clientes e eles entenderam onde éramos bons e onde precisávamos melhorar, é ouvir e ver o que pode ser feito, fazer uma troca de conhecimento.”
Fonte: http://informationweek.itweb.com.br/11424/sap-labs-da-atencao-especial-ao-design-thinking/