Com a oferta do B1 Cloud, que iniciou no Brasil em janeiro deste ano ao firmar um contrato de parceria com a Sonda IT, a SAP quer ir além das pequenas e médias empresas: quer ir às pequenas mesmo.
Se o tradicional mercado SMB da multi alemã envolvia empresas com faturamento até R$ 100 milhões ao ano, agora se expande para aquelas que ainda tentam chegar nisso: o faturamento da nova fatia não é revelado, mas podem ser companhias de cinco a dez funcionários, que adquirem o sistema como serviço na nuvem a menos de R$ 500 mensais.
“Claro que o valor varia em função de serviços, suporte, mas em termos de licença é ao redor disso”, contou o diretor de Business One da SAP Brasil, Pedro Patrício, durante o SAP Partner Summit nesta quinta-feira, 23, em Cancun.
Um bom chamariz, ao que vem parecendo: de janeiro para cá, a SAP fechou sete contratos no país no novo modelo, e ainda em 2012 pretende fechar pelo menos mais 50.
Na análise de Patrício, o ERP em nuvem permite competir com softwares de gestão oferecidos por pequenos fornecedores, que acabam ganhando a confiança e o dinheiro das pequenas empresas.
Com o adicional da grife: “Há, ainda, o conceito que um sistema do porte do SAP, com toda sua história, representa. É com certeza um passo de consolidação para a empresa usuária”, avaliou o diretor.
MERCADÃO De janeiro para cá, dos 25 canais de B1 que a SAP tem no Brasil, 14 já fecharam contrato com a Sonda para atuar com a oferta em nuvem.
“Este é o maior sinal de que se tem um mercado muito promissor, muito forte para a solução. Os parceiros acreditam e aproveitam a oportunidade”, destacou Patrício.
E que oportunidade: só no universo B1, a SAP tem hoje mais de 1,3 mil clientes no país.
No primeiro semestre deste ano, a fatia de SMB nos resultados da companhia por aqui cresceu 61% em faturamento, em relação ao mesmo período de 2011. Falando só da linha B1, a expansão foi de 97% no mesmo intervalo.
“O Brasil é o mercado de maior crescimento do B1 no mundo. Os clientes sabem que, com o ERP, pequenas e médias podem ter todas as nossas linhas de tecnologia, e com grandes vantagens. A versão mobile, por exemplo, levam de graça: basta baixar no iPhone”, finaliza o diretor.
Fonte: http://www.baguete.com.br/noticias/24/08/2012/sap-erp-por-menos-de-r-500-ao-mes