Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

SAP B1: o melhor sistema de gestão para as filiais

Se você é uma daquelas pessoas que acha que um sistema de gestão avançada, como o SAP B1 (SAP Business One), é algo apenas para grandes empresas, temos uma coisa para te dizer: você está enganado. Um sistema ERP serve, dentre outras coisas (que vamos abordar mais adiante), para controlar e monitorar informações com mais facilidade e de maneira centralizada.

Então, se você preside ou dirige uma empresa pequena, talvez “braço de uma instituição matriz”, e tem muitos dados para controlar, o SAP B1 também atende a sua necessidade. Para saber o que é um sistema de gestão ou o porquê investir em um ERP para filiais, continue a leitura deste artigo.

O que é um ERP?

Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão avançada que permite fácil acesso e integração com os dados de determinada organização. Com as informações reunidas pelo ERP, é possível fazer diagnósticos aprofundados para tomadas de decisão que reduzem custos e aumentam a produtividade.

Essa tecnologia favorece a análise de dados e processos. Tal facilidade proporciona decisões mais assertivas e ajuda o gestor a melhorar procedimentos internos, integrar atividades entre diferentes setores, elevar o crescimento e rentabilidade da empresa. Com a centralização das informações, o fluxo dos dados corporativos se torna mais fluido e facilmente compartilhado.

Em linhas gerais, o sistema ajuda o setor financeiro (contas a pagar e a receber) a monitorar as vendas e acompanhar os pedidos de compras. Também auxilia na gestão de pessoas, fornecendo dados a respeito da produtividade da equipe, por exemplo. E tudo isso com o mínimo de intervenção humana, mitigando os riscos do trabalho manual e repetitivo.

Imagine só se cada departamento utilizasse um sistema diferente, a quantidade de erros nas informações que poderiam acontecer. Com certeza, comprometeria a produtividade da empresa. Por outro lado, a integração de dados aumenta a eficiência e promove mais agilidade aos processos. A comunicação entre as equipes também é facilitada e os problemas são resolvidos em tempo recorde.

Como aplicar essa tecnologia no setor industrial?

A indústria é um setor dinâmico e competitivo por essência. As empresas do setor industrial vivem a inovação no dia a dia. Porém, para crescer e se destacar neste mercado, é preciso planejar bem as decisões e agir de forma estratégica. Por isso o ERP é importante também para este segmento.

Como já mencionamos, ele é indicado para empresas de todos os portes, atendendo necessidades específicas de cada organização, praticamente de forma personalizada. Independentemente de seu uso ser destinado à empresa matriz ou subsidiárias, a eficácia é a mesma. Porém, um ERP para a indústria deve ser visto de outra perspectiva.

O ERP industrial capacita a gestão do chão de fábrica e também transforma o processo de manufatura. Segundo um estudo da consultoria Panorama Group, o setor industrial que mais utiliza ERPs é a manufatura, representado por 33% das empresas.

Um bom ERP industrial deve oferecer:

  • Controle de produção – é importante poder controlar e visualizar o chão de fábrica e suas entregas em tempo real. Com isso, é mais fácil controlar o cronograma de entregas com precisão, avaliar investimentos em capital humano, maquinário e insumos.
  • Alinhamento entre as áreas – esse software deve funcionar como um elo para unificar a gestão da empresa, processos e setores, conectando informações.
  • Flexibilidade – ele deve permitir que você altere a rota a qualquer momento, se necessário. Cabe ao gestor decidir o que é importante para a empresa.
  • Ser específico para a indústria – ele deve ser capaz de entender processos e contribuir para mensurar corretamente os indicadores definidos.

A seguir, vamos entender como os sistemas de gestão (ERP), entre as quais o SAP Business One, podem auxiliar as subsidiárias ou startups.

Como o sistema de gestão ERP auxilia subsidiárias e startups?

Embora o conceito de startup seja uma empresa recém-criada, com um alto investimento e potencial de crescimento, e subsidiárias sejam empresas “secundárias”, que dependem de uma matriz, ter um sistema de gestão logo de início é muito importante para ter insumos para planejar de maneira mais assertiva os próximos passos.

Justamente pensando em todo valor que foi investido no negócio, reduzir custos e evitar erros se torna crucial. E quanto antes tiver uma visão 360º da organização, mais ágeis serão as tomadas de decisão. Startups, por essência, têm a tecnologia em seu dia a dia e a cultura de automação dos processos. Não poderia ser diferente no que diz respeito à gestão. A seguir, listamos alguns dos benefícios de um ERP, como o SAP B1, na gestão de subsidiárias ou startups:

  • Aumentar a eficiência – um modelo de negócio ágil e um volume de negociações alto é ótimo para o crescimento da empresa, mas bastante complexo no que tange à gestão. É preciso coletar os dados e armazená-los de maneira unificada, sem perder a qualidade.
  • Evitar erros – com a dinamicidade de uma startup e vários setores trabalhando simultaneamente em um mesmo projeto, um erro ou falha comprometeria todo o desempenho do negócio.
  • Automatização – com um ERP para startups, existe uma padronização de processos internos, digitalização e melhoria no nível de profissionalismo da empresa.

Como podemos ver ao longo do artigo, são inúmeras as vantagens de poder contar com um sistema de gestão, independentemente do porte de sua organização.

As soluções ERP da Uppertools podem ajudar a sua empresa

A Uppertools é especialista em soluções ERP, sistema de gestão de alta qualidade, e conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias em processo de transformação digital. Parceira da SAP no Brasil, a empresa fornece o SAP Business One (SAP B1) e é a fabricante da suíte certificada BR One.

Nosso time de profissionais está preparado para auxiliar a sua empresa no gerenciamento de gestão, trazendo inteligência estratégica aos processos e toda nossa expertise para elevar os resultados da sua empresa. 

Conheça mais sobre a Uppertools.