Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

SAP B1: o ERP ideal para o controle de inventário da indústria

SAP B1: o ERP ideal para o controle de inventário da indústria

O controle de inventário é um processo crucial do gerenciamento da cadeia de suprimentos, pois rastreia os níveis de estoque e o fluxo de produtos, seja entregando matérias-primas aos fabricantes ou atendendo pedidos de outras empresas. 

Esta ação é a força motriz para a longevidade dos negócios, pois ajuda as empresas em crescimento a minimizar custos, melhorar o fluxo de caixa e aumentar a lucratividade. 

Contudo, sem um mapeamento de processos eficaz na gestão de estoque, as companhias não conseguem identificar o estado atual dos produtos armazenados, desde as matérias-primas até produtos semiacabados e acabados. 

Neste material, vamos esclarecer como o SAP Business One (SAP B1) é o software de gestão ideal para realizar o controle de estoque e fornecer informações de inventário em tempo real para toda a organização. Acompanhe.

 

Como o SAP B1 para ajuda a realizar o controle de estoque?

Em um cenário cada vez mais desafiador, contar com um software de gestão (ERP) para o controle de estoque é essencial na gestão empresarial. O SAP B1 oferece recursos como integração com sistemas de logísticas, gerenciamento de estoque e rastreamento em todas as etapas, ou seja, trata-se de uma ferramenta essencial para impulsionar os resultados.

Ele permite que todos os colaboradores tenham acesso a informações de estoque em tempo real, por meio de um dashboard (painel) simples e intuitivo. Com isso, é possível monitorar o inventário e alocar um orçamento para a compra de mercadorias, de acordo com os requisitos necessários.

Além disso, os representantes de vendas também têm acesso à atualização em tempo real da disponibilidade de produtos armazenados para conduzir as vendas.

Uma das principais vantagens do SAP B1 para as indústrias é o mapeamento de processos de todo ecossistema do negócio. O software mostra a situação exata do estoque, com informações sobre matérias-primas, estágio de finalização de produtos, além da localização de cada item no armazém.

Sem este mapeamento dos processos com apoio de um sistema ERP inteligente, como o SAP Business One, as empresas encontram alguns obstáculos. Confira: 

  • A incapacidade de localizar materiais essenciais.
  • Armazenar produtos em local errado.
  • Excesso de estoque e menos espaço de armazenamento disponível.
  • Procedimentos de controle de inventário errôneos.
  • Erros humanos.
  • Mercadorias rastreadas incorretamente ou sem rastreamento.

O SAP B1 para a indústria ajuda a gerenciar processos de negócios e eliminar esses gargalos, pois coleta dados que rastreiam os produtos armazenados e todas as transações de estoque da empresa. Tudo isso em uma ferramenta flexível e simples de usar.

Descubra os 5 principais benefícios do SAP B1 para controle de estoque:

1 – Controle de entrada e saída 

Acompanhamento sobre a localização de produtos, valores, transferências e contagem cíclica automatizada.

2 – Gestão de armazenamento

O SAP B1 para controle de estoque dispõe de relatórios e modelos no painel sobre gastos e receitas, cadastramento de itens e muito mais.

3 – Localização 

Vincula vários locais de depósito, com funções no processo de separação e preparação dos produtos e regras de alocação.

4 – Gestão de produtos

Gerencia com eficiência os itens comprados, produzidos, vendidos e armazenados no estoque. 

5 – Precificação

O SAP Business One permite criar listas de preços separadas para ter mais flexibilidade ao oferecer vários preços ou pacotes aos clientes. 

 

Ou seja, o controle de estoque pode ser mais simples e eficaz com o SAP Business One. Investir no SAP para controle de inventário significa eliminar problemas operacionais e expandir os negócios, com uma gestão assertiva.

 

Como potencializar a gestão de estoque do SAP Business One?

Para ter um controle de estoque eficaz, é necessário ter informações sobre toda a operação, como compras, novos pedidos, remessa, armazenamento, recebimento, satisfação do cliente, prevenção de perdas e rotatividade. 

O SAP Business One é essencial para conduzir essa tarefa. Contudo, com foco em elevar os recursos do software de gestão, a Uppertools desenvolveu uma extensão para potencializar o SAP B1 nas operações de negócios, o BR One

O BR One é um conjunto de soluções que potencializa as funcionalidades do SAP B1 em operações da indústria, garantindo ainda mais agilidade, produtividade e eficiência na gestão dos processos internos. 

Essa solução conta com recursos específicos de controle de inventário que muitas empresas sentem falta, como a automatização de controles de estoque. 

O BR One garante uma gestão mais eficaz, baseada nos parâmetros estipulados pela empresa, além de gestão de validade com controles de lotes e rastreabilidade de ponta a ponta. Isso permite identificar o leadtime ( indicador do no processo de compra até a entrega ao cliente) de cada produção e visualizar os recursos disponíveis. 

Confira os principais benefícios do BR One para controle de estoque

  • Aferição da qualidade de cada material.
  • Apontamento de refugo e estornos da produção.
  • Apontamento de movimentações de estoque através de terminais e leitores de código de barras.
  • Gestão através do MRPI, MRPII e CRP
  • Controle de remessa e retorno de beneficiamentos. 

Sendo assim, combinando o poder do SAP Business One com os recursos do BR One, toda empresa em crescimento que deseja superar os desafios de controle de inventário e ter uma gestão mais eficaz pode implementar as ferramentas.

 

Como a Uppertools pode ajudar?

Somos uma empresa especialista em soluções ERP de alta qualidade e contamos com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas de empresas em crescimento. 

Fornecemos o BR One, da família de produtos certificados pela SAP, além de recursos para garantir um controle de inventário mais eficiente e atender às novas demandas da indústria. Temos a solução certa para empoderar as empresas em crescimento.

Fale com um de nossos especialistas e descubra porque o SAP Business One é o ERP ideal para o controle de inventário.