Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Saiba mais sobre o sistema ERP

erp.jpg

O Enterprise Resource Planning (ERP) é uma ferramenta que integra todos os sistemas utilizados por uma empresa. Funcionando como plataforma, controla as operações e o planejamento da companhia, além de interligar todos os departamentos. Com isso, o gestor consegue acompanhar em tempo real o desempenho das diversas áreas.

A criação das redes de computadores, na década de 1980, marca o surgimento do ERP. Ao longo de mais de 30 anos, o sistema conquistou importância no cenário empresarial. A plataforma ganhou novos módulos e se consolidou como a principal  tecnologia de integração. Há diversos tipos de ERP no mercado, mas o principal deles é o sistema SAP.

Utilidade – Na prática, o ERP pode ser definido como um banco de dados com informações que interagem e se realimentam. Por exemplo, a ordem de venda inicia um processo que recebe acompanhamento em tempo real até virar produto final alocado no estoque. Esse monitoramento permite a redução de gastos e o ajuste na estruturação da cadeia produtiva.

Entre as vantagens da implantação do ERP, destacam-se:

  • Excluir as interfaces manuais;
  • Aprimorar o fluxo e a qualidade da informação;
  • Suprimir as redundâncias nas atividades;
  • Abreviar o tempo de resposta;
  • Diminuir as incertezas de load time;
  • Estimular melhores práticas nos processos;
  • Abreviar o tempo dos processos gerenciais;
  • Diminuição do volume de estoque.

A integração gerada com a implantação da plataforma ERP abrange áreas como financeiro, contabilidade, recursos humanos, produção, marketing, comercial/vendas, pesquisa e desenvolvimento, suporte e logística. Os setores rapidamente constatam a aceleração dos processos, aumentando o nível de confiança nas informações consolidadas pela plataforma e reduzindo o retrabalho. O ganho de produtividade acontece em curto espaço de tempo e é logo constatado.

Liderança – Entre os diversos tipo de ERP disponíveis no mercado, o mais utilizado é o SAP. Criado há 35 anos, esse sistema de integração tem uma legião fiel de clientes. A garantia de resultados e a solidez da plataforma tornaram o sistema SAP referência entre as grandes empresas.

A novidade é o SAP Business One, uma solução desenvolvida especialmente para micro e pequenas empresas. A plataforma automatiza e acelera processos empresarias. O empreendedor centraliza as informações e tem melhores condições de elaborar o planejamento estratégico de seu negócio.

Algumas funcionalidades se destacam. O SAP Business One permite acesso remoto às informações graças ao seu aplicativo para smartphone. Desenvolvido para operar em módulos, sua implementação leva um tempo reduzido.

Sua estrutura de módulos o torna customizável. Dessa forma, o cliente pode implantá-lo por etapas, levando-se em conta as demandas da empresa e permitindo que a companhia implemente a plataforma a partir de seu planejamento. Outra vantagem do SAP Business One se relaciona ao suporte do fornecedor, bem como o treinamento da equipe que utilizará o sistema na empresa. Tais características do produto dão mais tranquilidade aos usuários.

Independentemente do tamanho ou da área de atuação da empresa, a implantação da ferramenta ERP é vital para garantir a competitividade e a saúde financeira do negócio. O retorno do investimento – uma das principais preocupações dos gestores – se dá em um curto espaço de tempo.