O Enterprise Resource Planning (ERP) é uma ferramenta que integra todos os sistemas utilizados por uma empresa. Funcionando como plataforma, controla as operações e o planejamento da companhia, além de interligar todos os departamentos. Com isso, o gestor consegue acompanhar em tempo real o desempenho das diversas áreas.
A criação das redes de computadores, na década de 1980, marca o surgimento do ERP. Ao longo de mais de 30 anos, o sistema conquistou importância no cenário empresarial. A plataforma ganhou novos módulos e se consolidou como a principal tecnologia de integração. Há diversos tipos de ERP no mercado, mas o principal deles é o sistema SAP.
Utilidade – Na prática, o ERP pode ser definido como um banco de dados com informações que interagem e se realimentam. Por exemplo, a ordem de venda inicia um processo que recebe acompanhamento em tempo real até virar produto final alocado no estoque. Esse monitoramento permite a redução de gastos e o ajuste na estruturação da cadeia produtiva.
Entre as vantagens da implantação do ERP, destacam-se:
- Excluir as interfaces manuais;
- Aprimorar o fluxo e a qualidade da informação;
- Suprimir as redundâncias nas atividades;
- Abreviar o tempo de resposta;
- Diminuir as incertezas de load time;
- Estimular melhores práticas nos processos;
- Abreviar o tempo dos processos gerenciais;
- Diminuição do volume de estoque.
A integração gerada com a implantação da plataforma ERP abrange áreas como financeiro, contabilidade, recursos humanos, produção, marketing, comercial/vendas, pesquisa e desenvolvimento, suporte e logística. Os setores rapidamente constatam a aceleração dos processos, aumentando o nível de confiança nas informações consolidadas pela plataforma e reduzindo o retrabalho. O ganho de produtividade acontece em curto espaço de tempo e é logo constatado.
Liderança – Entre os diversos tipo de ERP disponíveis no mercado, o mais utilizado é o SAP. Criado há 35 anos, esse sistema de integração tem uma legião fiel de clientes. A garantia de resultados e a solidez da plataforma tornaram o sistema SAP referência entre as grandes empresas.
A novidade é o SAP Business One, uma solução desenvolvida especialmente para micro e pequenas empresas. A plataforma automatiza e acelera processos empresarias. O empreendedor centraliza as informações e tem melhores condições de elaborar o planejamento estratégico de seu negócio.
Algumas funcionalidades se destacam. O SAP Business One permite acesso remoto às informações graças ao seu aplicativo para smartphone. Desenvolvido para operar em módulos, sua implementação leva um tempo reduzido.
Sua estrutura de módulos o torna customizável. Dessa forma, o cliente pode implantá-lo por etapas, levando-se em conta as demandas da empresa e permitindo que a companhia implemente a plataforma a partir de seu planejamento. Outra vantagem do SAP Business One se relaciona ao suporte do fornecedor, bem como o treinamento da equipe que utilizará o sistema na empresa. Tais características do produto dão mais tranquilidade aos usuários.
Independentemente do tamanho ou da área de atuação da empresa, a implantação da ferramenta ERP é vital para garantir a competitividade e a saúde financeira do negócio. O retorno do investimento – uma das principais preocupações dos gestores – se dá em um curto espaço de tempo.