A inovação na gestão empresarial desempenha um papel fundamental no sucesso de uma organização. Processos, funções, dados, funcionários: tudo deve obedecer a uma nova linguagem, chamada inovação. O estilo de gerenciamento do futuro não é mais caracterizado por comando e controle. Hoje, para que as empresas tenham sucesso, a gerência deve confiar não apenas em novos estilos de liderança, mas em ferramentas tecnológicas disruptivas.
Consequentemente, essa inovação gerou uma enorme mudança de paradigma na maneira como os negócios são conduzidos, abrindo o caminho para um ambiente que deseja e exige mais. As expectativas estão subindo para taxas alarmantes, e o desenvolvimento dos negócios deve acompanhar essa velocidade da inovação.
Por isso, neste artigo, apresentamos a importância de investir em inovação e em gestão empresarial para se diferenciar dos concorrentes e continuar crescendo, além de dar algumas dicas para ajudar a melhorar a gestão do seu negócio. Continue para saber mais!
Por que investir em inovação na gestão empresarial?
Inovar significa investir dinheiro, tempo, equipes e outros recursos disponíveis para aumentar o desempenho de sua empresa. Novos produtos, serviços ou renovação no modelo de negócios diferenciam a sua empresa das demais no mercado. Se você investe e usa a inovação como algo habitual, então é alguém que trabalha continuamente na melhoria de seus processos atuais para tornar a organização mais eficiente.
Essas novidades podem trazer expansão no mercado, um novo segmento de clientes, fluxo de receita adicional e mais lucratividade. Por outro lado, sem inovação, você continuará a trabalhar sempre da mesma maneira e sem perspectivas de crescimento. Além disso, esse processo deve ser algo constante, pois é sempre apenas uma questão de tempo até que alguém surja com uma inovação disruptiva, que eventualmente será superior à sua oferta — a menos que você seja o inovador.
Como implementar uma cultura de inovação na gestão empresarial?
As tentativas de criar uma cultura de inovação — na qual os funcionários compartilham novas ideias e, em seguida, usam processos rápidos e baratos para levar as soluções inovadoras ao mercado — muitas vezes, é um grande desafio.
Você pode ter sucesso ao adotar uma liderança melhor ou diferenciando seus produtos e serviços, mas a inovação é uma grande fonte para alcançar ambos, separadamente ou ocasionalmente, até ao mesmo tempo. Embora não exista uma solução simples ou uma maneira correta de construir uma cultura de inovação, há algumas dicas práticas de como atingir esse objetivo. Veja, a seguir, algumas delas:
Utilizar ferramentas que incentivem a inovação
Até mesmo as melhores ideias não obterão sucesso se o valor que elas trazem para a organização não ficar claro. Muitas empresas investem em programas de inovação para trazer novos projetos, mas não fornecem aos indivíduos as ferramentas ou estruturas para mostrar por que essas ideias valem a pena.
É comum que os funcionários não aprendam como apresentar novas ideias, mas apenas o que fazer com aquelas que surgem. Por isso, é importante investir em ferramentas que incentivem a inovação, como as seguintes:
- Design Thinking;
- Diagnóstico da Inovação;
- 5W2H;
- Entre outros.
O importante é que os colaboradores tenham acesso a meios de desenvolver novas ideias e apresentá-las, de forma clara, a seus colegas e gestores diretos.
Criar canais de comunicação internos
Para que uma política de inovação na gestão empresarial seja implementada com sucesso, é necessário que os funcionários e gestores tenham canais eficientes e seguros para a troca de informações. Esse cuidado se faz necessário porque, por meio de canais de comunicação, é possível manter os líderes e colaboradores inteirados a respeito da situação da empresa, o que lhes permite conhecer seus problemas e pensar em soluções.
A única maneira de lidar com a barreira da comunicação na empresa é aprender a ser mais rápido que as fofocas e disponibilizar prontamente notícias internas, não apenas em momentos de crise, mas também em todas as operações do dia a dia.
Uma combinação de novos procedimentos, habilidades e tecnologias é necessária para criar confiança e transparência na equipe, que são ingredientes fundamentais para a inovação. Isso permite que as empresas permaneçam no controle das mensagens que enviam, em vez de deixar a informação suscetível para as interpretações individuais.
Investir em tecnologia
Hoje em dia, a tecnologia tem conquistado inúmeros avanços, e muitas dessas inovações beneficiam diretamente as operações de um negócio. Por esse motivo, todas as empresas devem continuamente reinvestir em si mesmas. E isso é especialmente verdade com quase tudo relacionado a melhorias feitas nos domínios da tecnologia.
Avanços tecnológicos geralmente fazem as coisas funcionarem de forma mais eficiente. Isso reduz os erros cometidos no local de trabalho, otimiza a produtividade e aumenta o fluxo de caixa e receita. Embora investir em tecnologia envolva certa quantia de despesa, você economiza muito dinheiro durante um longo período de tempo.
Incentivar a troca de ideias com colaboradores
Embora várias companhias abram espaço para a inovação, elas não fornecem um espaço realmente seguro para compartilhar ideias. Isso acontece porque, por mais que se tente incentivar a criatividade, os fracassos não são realmente aceitos como oportunidades de aprendizado. Eles ainda são considerados como “erros e falhas”.
Essa ideia cria medo entre aqueles que têm boas ideias, mesmo que sejam projetos de risco. Ao criar um espaço de colaboração e troca de ideias entre os colaboradores, é possível gerar uma atmosfera segura para a inovação. Assim, um membro da equipe pode focar em ajudar outros funcionários na construção de soluções inovadoras para desafios específicos.
Formar parcerias estratégicas
Não é exatamente uma novidade que o processo de inovação na gestão empresarial não é uma tarefa simples. Afinal, quando ele é iniciado, tudo ainda é novo, e muitos erros podem ocorrer, fazendo com que a companhia leve mais tempo para alcançar os resultados que deseja. Por essa razão, é interessante que o time de gestores procure o suporte de parcerias especializadas, com os conhecimentos e a experiência que se fazem necessários para orientar seus colaboradores.
Ao tomar esse cuidado e buscar o apoio de profissionais com expertise no desenvolvimento e na implementação de ideias inovadoras, a empresa abre espaço para que a curva de aprendizado de seus colaboradores seja bem menor. Desse modo, eles próprios tendem a se especializar nessa tarefa mais rapidamente.
É importante ressaltar que existem muitas instituições especializadas nesse suporte. Dentre elas, podemos usar as seguintes como exemplos:
- Faculdades e universidades;
- Organizações de apoio ao empreendedor;
- Consultorias especializadas na otimização e inovação de processos.
Manter uma estrutura otimizada para fomentar a inovação
Sem uma estrutura eficiente, nenhuma prática de gestão pode ser bem-sucedida. O estabelecimento de uma cultura inovadora não é uma exceção a essa regra. Por essa razão, o time de gestão precisa organizar, de uma maneira inteligente, os recursos que serão usados durante o processo.
É necessário criar procedimentos para registrar novas ideias e incentivar os colaboradores a apresentarem seus pontos de vista. A companhia também precisa estabelecer os critérios pelos quais as ideias apresentadas serão julgadas viáveis ou inviáveis. Além disso, é importante definir como serão realizados os processos de implementação das ideias aprovadas.
Embora essas atividades demandem tempo e esforço, por parte dos líderes e funcionários, elas são indispensáveis para garantir que:
- Apenas as melhores ideias sejam colocadas em prática;
- Os colaboradores continuem contribuindo com sugestões;
- A implementação da ideia aprovada ocorra sem a incidência de erros e falhas.
Avaliar constantemente as inovações
Quando pensamos no conceito de inovação na gestão empresarial, é importante sempre manter em mente que o seu objetivo é a otimização dos processos empresariais, aumentando, assim, sua eficiência e produtividade. Por esse motivo, é necessário que o time de gestão separe alguns colaboradores para verificar cada estratégia implementada e conferir se os resultados, entregues por elas, de fato têm sido benéficos para a empresa.
Se for constatado que uma nova prática tem tornado a companhia menos produtiva, ou mesmo que ela não tem entregue os resultados que eram esperados dela, os responsáveis pela análise devem reunir-se e identificar os pontos falhos na estratégia. Com base nas informações apuradas por eles, o time de gestores pode decidir se vale mais a pena realizar ajustes na nova estratégia ou se é melhor descartá-la de vez. Por fim, é válido ressaltar que, para garantir seus resultados, todas as inovações implementadas pela empresa devem ser devidamente monitoradas.
Adotar um software de gestão
É tentador dizer que sua empresa não precisa, mas ter um software específico para gestão empresarial é uma das principais dicas, muito maior que os pontos abordados até aqui. Isso porque, com um sistema de gestão, você pode:
- Controlar recursos;
- Gerenciar agenda;
- Manter a comunicação;
- Promover a inovação.
Um software de gerenciamento oferece às empresas a capacidade de coletar e compartilhar os requisitos de novos projetos, identificar, alocar e rastrear recursos, bem como gerenciar cronogramas, orçamentos e entregas. Além do mais, a plataforma aumenta a agilidade ao automatizar processos e fluxos de trabalho, possibilitando a conclusão de produtos, serviços ou a comercialização mais rápida. Com isso, as equipes podem dedicar mais tempo às entregas e especificações e menos aos requisitos administrativos e de processo.
Por mais que as empresas estejam cientes de como a inovação é uma prioridade, poucas se destacam em criar uma cultura na qual os funcionários são verdadeiramente capacitados para gerar, desenvolver e lançar grandes ideias. As companhias que realmente têm este cuidado acabam tendo uma posição de vantagem.
Por isso, a inovação na gestão empresarial é importante por permitir que uma empresa mantenha a competitividade no futuro. Isso é atingido por meio de um bom gerenciamento, que permitirá que a ela tenha uma margem de lucro maior e permaneça à frente de seus concorrentes!
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