Saiba como melhorar sua gestão contábil

Business Intelligence e Big Data: entenda as 5 maiores diferenças
20 de maio de 2018
Mobilidade e Fluxo de Caixa: conheça 4 benefícios da integração
11 de junho de 2018

Planejar o crescimento do seu negócio em meio à crise parece um sonho inalcançável?

Todo bom empreendedor sabe que a contabilidade é imprescindível não só para a empresa crescer, mas também para analisar despesas, guiar decisões e investimentos e até cortar gastos desnecessários.

No entanto, grande parte considera a gestão contábil uma obrigação bastante complexa.

Por isso, este artigo valioso ressalta a importância de aplicar uma boa gestão contábil em seu empreendimento, fornecendo o que faltava para alavancar sua rentabilidade, inclusive em tempos de colapso financeiro!

Afinal, como o gerenciamento adequado pode salvar suas finanças, garantir um planejamento assertivo dos custos e ainda suavizar as dívidas de médio e longo prazo? Confira!

Organize seus documentos fiscais

É impossível responder ao questionamento acima sem antes considerar a organização da documentação empresarial. Onde você guardou a última declaração emitida, por exemplo?

A intenção aqui não é deixá-lo apreensivo com essa simples questão, mas sim fazê-lo analisar a relevância da coordenação da sua contabilidade como um aspecto básico de uma gestão contábil eficiente.

Até porque é bastante compreensível que muitos empresários se percam diante de um volume considerável de documentos e contas, certo?

Encontrar os documentos corporativos com facilidade é sinônimo de garantir que sua companhia cumpra todos os prazos hábeis tributários e mantenha sempre as contas em dia, protegendo seu patrimônio e evitando problemas com a lei.

Recorra à tecnologia

Por falar em documentação, o uso de softwares facilita bastante a jornada do gerenciamento fiscal.

Se você ainda utiliza o arquivamento em papéis, continue a leitura para entender a importância da tecnologia nesse processo.

Sistemas integrados

O investimento em softwares conhecidos como ERP (planejamento de recursos da empresa) é primordial no que tange à melhoria da administração e segurança dos dados financeiros corporativos.

Repense, portanto, a necessidade de arquivar uma enorme papelada mediante a praticidade que esses sistemas fornecem ao cotidiano contábil do seu negócio.

Já imaginou poder acompanhar suas transações em tempo real, atualizando os dados, contas a pagar e recebíveis, além de acessar facilmente todos os documentos importantes, tudo ao alcance de um clique?

A transição para uma gestão contábil informatizada unifica a área fiscal, tributária e financeira em uma plataforma intuitiva e simplificada para que você possa agrupar todos os lançamentos e obrigatoriedades com precisão.

Isso impede a perda de documentos, desperdício de tempo e dinheiro e também minimiza a temida falha humana.

Elabore uma rotina de gestão contábil

Além de aperfeiçoar a organização de seus documentos, mobilize sua equipe de profissionais para registrar todos os processos contábeis no mesmo local.

Para isso, crie uma rotina contábil de atualização diária de todos os dados relacionados às informações fiscais.

Nessa lista inclua dados de clientes, relatórios contábeis, vencimento dos dividendos e tudo o que estiver relacionado à vida financeira da corporação.

Como o ritmo cotidiano costuma ser corrido, implante a urgência de manter a rotina organizada para facilitar a política de organização interna.

Nesse ponto, os sitemas de ERP também facilitam o gerenciamento dos lançamentos.

Por meio deles é possível utilizar ferramentas que agendam compromissos, reuniões e lembretes importantes, além de determinar quais usuários poderão visualizá-los.

Treine sua equipe

Falando em colaboradores, é válido lembrar que sem eles nenhuma empresa vai muito longe — afinal, o empresário e seus clientes dependem diretamente do atendimento resguardado por seus funcionários.

Por isso, de nada adianta investir em equipamentos tecnológicos modernos para facilitar a gestão sem antes fornecer o treinamento adequado para a equipe.

Orientações acerca dos sistemas escolhidos guiarão seus colaboradores para a execução eficaz das tarefas cotidianas do setor financeiro, além de garantir o cumprimento da rotina contábil de forma exemplar.

Para um trabalho em equipe uniforme, motive seus profissionais e invista em treinamentos constantes para atualizá-los quanto à disciplina e comprometimento na inserção dos dados indispensáveis apesar do corre-corre diário.

Mantenha-se atualizado

Mas para oferecer treinamentos oportunos é preciso que, antes de tudo, você também esteja atualizado, certo?

Ainda que não domine completamente todos os pormenores necessários para uma gestão contábil assertiva, é preciso ter credibilidade mediante a equipe, transmitindo informações relevantes.

Caso contrário, há o risco de comprometer a empresa, perdendo clientes para outras mais qualificadas.

Portanto, procure estar sempre ciente das constantes alterações na legislação contábil e novidades recorrentes que surgem para aprimorar os recursos tecnológicos utilizados no armazenamento dos dados financeiros do seu negócio.

Como a contabilidade lida com procedimentos bastante peculiares, é necessário atualizar-se quanto às inovações e atualizações tributárias para transmitir a segurança necessária não só para seus colaboradores, mas também para a performance da empresa como um todo.

Considere a contratação de um profissional

Ainda que você se esforce para manter empresa e equipe atualizados, como já deu para perceber o exercício de uma gestão contábil eficaz demanda tempo, dedicação e conhecimentos específicos que, muitas vezes, os empresários não dispõem.

É óbvio que todos almejam garantir a sua independência financeira e o futuro de sua família e carreira cuidando bem do seu empreendimento.

Mas apenas acompanhar suas finanças de perto, infelizmente, não garante escolhas assertivas, sobretudo quando não há familiaridade com os termos ou domínio das estratégias mencionadas.

É por isso que você deve considerar a possibilidade de contar com a orientação de um profissional.

Isso porque os cálculos feitos por um orientador capacitado apontam, com exatidão, o melhor regime tributário para o seu segmento, além da situação atual da empresa e também seu nível de endividamento.

Dicas importantes

A escolha de uma boa consultoria financeira é fundamental para otimizar seus projetos. Observe algumas sugestões para certificar-se de uma contração de sucesso:

  • Busque um escritório próximo, de preferência na mesma região, devido à variação de legislações tributárias em determinados locais;
  • Procure indicações de empresários conhecidos sobre a satisfação com a consultoria que terceirizam;
  • Consulte o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para checar se a organização e seus contadores estão inscritos regularmente no exercício da profissão;
  • Solicite ao escritório referências de outros clientes que atendem;
  • Agende reuniões mensais com a equipe para se inteirar pessoalmente sobre a situação de suas finanças — esse acompanhamento será valioso para ambos os lados.

Agora que você já descobriu que o aprimoramento da sua gestão contábil reserva um futuro promissor para o seu negócio, aproveite para assinar a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo exclusivo como este!

Deixe uma resposta