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Responsável pelo orçamento em 2015? Confira 10 dicas para economizar!

Todo começo de ano a equipe responsável pelo planejamento financeiro de uma empresa passa por um período crítico de análise e planejamento. É preciso rever os custos do ano anterior e procurar formas de reduzir os gastos. Pensando nesses profissionais, a Uppertools preparou algumas dicas que vão ajudar a economizar em 2015:

1 – Adote uma gestão paperless

Passe a usar documentos digitalizados em processos internos da empresa. Dessa forma, se economiza em papel e tinta de impressora. Usando a nuvem para enviar ofícios de um departamento para o outro, também se economiza recursos, pois o colaborador que antes faria o transporte de documentos impressos pode ser realocado para outras funções mais produtivas para a empresa. Há, ainda, a vantagem de diminuir a possibilidade de extravio de documento físico.

2 – Analise 2014

É importante gerar relatórios a partir do fluxo de caixa e outras movimentações finaceiras feitas em 2014 para planejar os custos em 2015. Algumas empresas trabalham com um software de gestão, que facilita esse processo. 

3 – Invista na Comunicação Interna

Para uma economia eficiente, é preciso contar com os colaboradores. Envolva sua equipe no levantamento dos gastos e juntos decidam o que pode ser cortado. Além disso, formule newsletters ou palestras para explicar os cortes financeiros e qual será o novo protocolo a ser seguido.

4 – Economize nas contas de luz e telefone

As empresas de telefonia trabalham com pacotes personalizados, então procure entrar em contato com elas e fazer um levantamento de qual oferece o serviço mais vantajoso para você. Além disso, conscientize seus funcionários sobre os usos corretos dos DDDs. Você pode ainda mapear quais são os funcionários que mais usam o telefone e quais clientes demandam mais desse tipo de contato e trabalhar novas alternativas. Um bom exemplo é usar o Skype para fazer reuniões sem custo de telefonia e deslocamento.

5 – Tenha uma variedade de fornecedores

Ter apenas um fornecedor é ficar vulnerável a mudanças de preços e até falta de produto. Diversifique suas fontes pesquisando constantemente novas empresas emergentes no mercado que possam entrar na sua lista. Mantenha um olho atento a variações de custo e não aceite novos orçamentos sem pesquisar como está o mercado.

6 – Reduza estoque

Mercadoria parada é perda de dinheiro. Há o custo com o aluguel do espaço para estocá-la, gasto com manutenção de ambiente (caso seja necessário refrigeramento, por exemplo) e contratação de funcionários para trabalhar no estoque. Aproveite a análise do ano anterior e faça um estoque menor e mais adequado às suas vendas.

7 – Adote um ERP

Adote um ERP (sigla em inglês para “Sistema Integrado de Gestão Empresarial”), um software que auxilia a gestão paperless, acelera processos, facilita o trabalho dos colaboradores e gera relatórios automaticamente. Baseando-se nele, fica fácil saber exatamente o que precisa ser comprado ou o que está custando demais para empresa.

8 – Trabalhe online

Como anda as redes sociais e o site da empresa? Esses instrumentos não são apenas para uso do marketing. Você pode coletar dados sobre os usuários que acessam o site ou Facebook para desenhar um perfil mais refinado de comprador e trabalhar estratégias de marketing otimizadas e eficientes.

9 – Considere serviços terceirizados

Alguns serviços não precisam ser efetuados por colaboradores contratados. Um caso de seleção de um funcionário ou uma análise financeira de determinado departamento, por exemplo, pode ser terceirizado. Procure empresas que forneçam este serviço ou até funcionários autônomos.

10 – Aumente a produtividade da jornada de trabalho

Não vale a pena fazer muitas horas extras se a jornada de trabalho não é eficiente. O colaborador e a empresa ganham mais se o trabalho for feito durante o período pré-determinado. Procure analisar quais são os principais gargalos que impedem a otimização do serviço. Às vezes, um funcionário pode passar tempo demais em redes sociais. Converse com A sua equipe e procure uma solução, por exemplo, um software que restrinja o acesso durante o expediente.

E então, quais dessas dicas você pretende seguir? Deixe um comentário e compartilhe a sua decisão.