Relacionamento com o cliente: é possível ser mais estratégico?

5 dicas práticas para delegar tarefas
8 de julho de 2016
ICMS-ST – Segmentos são atingidos 100% pelo regime
28 de julho de 2016

O relacionamento com o cliente sempre foi uma maneira eficiente de estar presente na memória deles. Essa tática vem sendo utilizada por grandes e pequenas empresas com sucesso, e todo investimento feito tem retornado com ótimos resultados. O que muita gente ainda não sabe é que, com a evolução das tecnologias, ferramentas de softwares foram desenvolvidas para facilitar o gerenciamento desses relacionamentos.

Os sistemas facilitam a coleta de dados e a manipulação das informações para que os gestores possam desenvolver estratégias de relacionamento com o cliente que pareçam naturais. Sendo assim, um bom conhecimento sobre os clientes permite desenvolver estratégias de marketing que visam antecipar as necessidades deles, oferecendo as soluções na medida e hora certas, surpreendendo-os positivamente.

Mas como obter, armazenar e classificar as informações de forma coerente e acessível? O CRM (Customer Relationship Management) pode ser a solução ideal para o seu negócio.

O que é CRM?

O CRM é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente e pode ser utilizado como uma ferramenta poderosa para compor o seu arsenal de marketing. Ele permite identificar padrões de compra, como a preferência por um determinado produto ou serviço, períodos sazonais, média de gastos (ticket médio) e até mesmo apresentar informações mais detalhadas como a localização, idade e sexo deles.

O sistema também possibilita uma melhor segmentação da base de clientes, levando em consideração grupos com diferentes perfis de compra baseados na preferência e orçamento deles. Você pode identificar os clientes que mais compram, por exemplo, e enviar mensagens com ofertas exclusivas apenas a eles. Fazendo isso, você pode melhorar consideravelmente as taxas de conversão de vendas.

Resumindo, o CRM é uma estratégia de negócios focada na satisfação do cliente, que deve resultar em otimização das receitas e melhores lucros para o negócio. Quanto mais você compreender seus clientes, mais fácil será superar suas expectativas e impulsionar as vendas.

Como adotar uma boa estratégia baseada no CRM?

Muitas empresas estão optando por configurar um sistema de CRM baseado em nuvem. Isso pode trazer uma série de benefícios como, por exemplo, a acessibilidade de forma simples e fácil pelos profissionais dentro e fora do escritório. Os aplicativos baseados em nuvem também são mais baratos, já que não exigem um grande investimento em equipamentos e softwares. Além disso, é bem mais fácil configurar e gerenciar um sistema de CRM online.

Alternativamente, as empresas podem configurar um sistema de CRM integrado no ERP (Enterprise Resource Planning) local. Inicialmente, é provável que custe mais, uma vez que necessitará de um suporte de TI. Nesses casos, é importante avaliar as capacidades da equipe de TI que possui antes de iniciar o processo.

De qualquer forma, um sistema de CRM utilizado para gerenciar o relacionamento com o cliente pode ser mais do que uma ferramenta impulsionadora de vendas. Ele pode ser considerado uma vantagem competitiva diante dos concorrentes, uma vez que otimiza os processos de retenção (fidelização) dos consumidores existentes e atrai novos interessados com mais facilidade.

E aí, gostou do post sobre relacionamento com o cliente? Aproveite para conhecer também 4 dicas de como utilizar a tecnologia na gestão de sua empresa!