Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Reciclagem química e os benefícios para o meio ambiente

Com o aumento do preço devido à escassez de matéria-prima, e de acordo com a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), produzir embalagens ficou 30% mais caro desde o último ano. Dentre todos os questionamentos sobre as melhores maneiras para economizar e garantir a correta produção, uma alternativa, que seria a solução, ainda causa dúvidas como o que é e como fazer a reciclagem química?

Antes de entrar no tema, é preciso lembrar o conceito de reciclagem: desde a educação infantil, esse assunto é abordado em aulas, trabalhos ou ações. Ela é o processo de reaproveitar os materiais descartados, possibilitando a reintrodução para a cadeia produtiva, reduzindo a quantidade de lixo depositado nos aterros sanitários e aumentando a preservação dos recursos naturais.

Pensando nas questões humanas, esse ato representa uma melhora na relação com os objetos já utilizados (independentemente do seu objetivo inicial), proporcionando uma nova utilidade.

 

Benefícios do correto descarte e da reciclagem na indústria 

Quando pensamos nas companhias de embalagens plásticas, é possível encontrar diversos benefícios da reciclagem. O primeiro é o descarte desse tipo de embalagem, que esteve ainda mais presente na vida dos brasileiros no último ano. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), houve um  aumento de consumo de 25% a 30% mais de plástico durante a pandemia.

Caso o descarte seja feito da maneira correta, esse material, além de diminuir o impacto na natureza devido a sua lenta decomposição, poderá voltar à linha produtiva e, assim, gerar outros itens para retornar ao mercado.

Outro benefício da reciclagem química é a possibilidade de ter a mistura de diversos tipos de plásticos, mesmo com contaminantes diferentes, em um único processo, que reduz a necessidade de diversos equipamentos e de uma maior mão de obra.

A redução de custo em pré-tratamento, coleta e seleção (além do aspecto a ser analisado de que estarmos em um período em que a matéria-prima encarece a produção de embalagens plásticas), pode auxiliar as empresas a equilibrar os custos e lucrar ainda mais, visando o crescimento.

Trabalhar com esse material corretamente, visando o descarte e a reciclagem, também auxilia na imagem institucional da empresa. Afinal, os consumidores estão cada vez mais se preocupando com as práticas sustentáveis. De acordo com pesquisa da Opinion Box, somente 9% não se preocupam com a sustentabilidade, antes de escolher um produto.

 

Mesmo com benefícios, o descarte das embalagens plásticas continua sendo um desafio

Mas, mesmo com benefícios de curto e longo prazo, essa grande quantidade de volume pode gerar muita dor de cabeça. Afinal, de acordo com o Atlas do Plástico, publicado pela Fundação alemã Heinrich Böll, o país só recicla apenas 1% das 11 milhões de toneladas produzidas anualmente. 

Por isso, é fundamental criar essa cultura diariamente dentro das companhias e, até mesmo, com a população geral, explicando como realizar o correto descarte, onde levar os materiais e, assim, proporcionar a oportunidade de aumentar a vida útil do produto.

Porém, as companhias precisam lembrar que esses materiais não podem ser usados como antes, principalmente pelas empresas alimentícias, já que o plástico, após a reciclagem, pode possuir resíduos contaminados. Além disso, alguns só podem ser reciclados uma única vez, e, como todo processo químico, existe liberação de gases e hidrocarbonetos.

Ou seja, com esse grande volume, é necessário tomar todos os cuidados para realizar os procedimentos da maneira correta para levar ao consumidor final o melhor produto possível.

 

Tecnologia pode ser uma grande parceira durante dificuldade da cadeia de suprimentos

Para garantir que a companhia consiga evoluir na maneira de produção e garantir a correta reciclagem deste material, é necessário, além de todo conhecimento técnico dos profissionais, ter a tecnologia como aliada, seja no maquinário ou na plataforma de gestão utilizada.

Por esse motivo, plataformas como a SAP Business One podem ser consideradas grandes parceiras das companhias que pertencem ao setor das indústrias de embalagens plásticas. Afinal, mesmo sem considerar a reciclagem, é possível ter maior controle relacionado à alta da matéria-prima, tendo uma maior organização e entendendo o melhor momento para esse investimento.

Quando pensamos no desperdício e lixo gerado, o software de gestão pode atuar para mitigar esse problema de dificuldade encontrada pelas empresas. Um exemplo é o controle de estoque e relatórios de cada demanda, que possibilita a companhia o entendimento da necessidade de produtos que devem ser fabricados em diferentes períodos do ano.

 

Como a Uppertools pode te ajudar

A Uppertools, especialista em soluções ERP de alta qualidade, conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias dos setores de embalagens, independentemente do seu segmento de atuação.

Parceira da SAP no Brasil, a empresa fornece o SAP B1 e é a fabricante da suíte certificada BR One.

Essa ferramenta é capaz de mapear todos os processos das companhias, gerenciar o estoque com a precisão necessária para o dia a dia, facilitando na hora da compra de insumos, na correta visão de como aquela demanda está se desenvolvendo, as necessidades e oportunidades que a companhia pode ter quando pensamos em reciclagem e, claro, na geração de relatórios precisos que serão grandes aliados para futuras tomadas de decisões do empresário.

Nosso time de profissionais está preparado para auxiliar no gerenciamento de gestão, trazendo inteligência estratégica aos processos,  e nos desafios diários para, assim, fazer com que os resultados positivos sejam constantes.

Conheça mais sobre a Uppertools e as soluções SAP B1 e BR One em: https://www.uppertools.com.br/