Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Química na saúde: como ela está presente no cotidiano de todos nós

A indústria química está profundamente relacionada com a saúde. As principais contribuições para os cuidados de saúde são feitas por ela. O desenvolvimento de novos medicamentos envolve a análise química e a síntese de novos compostos. 

Além disso, a indústria química contribui para o preparo e uso de materiais cirúrgicos, como as suturas usadas em cirurgias que não precisam ser removidas pelo fato de se dissolverem no corpo após um período.

Geralmente, a química passa despercebida no cotidiano das pessoas quando se trata de saúde. Entretanto, essa indústria está sempre conectada com a prevenção até o tratamento das mais diversas patologias. 

Além dos cuidados de saúde e bem-estar, a indústria química está presente em quase todos os campos da indústria brasileira. Afinal, tudo é feito pela química: os seres humanos, os móveis, o sol, a indústria farmacêutica, os alimentos. 

 

Importância da química na indústria

A indústria química é o principal fator para transformar matéria-prima em produtos utilizados em nosso cotidiano. Ela impacta diretamente no modo como as coisas funcionam, principalmente no setor farmacêutico e na saúde.

É muito importante entender a importância da química, pois ela afeta todas as esferas da indústria mundial, como agricultura, meio ambiente, alimentação, higiene, decoração, transporte, saúde, entre tantas outras áreas.

Além disso, a indústria química tem uma função providencial no campo da reciclagem, o que ajuda na utilização de materiais residuais e dá mais um ciclo de vida para os produtos, como também contribui para diminuir problemas de aquecimento global.

Veja outros exemplos da importância da indústria química:

 

Alimentação: a indústria de alimentos prospera pela razão de que os conservantes não apenas os ajudam a manter a qualidade dos alimentos, mas também os ajudam a importá-los para outros países. Devido a esses avanços, podemos desfrutar de produtos vegetais e prontos para consumo em todo o mundo.

Higiene pessoal: sabonetes, aromas, perfumes e desodorantes são produtos pessoais que usamos todos os dias. Além deles, itens como repelente, detergentes e agentes de limpeza também são frutos da indústria química. 

Setor farmacêutico e saúde: a indústria química ajuda a criar medicamentos que salvam vidas.  Muitos laboratórios estudam vários remédios para as doenças endêmicas e epidêmicas. Inclusive, na pandemia da Covid-19, os profissionais químicos foram essenciais para a produção das vacinas contra o coronavírus. Sem os laboratórios, teríamos que importar diversos produtos farmacêuticos, o que gera mais custo para o consumidor final. 

A química na saúde também é importante por realizar:

  • Concepção de vacinas.
  • Análise clínica.
  • Imagiologia.
  • Diagnóstico.
  • Acompanhamento dos reagentes.
  • Terapia.
  • Tratamento de diversas patologias nas investigações.
  • Materiais e equipamentos laboratoriais.
  • Desenvolvimento de produtos.
  • Concepção de medicamentos.
  • Combate a doenças.
  • Investigação.
  • Compreensão dos mecanismos moleculares das doenças.

Entre outros.

Além desses, a indústria química ajuda a produzir produtos com tecnologia de ponta em dispositivos médicos, aeroespacial, computação, carros, combustíveis e muito mais. Em 2019, as empresas químicas investiram mais de 10 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento

Esse alto investimento surge com o intuito de melhorar os produtos do setor de eletrônicos, automóveis e saúde. Assim, a indústria química se destaca por trazer continuamente ideias novas, imaginativas e inovadoras ao mercado.

O Brasil também acompanha esta evolução. Hoje, a indústria química do país tem um dos 10 maiores faturamentos líquidos do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O órgão informa ainda que a produção, vendas internas e demanda dos produtos químicos de uso industrial aumentaram significativamente em 2020. 

Diante deste cenário, empresas que abastecem a indústria química devem se atentar aos processos, fórmulas e materiais, controle regulatório, complexidades do gerenciamento de materiais e integração com instalações e equipamentos de produção.

Esses são apenas alguns dos desafios enfrentados pela indústria de fabricação e distribuição de produtos químicos. Além disso, os processos digitais podem causar mudanças na fabricação. 

Por isso, é extremamente importante contar com um bom sistema de gestão para auxiliar na obtenção e controle dos insumos químicos. Nesse contexto, a Uppertools pode te ajudar a superar os desafios. 

 

Como a Uppertools pode ajudar a sua empresa

A Uppertools dispõe de recursos para atender a essas necessidades, fornecendo uma solução de software de planejamento de recursos empresariais (ERP) totalmente integrada para a indústria de manufatura química.

Processos manuais complicados, sujeitos a erros e trabalhosos podem consumir tempo e dinheiro. Essa força-tarefa já não é mais ideal para atender a dinâmica do mercado de hoje e obter produtividade, lucratividade e  crescimento. 

Hoje, a indústria química precisa operar de forma mais enxuta possível, para manter os resultados financeiros sob controle. Automatizar atividades de negócios rotineiras torna essa missão atingível. 

A Uppertools é especialista em soluções ERP de alta qualidade e conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias. Parceira da SAP no Brasil, a empresa fornece o SAP B1 e é a fabricante da suíte certificada BR One.

Uma ferramenta com a capacidade de mapear todos os processos das empresas e gerenciar centenas de fórmulas e seus derivados, garantindo qualidade e habilidade superior de etiquetagem privada, bem como atender aos regulamentos.

Seja para acabar com processos complexos, acompanhar a regulamentação ou simplesmente eliminar a imensa quantidade de planilhas para construir uma organização mais coesa, o SAP B1 é a chave para otimizar sua operação. 

Nosso time de profissionais está preparado para auxiliar a sua empresa no gerenciamento de gestão, trazendo inteligência estratégica aos processos e toda nossa expertise para elevar os resultados da sua empresa. 

Conheça mais sobre a Uppertools e o SAP Business 1 e descubra como ter eficiência e precisão na sua operação.