Durante algum tempo, o empresariado só ouviu falar na crise, certo? No período, a principal recomendação feita pelos especialistas era apertar os cintos nos gastos. A grande maioria das organizações seguiu à risca o conselho. No entanto, parece que houve uma área em que as aplicações não podiam parar: a tecnologia.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os investimentos em tecnologia permaneceram inalterados entre 2015 e 2016, momento em que a crise atingia o seu ápice. As companhias brasileiras continuaram destinando aproximadamente 7,6% do orçamento para arcar com gastos em softwares e sistemas internos.
O motivo? Parece que os nossos empresários amadureceram e já entendem que a tecnologia não é um simples gasto, afinal, a médio e longo prazo, percebemos o retorno financeiro de cada centavo aplicado.
São inúmeros os benefícios trazidos por soluções dessa área, que vão desde o aumento da produtividade até a garantia da escalabilidade do negócio.
Se ainda não faz o uso da tecnologia no dia a dia e está em dúvidas se esse é o momento certo para adquirir um sistema de gestão, descubra, no post de hoje, alguns sinais de que você deve contar com esse tipo de solução agora mesmo.
Confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto logo a seguir!
O negócio deixou de ser escalável
O primeiro grande sinal de que a sua empresa precisa contar com a tecnologia é a dificuldade em manter a escalabilidade do negócio. Mas o que isso significa? É simples: esse conceito está associado ao fato de que ela precisa crescer, mas, para isso, não pode elevar os custos de maneira desproporcional a esse crescimento.
Muitos empresários percebem que, em um dado momento, os custos para manter o crescimento, como aqueles ligados à contratação de pessoal, saem do controle. Em outros casos, a demanda aumenta em um ponto em que a organização não possui mais capacidade operacional para atendê-la, o que é outro problema.
A tecnologia ajuda o empreendedor com a automação de todos os processos internos. Isso significa a necessidade de contratar menos colaboradores e aumentar a produtividade, de modo que a demanda seja atendida de maneira eficiente.
As informações não são obtidas rapidamente
Outro grande problema enfrentado por empresas que possuem processos excessivamente manuais é a dificuldade em coletar informações. Os dados ficam dispersos em planilhas físicas ou em programas que não garantem a integração, o que dificulta bastante o processo de tomada de decisão e análise.
Com isso, o gestor tende a realizar uma gestão mais reativa, isto é, apenas elabora planos para apagar o incêndio, já que não consegue antever uma série de situações ― escassez de estoques e dificuldades para saldar dívidas, entre muitas outras coisas. No médio e longo prazos, a situação pode se tornar catastrófica.
Com o sistema de gestão, é possível acompanhar todos os dados do negócio em tempo real, já que os softwares garantem a integração de dados entre todos os departamentos e mostram a situação da empresa com a ajuda de indicadores de desempenho.
A experiência do cliente está prejudicada
Lembra de quando falamos da escalabilidade? Pois vamos retomar o ponto, agora focando na questão da experiência do cliente. Quando estão em fase de crescimento, muitas empresas acabam prejudicando diretamente o atendimento por conta do aumento da demanda. Afinal, passam a atender mais e mais clientes e precisam de uma estrutura que muitas vezes não podem arcar.
Com isso, a experiência do consumidor fica abalada. Vale lembrar que, hoje, o atendimento é um dos principais pontos avaliados na hora de fazer compras. Uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios mostrou que o consumidor valoriza mais o atendimento do que o preço ou a qualidade do produto e serviço ― mais de 60% dos entrevistados responderam dessa forma.
Os sistemas atuais podem te ajudar de duas formas nesse sentido. O CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, ajuda a gestão e a equipe comercial a acompanhar o cliente em todos os estágios do funil de vendas. Por outro lado, o ERP (Enterprise Resouce Planning) auxilia na automação dos processos, o que é essencial para garantirmos um atendimento mais ágil e eficiente.
A estrutura da empresa é poluída
Outro ponto que requer a sua atenção é a da poluição na estrutura da empresa. Isso ocorre quando o empreendedor possui uma série de softwares e equipamentos para realizar as diferentes funções diárias do negócio.
Isso pode gerar muitos problemas, como o retrabalho, a dificuldade de integrar informações e os ruídos internos de comunicação.
É importante notar que possuir uma grande estrutura no negócio não quer dizer, necessariamente, que ela está preparada para superar os obstáculos. Na verdade, o ideal é quando construímos um ambiente clean, onde podemos centralizar todos os dados do negócio.
Sistemas como o ERP são excelentes, pois garantem justamente essa integração. É possível contar com uma estrutura interna mais enxuta, o que é ideal para criar um ambiente mais limpo e produtivo.
A produtividade está comprometida
Para concluir o nosso material, é claro que devemos falar da produtividade.
Afinal, o excesso de processos manuais acaba gerando os indesejáveis gargalos de produção, isto é, pontos no processo produtivo que causam desperdícios, retrabalho, ruídos de comunicação e uma série de outros problemas. Na maioria dos casos, inclusive, esses gargalos são “invisíveis”, o que é muito problemático.
A tecnologia vem para resolver esse tipo de problema, já que todas as atividades burocráticas são otimizadas, o que garante que não só a gestão, mas os próprios colaboradores destinem mais tempo para atividades de alto valor agregado.
Além de uma estrutura mais enxuta, portanto, teremos profissionais mais preparados para alcançar as metas diárias da organização.
Em outras palavras, com o sistema de gestão, é possível garantir a produtividade do negócio, pois todos os processos vão fluir de uma maneira mais rápida e eficiente. Esse certamente é o grande diferencial desse tipo de solução para a sua empresa.
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