Qual software SAP é o mais indicado para a gestão da sua empresa?

Como um ERP ajuda a aumentar os lucros da empresa
12 de maio de 2016
4 formas de capacitar e motivar sua equipe
31 de maio de 2016

Um software de gestão é responsável por coletar e analisar informações referentes ao seu negócio de modo a gerar mais informação e auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Um software SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados) contém diversas soluções para a gestão do seu negócio e a escolha correta é crucial para que o investimento traga os resultados desejados.

Pensando nisso, a seguir você vai saber como identificar qual software SAP é o mais indicado para a gestão da sua empresa!

Considere os módulos oferecidos

O software SAP mais indicado para a gestão da sua empresa é aquele que oferece os módulos mais adequados para as necessidades do seu negócio. Pode ser o caso de contar com módulos para a gestão financeira, para a gestão de clientes – ou CRM – e também das vendas.

Assim, é necessário que esse software ofereça módulos para controlar pontos chave da sua empresa de modo que os resultados sejam efetivados em uma gestão mais assertiva e com mais informação para a tomada de decisão.

Outros módulos incluem a gestão da produção, da manutenção, da qualidade e das obrigações fiscais de modo a garantir que a sua empresa tenha uma gestão completa e integrada.

Avalie estrategicamente a implantação

Você também vai precisar avaliar como acontece a implantação, quais são as dificuldades associadas – ou mesmo se elas existem – e ainda qual será a necessidade de treinamento para o usuário final.

Cuidar dessa parte é importante porque uma falha no processo de implantação pode fazer com que você precise procurar outra solução, desperdiçando recursos. No geral, o ideal é que a implantação seja assertiva, adequada e adaptável para a realidade e para as necessidades da sua empresa.

Quanto mais simples for o uso, também menor será a necessidade de treinamentos muito complexos, o que facilita a incorporação do software SAP.

Pense na necessidade de investimento

Especialmente para pequenas e médias empresas, a necessidade de investimento pode ser um fator limitante. Como há menos recursos disponíveis, é preciso encontrar soluções que também sejam economicamente viáveis para que o negócio se beneficie.

Por isso, é preciso pensar em qual é a necessidade de investimento para que o software SAP realmente traga vantagens. Normalmente, é mais benéfico pensar em um software que seja voltado para empresas desse porte de modo que a necessidade de investimento já esteja adequada para essa realidade.

Leve em conta os benefícios em médio e longo prazo

Não menos importante, é preciso levar em consideração quais serão os benefícios em médio e longo prazo do software SAP. Se ele é voltado para PME’s, por exemplo, ele é capaz de oferecer um apoio ao crescimento, desenvolvimento e fortalecimento da empresa no mercado.

Assim, é preciso avaliar o retorno sobre investimento (ROI) do software e também considerar quais serão os prováveis efeitos de uma implantação bem feita. Embora alguns benefícios sejam semelhantes, cada software é capaz de oferecer vantagens específicas em relação à sua atuação.

O software SAP mais indicado para a gestão da sua empresa é aquele que conta com módulos que estejam de acordo as necessidades da sua empresa e que possua uma implantação de qualidade e segurança.

Também é preciso considerar a necessidade de investimento e avaliar os benefícios em médio e longo prazo. Assim, você escolhe o melhor software para o seu negócio e garante que ele possa se tornar maior e mais forte.

O que você acha da escolha de um software do tipo? Quais são as suas outras dúvidas sobre o assunto? Aproveite para comentar.