Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Qual o momento ideal para implantar um sistema ERP na sua empresa?

Os softwares ERP já existem no mercado há bastante tempo. Mas, ultimamente, a adoção dessa importante tecnologia vem ganhando ainda mais força devido à sua capacidade de integrar as diferentes áreas de negócio das empresas e fornecer informações confiáveis e atualizadas aos gestores, que podem utilizá-las para melhorar planejamentos e tomadas de decisão.

E entre os principais “sintomas” que levam à sua implantação, podemos destacar os problemas com retrabalho, morosidade em alguns processos e desconexão entre as áreas.

Eles são muito comuns em empresas que começaram com uma estrutura familiar e, com o tempo, obtiveram sucesso e viram a necessidade de organizar e gerenciar atividades com mais eficiência e facilidade. A seguir, preparamos algumas dicas que lhe ajudarão a decidir se este é o momento ideal para você implantar um ERP em seu negócio:

Identificando o momento certo para implantar o ERP

1. Verifique o funcionamento geral da empresa

Inicialmente, você deverá fazer um levantamento das áreas e processos internos da empresa, verificando os caminhos percorridos pela informação e vendo como ela vai de um departamento a outro. É interessante questionar os colaboradores acerca das dificuldades que poderiam ser sanadas com um sistema integrado de informações.

Talvez o departamento de recursos humanos necessite de dados relacionados à produtividade dos funcionários que trabalham com metas, ou a equipe de marketing queira ter acesso a dados confiáveis e seguros do estoque para direcionar melhor suas campanhas de publicidade.

Também faça perguntas como: a empresa tem perspectivas de crescimento? Os gestores obtêm informações atualizadas de maneira rápida e segura para as tomadas de decisão? Os departamentos estão se comunicando? O negócio está perdendo vendas? Com estes e outros questionamentos, já é possível obter alguns indicadores e saber quais setores da organização necessitam otimizar suas atividades.

2. Cheque áreas específicas do negócio

Após checar o funcionamento geral da sua empresa, agora você precisa examinar seus processos mais a fundo para conhecer o momento ideal para implantar um ERP. Verifique se está tendo problemas com altos níveis de retrabalho, morosidade em atividades, falta de planejamento e projeção do fluxo de caixa, descontrole do estoque de produtos e demora no prazo do ciclo de venda. Caso tenha constatado estes problemas, então é hora de analisar o custo-benefício da adoção de um sistema de gestão integrado.

3. Analise o custo-benefício

Por fim, verifique quanto dinheiro a empresa está perdendo com processos lentos e não integrados, que costumam ter um custo bem maior que a instalação de um software ERP. Este, quando instalado na cloud, traz diversos benefícios para a organização, principalmente com relação à flexibilidade. Mesmo que suas necessidades sejam bem restritas, é possível contratar apenas algumas funções e uma pequena capacidade de processamento e armazenamento.

De acordo com as demandas que surgirem, poderá aumentar facilmente a sua capacidade. Por este motivo, o ERP Cloud é a solução ideal para negócios de pequeno e médio porte. E diferentemente do ERP tradicional, ele não necessita de servidores, softwares e equipe interna que atue na manutenção e suporte técnico para funcionar. Você pode acessar suas funções a partir de qualquer dispositivo e lugar do mundo, bastando apenas uma conexão com a internet.

Mesmo que sua empresa não apresente estes problemas, ou ainda esteja em seus primeiros meses de funcionamento, a implantação de um ERP será muito importante para que seus processos baseiem-se em informações seguras e atualizadas, e não simplesmente em tendências e suposições. Dessa forma, ela poderá eliminar redundâncias, reduzir o tempo e o custo das atividades e crescer mantendo a qualidade.

E então, este é o momento certo para implantar um software ERP na sua empresa? Não deixe para adotá-lo apenas quando a situação estiver fora de controle! Caso ainda tenha alguma dúvida sobre este assunto, deixe-a no campo de comentários abaixo.