Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Quais são os 3 desafios da transformação digital e como superá-los?

Os desafios da transformação digital têm imposto uma corrida entre empresas dos mais diversos setores. Afinal, à medida que a tecnologia se desenvolve para aproveitar melhor os dados e aumentar a produtividade, quem a aplica corretamente em seus processos produtivos tende a ganhar muito mais em competitividade.

Com tudo isso, a disputa entre a concorrência fica mais acirrada e seu negócio precisa se adaptar. Preparamos este post completo para que você saiba tudo o que precisa ser feito a fim de ter uma estratégia de transformação digital bem-sucedida. Acompanhe!

1. Quebrar paradigmas e mudar a cultura de tomada de decisão

Esse é o primeiro desafio da transformação digital enfrentado por qualquer empresa. Provavelmente, os fluxos de trabalho e a cultura dos seus colaboradores ainda devem estar baseados em um modelo antigo de atuação, caracterizado por:

  • baixa influência da tecnologia da informação na tomada de decisões;
  • escolhas feitas com base na “intuição” dos gestores e executivos;
  • baixo nível de automação de tarefas;
  • pouca visibilidade dos resultados em tempo real.

É preciso quebrar esses paradigmas para ter sucesso. Afinal, o Big Data e a Internet das Coisas da transformação digital vão permitir que você colete muitos dados e os analise simultaneamente.

A inteligência artificial será capaz de interpretar esses resultados e tomar decisões por conta própria ou sugerir ao colaborador a melhor opção. Tudo isso será feito em um ambiente automatizado com pouquíssima intervenção humana.

2. Modificar posturas para vencer as resistências

A tecnologia passará a ser uma das protagonistas dos seus processos. Sendo assim, é imprescindível reduzir toda a resistência a ela. Nos últimos anos, devido à desinformação, muitas pessoas, inclusive na mídia, afirmaram que a inteligência artificial e a automação seriam responsáveis por um aumento significativo nas taxas de desemprego.

Diziam que as máquinas substituiriam a mão de obra humana. No entanto, até agora, o que tem sido visto é essas tecnologias gerando empregos.

Ainda assim, muitos colaboradores são resistentes à tecnologia e não dão o seu máximo para que a estratégia digital dê certo. Por isso, sua empresa deve investir em treinamento e capacitação para mostrar que não há risco de demissões, mas, sim, possibilidade de novas oportunidades. Os colaboradores sairão de funções repetitivas e mudarão para tarefas mais desafiadoras, nas quais a criatividade e o gênio humano fazem toda a diferença.

3. Buscar os parceiros certos para enfrentar os desafios da transformação digital

O sucesso da implementação da transformação digital depende diretamente do parceiro escolhido. Você deverá buscar um fornecedor de softwares e de TI que não foque somente na instalação dos sistemas, mas também em uma consultoria completa.

Desse modo, ele vai personalizar a ferramenta, auxiliá-lo na gestão de mudanças, realizar treinamentos, dar todo o suporte e a manutenção necessários, entre outras ações. Com isso, você poderá ficar tranquilo, pois vai contar com um serviço completo para concorrer de igual para igual com outras organizações do seu segmento.

Enfrentar os desafios da transformação digital significa garantir uma boa posição no mercado. Pode não ser uma tarefa simples, mas é importantíssima para estimular a sua competitividade em um cenário em que os dados são utilizados, ao máximo, para guiar as decisões corretas dentro do mercado.

É um assunto fascinante, não é mesmo? Ele deve dominar as principais discussões corporativas nos próximos anos. Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais! Caso queira saber mais do assunto ou saber como a Uppertools pode te ajudar, entre em contato.