Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Quais os benefícios de trocar uma planilha por uma ferramenta de BI?

Vivemos em uma sociedade rodeada de tecnologias que mudaram a maneira como enxergamos e interagimos com o mundo.

Hoje em dia, é possível reservar uma viagem para o Caribe, comprar um produto de um site estrangeiro e fazer uma videoconferência com um funcionário que está do outro lado do planeta sem sair de sua casa ou da empresa.

Um empreendimento que deseja melhorar sua gestão precisa acompanhar o desenvolvimento desses avanços tecnológicos a fim de otimizar processos, aumentar seus lucros e diminuir despesas. Uma boa maneira de trazer essas vantagens ao seu negócio é utilizando uma ferramenta de BI.

Ao utilizar essa tecnologia, um empresário consegue economizar tempo e dinheiro. Mas você sabe como ela funciona  e quais são seus principais benefícios?

O nosso post de hoje responde essas e outras perguntas. Confira!

O que é uma ferramenta de BI?

Inteligência dos negócios —em inglês, Business Intelligence (BI) — é um processo que coleta e organiza as informações existentes em uma estrutura empresarial.

O dia a dia de trabalho de um empresário é muito corrido, exigindo muita dedicação, esforço e atenção desse profissional. Enquanto ele produz um relatório, diversas outras atividades acontecem em sua gestão. Seja em uma contratação de um novo funcionário ou em uma negociação com um grande parceiro, todos os dados ali envolvidos precisam ser armazenados e analisados corretamente.

Infelizmente, algumas empresas ainda utilizam planilhas do Excel para gerenciar tais informações. Em alguns casos, essa situação pode atender às demandas existentes, mas a partir do momento em que a quantidade dos dados aumenta, torna-se impossível fazer esse gerenciamento.

Além disso, para que um empresário tome decisões corretas, é necessário analisar e compreender informações complexas que dependem de diversos outros fatores.

Dessa forma, uma ferramenta de BI pode ser a solução para esse problema.

Quais as suas vantagens?

Veja agora os principais benefícios de abandonar as tradicionais planilhas e adotar uma ferramenta de BI:

Melhora o planejamento empresarial

O mercado consumidor é sazonal e pode enganar um empresário que não está bem preparado. Antes de tomar qualquer atitude em sua administração, é preciso criar um planejamento adequado às metas e à situação socioeconômica de sua empresa.

Ao utilizar uma ferramenta de BI, esse profissional consegue organizar melhor suas informações, produzir gráficos e até mesmo prever tendências de consumo.

Além do mais, ele ainda pode preparar seu empreendimento para cenários econômicos que possam acontecer, já que é possível acessar um histórico de negociações e informações existentes.

Como consequência disso, um empresário consegue planejar melhor suas ações e tomar decisões mais assertivas com precisão e rapidez.

Otimiza as métricas

O trabalho realizado em uma gestão precisa ser analisado corretamente para que um empresário possa propor mudanças. Nessas situações, as métricas são usadas para mensurar o quão eficiente e produtiva é uma empresa.

Quando encontra-se algo de errado, é necessário que esse profissional descubra respostas para esse problema. Para facilitar o desenvolvimento dos processos e remanejar recursos dentro de uma organização, o gestor deve utilizar uma ferramenta de BI, que promove uma melhoria na análise de suas métricas e de seus objetivos.

Aumenta a produtividade

Durante a vida profissional, você já deve ter se deparado com alguma planilha mirabolante de Excel que mais atrapalhava sua rotina do que ajudava, não é mesmo? O mesmo acontece com a equipe de trabalho de uma empresa que não utiliza uma ferramenta de BI.

Independentemente do seu ramo de atuação, essa situação é extremamente prejudicial para a produtividade de um negócio. Seus colaboradores precisam acessar as informações referentes às suas atividades de trabalho com facilidade e rapidez.

Utilizando uma ferramenta de BI, um empresário usa uma linguagem acessível e faz com que sua equipe acesse o banco de dados com simplicidade, aprimorando sua gestão.

Reduz o desperdício

Quando falamos de gastos desnecessários, logo pensamos na redução do consumo de papel, energia e água, não é mesmo?

Uma ferramenta de BI torna uma estrutura empresarial mais dinâmica e eficiente. Portanto, um empreendedor consegue tomar decisões rápidas ao se deparar com problemas em sua gestão.

Dessa forma, há uma otimização das tarefas executadas por seus departamentos empresariais e, como consequência, uma diminuição dos insumos necessários para que elas aconteçam.

Aprimora o conhecimento sobre seus clientes

Toda empresa quer atender às necessidades de seus clientes. Cada um deles têm desejos e vontades diferentes uns dos outros. Sendo assim, é muito importante analisar cada situação individualmente.

Alguns precisam ser abordados com mais cautela, enquanto outros exigem uma negociação mais ousada e agressiva.

Apenas com a utilização de uma ferramenta de BI, um empresário consegue descobrir e traçar o perfil de cada um de seus consumidores, graças ao banco de dados disponível nesse sistema.

Além do mais, com tal conhecimento, uma gestão pode criar campanhas de marketing e propaganda cada vez mais eficientes, fazendo com que os investimentos realizados tragam mais retorno financeiro.

Coloca sua empresa à frente de seus concorrentes

A concorrência é algo muito positivo para a existência de um mercado consumidor saudável e duradouro. Por causa dela, os consumidores acabam escolhendo os melhores produtos e os empreendimentos precisam aprimorar cada vez mais a qualidade de sua prestação de serviço.

Como dito anteriormente, o Excel ainda é muito utilizado para efetuar a gestão de uma empresa. Ao adotar uma ferramenta de BI, um empresário consegue obter vantagem na disputa com seus concorrentes.

Tomando decisões corretas, reduzindo custos, aprimorando a eficiência e a produtividade de sua equipe de trabalho, é possível sair na frente de todos os outros, oferecendo um produto de melhor qualidade e que atenda às demandas de consumo.

A utilização ferramentas obsoletas e ultrapassadas faz com que um empreendimento perca seu espaço no mercado, e isso deve ser evitado a todo custo. Para superar tal problema, faça uma pesquisa e encontre uma empresa que ofereça um serviço de Business Intelligence eficiente e que seja adequado às suas necessidades.

E então, descobriu o que é e quais são os benefícios que uma ferramenta de BI pode proporcionar ao seu empreendimento? Siga-nos no Twitter, no Facebook e no Youtube e fique antenado no que há de mais moderno para a gestão empresarial!