Liquid Pixels faz parte da campanha publicitária do Galaxy Note, da Samsung.
Imagine escrever ou desenhar qualquer coisa no smartphone e ver a reprodução disso em tempo real na água? A situação foi concretizada em uma campanha publicitária da Samsung em parceria com o Steak Studio, comandado pelo brasileiro Daniel Kupfer e sua esposa Penelope. O projeto Liquid Pixels resultou em um vídeo sobre o desenvolvimento de uma obra de arte interativa, controlada por meio de um aplicativo no Galaxy Note II, uma mistura de smartphone e tablet. Lançado no dia 27 de novembro, o vídeo já tinha 124 mil visualizações no YouTube em três dias.
O Steak Studio, com sede em Londres, tem o objetivo de transformar ideias surpreendentes em realidade. Basicamente, a empresa trabalha em duas frentes. A primeira é a produção técnica de eventos utilizando tecnologia. A segunda envolve um lado mais criativo e artístico. “Temos nossas ideias, estamos sempre pesquisando e fazendo protótipos. Metade do negócio é produção e a outra é mais conceitual. Uma se alimenta da outra. Como nos envolvemos na produção, acabamos descobrindo inovações dentro do próprio processo”, explica Daniel.
A expectativa de Daniel é que o resultado da parceria com a Samsung dê credibilidade para a empresa desenvolver novas ideias. “É uma prova de conceito. Nós falamos nossas ideias para as pessoas. Tem gente que acha interessante, outras não entendem ou não acreditam que vale o que a gente acha que vale. O projeto mostra que o interesse é muito grande e isso dá confiança para os clientes em potenciais ficarem mais confiantes em investir”, afirma.
Daniel conta que na maioria dos casos, os clientes perguntam: você garante que isso vai funcionar? Isso vai gerar interesse? “Não tenho como garantir isso. A única maneira de descobrir é fazendo. Nosso trabalho é muito de convencer que a ideia vai funcionar, antes de fazer a ideia”, destaca.
O empreendedor conta que ele e Penelope têm muitas ideias, que originalmente se manifestam na forma de arte. Mas a pretensão é desenvolvê-las e levá-las ao mercado em forma de produtos. “Estamos abertos para empreendedores que queiram fazer parcerias para ajudar a concretizar algumas das nossas ideias para o mercado”, destaca Daniel, que foi morar em Londres, em 2004, para cursar mestrado em Design Interativo na Royal College of Art (RCA).
Liquid Pixels. O projeto começou quando a agência Jam, que atende a Samsung, procurou o Steak Studio para participar da campanha Breakfree – mostra vídeos de artistas e suas capacidades criativas. A ideia inicial era mostrar Daniel e Penelope trabalhando no desenvolvimento de um outro projeto. Mas como eles não tinham autorização legal para mostrá-lo, a solução encontrada por Penelope foi apresentar uma nova ideia, com o uso do smartphone.
O projeto cresceu e ganhou tanta importância, que a Samsung tirou o projeto da campanha Breakfree e resolveu lançá-la isoladamente. O resultado foi uma caixa d´água composta por 408 bombas que lançam jatos de água que reproduzem os desenhos ou palavras escritas no aplicativo do smartphone. Tudo em tempo real.