A constante flutuação da economia no Brasil tem causado às fabricas variações em sua produção e até mesmo em seus quadros de funcionários. No entanto, uma empresa não pode parar. Deve continuar produzindo independente das adversidades e deve estar apta a aumentar sua produção o mais rápido possível quando for necessário.
Adequar-se à economia mantendo uma produção coesa e visando a evolução da companhia passa por um sistema de gestão empresarial (ERP) eficiente. A integração dos departamentos através de um único sistema apresenta diversos benefícios. Vejamos alguns deles.
Relatórios de melhor qualidade
A comunicação entre os departamentos pode causar uma série de erros e retrabalhos. Com um padrão de comunicação bem estabelecido essas diversidades podem ser minimizadas e a fonte do erro facilmente rastreável.
Por meio da diminuição das interfaces manuais, a inserção de dados apresenta menos erros humanos e torna mais confiáveis os relatórios.
Escalabilidade
Este benefício se refere diretamente às mudanças de produtividade e adequação da empresa ao mercado. Ao variar seu tamanho e produção, uma companhia deve alterar as funcionalidades de seus softwares. Um ERP de qualidade muda junto com sua empresa sem prejudicar o andamento da produção e sem custos exorbitantes.
Cadeia de produção e conformidades regulatórias
Como já foi dito, o ERP integra os diversos departamentos de uma empresa. Isso torna a produção mais responsiva, melhorando a comunicação entre o chão de fábrica, estoque, marketing e previsão de demanda. Com a cadeia de produção sob controle, as conformidade regulatórias podem ser melhor analisadas e aplicadas de acordo com o que a lei exige.
Controle de dados
A integração dos dados, organizados de forma mais coesa, torna possível uma melhor visualização das relações entre os departamentos. Com isso em mãos, ocorre a melhoria de planejamentos e outras tomadas de decisões. Além disso, há também uma melhor regulação do acesso a informações e dados por meio do gerenciamento de departamentos de forma integrada.
Customização
A customização é um fator muito importante, pois altera o software de acordo com a necessidade da empresa. Contudo, a customização de um software tende a alterar sua performance, mas essa alteração é previsível e pode ser informada pelo fornecedor do ERP.
Economia na aquisição de softwares
Ao invés de possuir um software por departamento, um único software é utilizado. Com um estudo do ROI dos modelos disponíveis, é possível visualizar em que momento um ERP sobrepõe em qualidade e preço a utilização de softwares isolados.
Utilizando apenas um software, diversos problemas de compatibilidade são mitigados, o que evita downtime em departamentos.
Estas são algumas das vantagens da utilização de um ERP. Suas características giram em torno da padronização e visibilidade das etapas que compõem um ciclo de produção.
É compreensível que seja um grande passo principalmente para pequenas empresas, mas como vimos anteriormente, a escalabilidade é uma das características favorecidas por esses sistema de gestão. Para empresas grandes, a visibilidade e padronização são os maiores atrativos, e levam a um melhor gerenciamento.
Gostaria de saber mais sobre ERP e gestão empresarial? Acesse nosso blog e se mantenha atualizado.