Por que sua empresa não pode ficar sem um software de gestão empresarial?

10 problemas resolvidos com um sistema de gestão de estoque
13 de fevereiro de 2019
NF-e 2019: 5 maiores mudanças para ficar de olho
19 de fevereiro de 2019

Uma das melhores formas de ter mais lucratividade na sua empresa é investindo em tecnologia. Atualmente, há sistemas que garantem aumento de produtividade, maior controle do processo produtivo e visão geral do empreendimento. O que mais se destaca é o software de gestão empresarial, que é fundamental na tomadas de decisões estratégicas.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, todo investimento em tecnologia tem retorno certo: ela aponta que, de cada 1% investido na área, há um retorno de 7% em até dois anos. Além disso, ao utilizar ferramentas digitais de gestão, você dá mais um passo rumo ao caminho do sucesso.

Quer ver quais benefícios o software de gestão empresarial traz para um negócio? Continue a leitura!

As vantagens do software de gestão empresarial

Quem é empresário sabe que não existe nada melhor do que investir em algo que trará resultados positivos. O uso de um software de gestão empresarial permite que você tenha controle total de sua empresa em tempo real, sobrando mais tempo para prospectar novos clientes e pensar no crescimento do empreendimento.

Há inúmeras vantagens em se adotar um software de gestão. Se você se interessou, A seguir, listamos 7 benefícios que o uso desse tipo de tecnologia pode trazer para o seu negócio e de que forma é possível tornar as tomadas de decisões ainda mais acertadas. Confira!

1. Aprimoramento da gestão

Imagine saber exatamente quanto de matéria-prima há em estoque ou quanto tempo levará para entregar aquele pedido do cliente. Tudo isso ocorre em uma mesma tela e não existe a necessidade de ficar ligando para os departamentos responsáveis.

Com o uso de softwares de gestão, o empresário pode ter acesso a todas as informações da empresa em um único local. Assim, há um acompanhamento constante de todos os processos, com mudanças sendo promovidas onde realmente é necessário e no momento certo, o que aumenta a produtividade do seu negócio.

2. Redução de erros

Com o acesso a um maior volume de informações, menor é a chance de surgirem erros dentro da sua empresa. Isso é possível com o investimento em uma ferramenta eletrônica de gestão, que possibilita o acompanhamento de todo o processo produtivo do empreendimento, focando no resultado e no aumento da lucratividade.

Usando um software específico para a gestão da empresa, você pode padronizar os processos que deram certo com os colaboradores. Assim, é possível desenvolver métodos de trabalho que apresentem melhores resultados e reduzir a zero a chance de erro ou retrabalho.

3. Informação integrada

Com o compartilhamento das informações definindo níveis de acesso, praticamente todo o seu time pode abrir o que realmente for importante para o bom desempenho da empresa. Nada melhor do que levar para o ambiente virtual aqueles dados que antes ficavam restritos a um setor e impediam um andamento produtivo da empresa, não acha?

Isso pode ser facilmente solucionado com o uso de ferramentas tecnológicas de gestão, que permitem acesso a informações fidedignas em tempo geral. A adoção do aplicativo promove, ainda, o acesso rápido a todos os detalhes da empresa, facilitando sempre a tomada de decisão.

4. Cultura colaborativa

O uso de um bom software de gestão empresarial insere no seu ambiente de trabalho a cultura colaborativa, já que cada um é responsável pela alimentação dos dados de acordo com suas responsabilidades.

Quando mais pessoas interagem para o sucesso de todo o projeto, maior é a chance de que seus objetivos sejam superados. Além disso, mais pessoas colaborando reduzem a possibilidade de erros e otimizam o trabalho, já que passa a existir uma padronização do processo produtivo (que leva em consideração os resultados que deram certo).

5. Melhor tomada de decisão

Ao tomar uma decisão, qualquer pessoa gosta de ter todas as informações possíveis a seu alcance — e não é diferente no mundo empresarial. Com o bom uso de um software de gestão, você pode ter acesso em tempo real a planilhas, dados e números da empresa, tornando cada vez mais acertado cada processo decisório.

Isso só será possível graças ao amplo trabalho que deve ser realizado por toda a equipe, sempre abastecendo o software com as informações dos setores (como qual é o melhor momento de comprar determinado item para o setor produtivo ou quanto é gasto em cada etapa do processo de fabricação de um produto). Assim, é possível consultar um panorama do negócio sempre que for necessário.

6. Monitoramento facilitado

Um bom software deve ser intuitivo e de fácil uso. Dessa forma, perde-se menos tempo tentando encontrar o local certo para inserir cada informação. Ao mesmo tempo, ele deve ter um monitoramento facilitado, para que a consulta aos dados possa ser feita sempre de maneira ágil.

Com a adoção de um sistema de gestão, o empresário monitora sua empresa sempre que quiser e de onde estiver. Isso porque a ferramenta permite inclusive o acesso remoto aos arquivos, oferecendo o que há de mais avançando em termos de segurança e criptografia de dados.

7. Aumento do lucro

Uma companhia que otimiza seus processos amplia exponencialmente os lucros obtidos — por isso, o uso de um software de gestão deve ser sempre considerado. A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas indicou que, em 2017, 44% das empresas planejavam investir na atualização dos sistemas gerenciais ou na melhoria de processos.

O mais interessante é que os softwares de gestão são acessíveis para qualquer tipo de organização atualmente, não importando qual tamanho ela tenha ou quantos funcionários apresente em seu quadro. Ou seja: investir em um bom sistema é sinônimo de retorno certo, independentemente do tamanho do seu empreendimento.

Como podemos observar até aqui, a implementação de ferramentas tecnológicas no ambiente empresarial não só auxilia na gestão do negócio, mas também amplia seus lucros e ajuda nas tomadas de decisões em prol do crescimento da organização.

No Brasil, há um significativo avanço na produção do software de gestão empresarial, que auxilia na melhora da qualidade, na redução de custos e no ganho de eficácia quanto à gestão corporativa.

O uso de ferramentas SAP inclusive aceleram o retorno dos investimentos das empresas. Quer saber mais? Acesse o site da Uppertools e conheça os recursos tecnológicos de uma das empresas que é referência no setor. Bons negócios!