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Por que o controle de qualidade é indispensável para a criação de produtos e serviços?

Gestão de qualidade ISO 9001 faz parte deste processo

O controle de qualidade faz parte dos processos de fabricação de produtos e serviços, independentemente do segmento, e está relacionado ao cumprimento de requisitos fundamentais, pois interferem diretamente na satisfação do cliente que, hoje, já é analisada desde o início da venda.

Isso porque os consumidores têm o direito de exigir que o item ou serviço comprado esteja de acordo com as especificações técnicas informadas. Estas especificações são garantidas pelo controle de qualidade – que é feito internamente – por meio de um processo unificado, ou seja, com padrão e requisitos pré-estabelecidos a serem seguidos.

Todo controle de qualidade é implementado por meio de medidas estatísticas e o acompanhamento contínuo de cada etapa do processo de produção por um profissional de consultoria. Acompanhar os equipamentos utilizados é fundamental, do início ao fim da criação.

O controle de qualidade é visto com mais frequência na indústria, mas, também pode ser utilizado em serviços, já que o prometido deve ser entregue ao cliente da mesma forma. Mas, como todo esse processo é controlado? Na avaliação final, pensada pela empresa para que o cliente possa responder, e, também, no decorrer do processo de compra.

Por meio de ações estratégicas, a experiência do cliente já pode ser acompanhada desde o início das interações. Assim, a organização não corre o risco de perder o cliente sem mesmo saber como foi o seu caminho percorrido.

 

Qual a relação do controle de qualidade com a ISO 9001?

A ISO 9001 consiste em uma série de padrões internacionais, que têm como objetivo estabelecer requisitos e recomendações de como as operações de gerenciamento devem ser conduzidas em uma empresa, fornecendo assim um controle de qualidade adequado ao produto ou serviço.

De acordo com a ISO 9001, “ao estabelecer padrões para as empresas seguirem – nos quais o consumidor está ciente – e garantindo que esses padrões nunca sejam desviados, a qualidade é alcançada.”

 

Principais tendências e desafios da indústria de transformação

As novas tecnologias já fazem parte de diversos setores e, na indústria, não é diferente. O conceito de Indústria do Futuro está relacionado exatamente a essas novas tecnologias que têm o potencial de transformar a manufatura. As principais novas ferramentas são Inteligência Artificial (IA), Análise de Dados, 5G, Internet das Coisas (IoT) e Automação.

Esse conceito não elimina a necessidade das pessoas e muito menos o controle de qualidade que passa a ser ainda mais exigido pelos clientes que, diante de tantas mudanças no mercado de diversos setores, tornaram-se mais próximos das marcas com as quais eles realmente se importam, ou seja, que fazem a diferença na vida das pessoas.

 

Como fazer a gestão de qualidade de produtos e serviços

As normas de gestão, assim como a ISO 9001, contribuem para que a organização tenha uma gestão leve e alinhada com seus propósitos – diferente do burocrático, como ainda pode ser a visão de muitas organizações. 

Segundo a consultora de gestão na Valiante Consultoria, Ariane Valiante, estar de acordo com uma norma de gestão significa estar pronto para implementar normas que foram estudadas durante muito tempo para uma gestão de qualidade. “É preciso olhar para toda a comunidade envolvida para mapear as ações de implementação.” 

A profissional explica que alguns pontos estratégicos podem ser abordados para uma gestão de qualidade eficiente. São eles:

 

  • É importante que a direção da empresa compre a ideia: os diretores precisam entender o valor do trabalho de gestão de produtos e serviços. É uma decisão estratégica.

 

  • Ter o envolvimento das pessoas como co-criadores do sistema de gestão: um processo de gestão de qualidade conta com a participação de um grupo de profissionais, sendo fundamental que todos participem do processo e da estratégia. Assim, nada se torna obrigatório, mas sim, parte do que já foi entendido.

 

  • A partir de 2015, algumas normas foram revisadas: trazendo o conceito de gestão de crise, o olhar para o sistema de gestão passou a ser mais atento aos possíveis acontecimentos. É preciso analisar o cenário de forma histórica, econômica, geográfica e financeira, para diagnosticar possíveis riscos nessas áreas e, então, traçar, para cada análise, uma ação estratégica.

 

  • Apurar a percepção em relação à satisfação do cliente: é preciso entender se o cliente está satisfeito durante o processo e não somente ao final da compra (pós-venda). Cuidar do cliente do início ao fim passou a ser uma preocupação da gestão de qualidade, uma vez que, com o passar dos anos, os clientes passaram a estar mais atentos aos detalhes.

 

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