Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Por que materiais avançados são importantes para a indústria?

Os materiais avançados atuam como uma base para a inovação em diversos setores da indústria, como manufatura, energia, saúde, entre outros. Eles são cruciais para ajudar empresas a obter competitividade sustentável em um mercado em contínua mudança.

Eles estão no centro das inovações tecnológicas necessárias para alcançar uma sociedade socioeconômica sustentável. E, durante a pandemia do coronavírus, foram essenciais para a recuperação da economia

Os materiais avançados são importantes porque contêm propriedades superiores aos tradicionais, incluindo maior tenacidade, dureza, durabilidade e elasticidade.

O que são materiais avançados

De acordo com o decreto que institui a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação de Materiais Avançados, trata-se de materiais que possuem propriedades novas ou aprimoradas que melhoram o desempenho de produtos, soluções e processos inovadores de elevado valor tecnológico, econômico, social e ambiental. 

Os materiais avançados, portanto, são aqueles capazes de aumentar o desempenho, a durabilidade, agregar valor ou introduzir novas funcionalidades em produtos e processos tradicionais.

No entanto, é importante ressaltar que não existem “materiais antigos”, mas apenas técnicas, processos e equipamentos industriais obsoletos. Todo item tradicional pode se tornar avançado por meio da adoção de desenvolvimento de modelagem e fabricação inovadoras que permitem aprimorá-los.

Em linhas gerais, os materiais avançados podem ser definidos como qualquer elemento novo ou significativamente melhorado, que ofereça uma vantagem distinta no desempenho físico ou funcional quando comparado aos convencionais.

Devido ao avanço da transformação digital, o uso de materiais avançados tornou-se uma tendência emergente, com capacidade de potencializar os processos de produção da indústria no mundo todo e em diferentes segmentos. 

Quais setores da indústria utilizam materiais avançados?

As novas demandas da indústria levaram ao desenvolvimento de uma vasta rede de fornecedores de materiais semicondutores, condutores e fotossensíveis, como cristais de vários tipos, produtos químicos de alta pureza, novas cerâmicas e resinas. 

A evolução tecnológica e a transformação digital proporcionaram novos métodos de repensar os materiais da indústria. Hoje, especialistas preveem que o mercado de materiais avançados atinja mais de 2 trilhões de dólares até 2025.

No Brasil e no mundo, eles podem ser aplicados a uma variedade de setores industriais, como: 

  • Saúde, farmacêutico e médico-odontológico. 
  • Indústria química. 
  • Aeroespacial, automotivo e automobilístico.
  • Energia, eletrônica e produção de baterias.
  • Tecelagem tradicional e 3D.
  • Alimentício e de tratamento de águas.
  • Indústria do plástico e de reciclagem.
  • Setores de petróleo, gás e energia nuclear.
  • Defesa nacional e segurança pública.
  • Meio ambiente.
  • Bens de consumo

Eles também podem ser utilizados em engenharia, incluindo controle de forma, coleta de energia, controle de vibração e monitoramento de integridade estrutural.

De fato, o desenvolvimento de materiais avançados eleva a disponibilidade e velocidade das empresas fazerem negócios, como também contribui para o surgimento de novos desafios aos pesquisadores. 

Veja alguns exemplos de materiais avançados:  

Semicondutores – que possuem características intermediárias aos condutores e isolantes na área de eletrônica.

Biomateriais – projetados para substituir partes do corpo humano e permitir a recuperação de funções biológicas afetadas por doenças ou acidentes.

Materiais inteligentes – que identificam o ambiente e mudam suas características, como forma, posição, frequência etc.

Nanomateriais – com dimensão de até 10 polegadas, eles podem mudar suas propriedades, conforme as partículas se aproximam de dimensões atômicas.

Além desses, que são os principais, temos diversos outros materiais avançados, aplicados em diferentes áreas da indústria. Confira: 

  • Materiais verdes (renovados).
  • Materiais energéticos.
  • Materiais ferroelétricos.
  • Materiais magnéticos.
  • Metamateriais.
  • Materiais compostos.
  • Nanotecnologia.
  • Materiais ópticos.
  • Metais, cerâmicas e polímeros. 
  • Nanofibras de celulose.
  • Supercondutores.

Os benefícios dos materiais avançados e da transformação digital para a indústria do futuro

A indústria do futuro abrange a troca de processos manuais – lentos e burocráticos – por sistemas, softwares e máquinas otimizados e autônomos. Basicamente, consiste em domínios tecnológicos com o potencial de transformar os setores de manufatura, comunicação, saúde, transporte e muito mais.

Nesta direção, os materiais avançados tornam-se cruciais para elevar os processos e tornar toda produção mais inteligente e adequada às diretrizes determinadas pela transformação digital.  

Eles permitem que as empresas tenham uma infraestrutura de computação mais rápida e confiável, habilitada por novas arquiteturas, além de vantagens competitivas para o setor produtivo, o aprimoramento da pesquisa aplicada e o bem-estar da sociedade. 

Os principais benefícios dos materiais avançados são a redução de custos e o aumento da rentabilidade, pois eles são mais fortes, leves e duráveis. Ou seja, assim como a nanotecnologia, eles podem mudar características de materiais existentes. 

Sendo assim, os materiais avançados são essenciais para aplicar a inovação e elevar os resultados. Entretanto, administrar e gerenciar tudo isso em uma empresa exige muito mais do que somente o desejo de ser uma indústria do futuro. 

A importância de contar com um sistema ERP 

Os sistemas integrados de gestão (ERP) são usados para gerenciar as funções de negócios das empresas e capazes de armazenar todos os dados inseridos em um único banco de dados, permitindo que todos os departamentos trabalhem com as mesmas informações. 

Com a necessidade de inovação, as empresas que utilizam ou pretendem usar ainda mais os materiais avançados precisam ter seus conjuntos de informações bem organizados para evitar gargalos em sua operação e automatizar seus processos. 

O Sap Business One (SAP B1) é a ferramenta ideal para as organizações que abastecem as indústrias, pois fornece uma análise de dados em tempo real, que possibilita estimar, planejar e responder a quaisquer mudanças no mercado.

A ferramenta simplifica os processos de negócios e gera automação, garantindo que todos os dados estejam disponíveis, sempre que necessário, em um local centralizado com visibilidade completa de todos os processos e funcionalidades.

Como a Uppertools pode ajudar a sua empresa

A Uppertools é especialista em soluções ERP de alta qualidade e conta com profissionais capacitados para entender e auxiliar todas as demandas das indústrias. Somos parceiros da SAP no Brasil e nosso time de especialistas está pronto para entender e solucionar qualquer desafio para a melhor gestão das empresas.

Entre em contato conosco e garanta o auxílio que uma solução integrada pode oferecer a sua empresa e fazer com que os resultados positivos sejam colhidos com ainda mais frequência, inteligência e agilidade neste novo cenário.

Conheça mais sobre a Uppertools.