Por que capacitar a sua equipe é fundamental

Como o ERP pode auxiliar na redução de custos?
19 de janeiro de 2016
Hiperconectividade: como ela ainda vai transformar os negócios
10 de março de 2016

O grande potencial da sua empresa está nos recursos humanos que ela possui. A criatividade dos seus colaboradores na hora de trazer novas ideias é essencial e por isso você deve capacitar a sua equipe constantemente. Treinamentos ou capacitações servem justamente para alimentar o desenvolvimento intelectual dos seus funcionários.

Quando for implantar um novo projeto, é fundamental que todas as pessoas do time tenham não só o mesmo comprometimento, como estejam igualmente aptas a desenvolver as funções necessárias. Por isso, capacitar e treinar os funcionários é requisito para o sucesso de qualquer projeto, sendo um investimento que visa garantir o sucesso do programa.

Essas capacitações são essenciais também na área de TI. De acordo com o IDC, um time bem treinado reduz o custo a médio prazo e também o risco nas novas iniciativas. A sua empresa deve encarar a capacitação de talentos como um investimento que pode significar redução de custos. Para isso, vamos demonstrar dois pontos importantes na hora de considerar a capacitação do seu time.

Capacitando a sua equipe de TI

Ao buscar formas de reduzir os riscos em novos projetos e torná-los mais rentáveis, você se depara com soluções que envolvem práticas de gestão mais funcionais, contratação de profissionais mais experientes e qualificados e até mesmo seleção de tecnologias mais adequadas.

Mas ao falar de projetos de sucesso devemos considerar dois fatores importantes sobre os membros da equipe que estão envolvidos no projeto:

1 – Ter um programa de formação adequada

As equipes que são treinadas tendem a se concentrar mais em valores agregados, como por exemplo: atividades de planejamento, reestruturação e infraestrutura. A diferença entre um projeto mal-sucedido e um que atingiu o seu objetivo está também nas horas dedicadas ao treinamento oferecido aos funcionários.

2 – Avaliação das habilidades dos membros da equipe

O objetivo é que todos os envolvidos recebam uma capacitação adequada, e caso não recebam, que tenham certificados exigidos para a iniciativa. Portanto antes de traçar um programa de treinamento ou capacitação da sua equipe, você deve ter em mente os seguintes aspectos:

  • Avaliar como está o nível de competência da equipe atualmente, fazendo um levantamento da formação e competências de todos os envolvidos para então determinar quais técnicas que faltam para o time;

  • Orçamento: dados do IDC indicam que projetos que destinam mais de 6% do orçamento para a capacitação dos membros da equipe são mais bem sucedidos do que os que investem menos de 3%;

  • Levar em consideração que o tempo dedicado ao treinamento não é uma perda, mas é preciso planejar quantas horas serão gastas em cada tema para que sejam suficientes para garantir o aprendizado da equipe.

A capacitação, especialmente do time de TI, é fundamental para garantir a qualidade e o bom desempenho dos seus projetos. Se a sua equipe não possui as competências específicas para desempenhar determinadas funções, isso pode atrasar a adoção de novas tecnologias na sua empresa.

Avaliando as capacitações

Os gestores de TI são fundamentais nesse processo, pois contribuem para a boa gestão das etapas da capacitação e são os responsáveis por avaliar se o programa de treinamento está adequado para o que a empresa necessita.

É interessante incluir uma revisão de situações práticas, com o intuito de avaliar se os métodos e tecnologias usadas trazem resultados que vem ao encontro dos objetivos da empresa e se estão de fato implicando em redução de custos e riscos.

A atividade de capacitar a sua equipe de TI deve ser contínua, para garantir que as pessoas saibam como usar a tecnologia, e tenham habilidades para executar as atividades atribuídas, contribuindo para o crescimento da qualidade dos serviços oferecidos pela sua empresa.

Pronto para investir na capacitação do seu time? Descubra quatro aspectos importantes do treinamento para o uso do ERP.