Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Por que a metodologia ágil em gestão de pessoas é uma boa ideia?

A metodologia ágil, inicialmente voltada para a área da tecnologia, foi adaptada para Gestão de Pessoas a fim de transformar culturas organizacionais trazendo em si uma mentalidade de aprendizado e crescimento contínuo.

Sua filosofia tem como intuito desenvolver aspectos culturais focados na colaboração de equipes para alavancar o atendimento aos clientes internos e externos a partir do equilíbrio de três elementos: pessoas, processos ágeis de gestão e tecnologia.

Prioriza-se aquilo que, de fato, alavanca o negócio, ao invés de manter os colaboradores trabalhando simultaneamente em diversas atividades que não são relacionadas às necessidades dos clientes e as estratégias da empresa.

Algumas das prioridades da gestão ágil, são:

  • Interação entre colaboradores antes de processo e ferramentas;
  • A satisfação do cliente (interno e externo) antes de focar em regras de negócio;
  • Equipes ágeis e, acima de tudo, motivadas ao invés de equipes com demandas extremamente controladas e dependentes de seus superiores;
  • Entregas efetivas antes de projetos extremamente detalhados;
  • Comunicação ativa entre todos os ainda que sejam responsáveis por assuntos distintos;

Além dessas prioridades básicas, a metodologia ágil defende que projetos devam ser desenvolvidos e executados por pessoas com competências complementares, independente da tecnologia utilizada.

Sendo assim, faz-se necessário reconhecer em todas as etapas, as habilidades e competências de cada indivíduo.

A satisfação dos colaboradores é a base para os resultados financeiros que sua empresa prospecta hoje. 

Para implementar a gestão ágil e manter a sinergia entre todas as equipes da sua empresa, na maior parte dos casos, será preciso fomentar uma mudança na cultura organizacional, do contrário, o espírito de colaboração e foco em resultados se perderiam assim que a implementação da metodologia deixasse de ser novidade.

Ferramentas que auxiliam a Gestão de Pessoas

Dentro dessa metodologia, algumas ferramentas se destacam desde sua idealização, como o Scrum, Kanban, Lean e PDCA.

Elas proporcionam um modelo de melhoria contínua para seus projetos, reduzindo desperdícios e retrabalhos. Por estar em alta no mercado de trabalho, outras ferramentas foram surgindo com o tempo, se adaptando à atualidade e à Gestão de Pessoas.

É claro, nada disso significa que seguir a metodologias de gestão ágil literalmente trará resultados efetivos.

Afinal, além das equipes ágeis e das ferramentas corretas para gestão das demandas a cultura da empresa terá um impacto significativo na efetividade dos resultados.

Sendo assim é importante adaptar as ferramentas disponíveis para o contexto de seu negócio e estrutura de sua organização.

Faça um teste, implemente a metodologia ágil no departamento de Gestão de Pessoas da sua empresa, escolha as ferramentas certas para te dar suporte, e finalmente transforme seu RH em um protagonista!