Atualmente existem mais celulares que pessoas no mundo. Nesta nova era hiperconectada, as expectativas mudaram e se tornaram mais complexas. A maior acessibilidade a tecnologias como nuvem, redes sociais e Big Data está ajudando os negócios a responderem às novas demandas.
Segundo pesquisa realizada pela Oxford Economics intitulada PMEs: Equipadas para competir, 64% das pequenas e médias empresas apostam na transformação para se tornarem mais competitivas. O elemento chave desta mudança são as tecnologias disruptivas.
O desafio é aprender a tirar o melhor proveito da grande quantidade de dados gerados. Para atribuir sentido a todas essas informações e obter insights, a tendência entre as PMEs de todo o mundo é padronizar processos em uma plataforma única, aumentando a visibilidade e permitindo a avaliação rápida e precisa através de analíticas integradas.
Os benefícios são evidentes: engajamento contínuo, maior capacidade de resposta, e um serviço personalizado. Estes diferenciais estão permitindo que empresas emergentes respondam de maneira muitas vezes melhor e mais rápida que suas concorrentes maiores, o que aumenta suas oportunidades de sucesso, inclusive no mercado global.
O estudo mencionado mostra que as PMEs estão se preparando para um crescimento tanto local como internacional, e para competir em ambos espaços: 68% está enfocada em ingressar a novos territórios ao redor do mundo.
A tecnologia é essencial para apoiar as empresas que consideram expandir sua atuação para além das fronteiras. Os softwares de gestão empresarial se tornaram uma ferramenta acessível aos pequenos e médios empreendimentos e são aliados no objetivo de atender de forma eficaz às necessidades de um consumidor cada vez mais global.
Fonte: http://blogs.sap.com/brazil/pmes/pmes-em-direcao-ao-mercado-global-2669